31 maio 2022

[Resenha] A Pequena Ilha da Escócia - Jenny Colgan


Flora MacKenzie tem certeza de que ter fugido de Mure, a pacata ilha escocesa onde cresceu, para a cidade grande foi uma escolha certeira.Afinal, em Mure todo mundo a conhece desde que ela se entende por gente, e ninguém a deixaria esquecer o passado. Em Londres, ela pode ser anônima, ambiciosa e se entregar à paixão sem futuro pelo seu chefe bonitão, o advogado Joel.

Mas quando um novo cliente do escritório exige a presença de Flora em Mure, ela é obrigada a conviver de novo com seus irmãos (todos fortes, rústicos e aparentemente incapazes de executar tarefas domésticas básicas) e seu pai.

Nessa volta forçada às raízes, Flora descobre um amor pela culinária que dá um novo sentido à sua vida. Logo fica claro que, para escrever sua história do jeito que quer, ela terá que aprender a perdoar os erros que já cometeu.


 Livro: A Pequena Ilha da Escócia  |Coleção: Romances de hoje ||Autor: Jenny Colgan
Ano: 2022||  Editora: Arqueiro|| Gênero: Romance Contemporâneos, Chicklit
Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Lud

Skoob || Compre || Editora
Resenhas dos livros da Jenny : Aqui
Resenhas da Coleção Romances de Hoje: Aqui



Vamos para mais um livrinho da Jenny aqui no Brasil. Esse é o quinto livro da autora pela coleção Romances de Hoje.

Nesse livro vamos conhecer a Flora, que é assistente jurídica em uma firma muito prestigiada de Londres. Apesar do apartamento minúsculo e dividido com outras pessoas, Flora se mantém feliz pelo que conseguiu alcançar na vida. Muito mais do que se ficasse na cidadezinha onde cresceu, e onde o pai e os irmãos ainda vivem. Mas, então, sua vida vira de cabeça para baixo quando é chamada à sala do seu chefe para uma reunião com um cliente muito importante. 

O que Flora não poderia imaginar era ter que voltar para a cidade de onde saiu sem olhar para trás, ainda mais com seu chefe, por quem ela mantém uma paixão secreta. 


Antes de mais nada, vamos falar que a carta de abertura da autora foi muito fofa, e você já começa o livro com uma outra visão. 

Como em todos os livros da Jenny temos uma ambientação muito completa da onde se passa a história. Eu já queria ir para a Escócia antes, e depois desse livro, já estou juntando as moedinhas. Além da descrição do cenário deslumbrante, e que é bem peculiar, temos a imersão em várias tradições escocesas e muita comida gostosa. E um bônus para os leitores, é o final com as receitas para nos aventurarmos na cozinha.  

Falar dos personagens é difícil porque temos uma cidade inteira para comentar. A história não apenas acompanha a evolução da Flora, mas também acompanha os irmãos e o pai. Além de alguns personagens de fora, como o Joel e outros. E eu sempre adoro essa abertura nos livros da Jenny, você se sente parte da cidadezinha e conhece a vida de todo mundo. 

A Flora foi uma personagem que não me cativou tanto como as dos outros livros. Mas mesmo assim, eu adorei acompanhar a jornada dela. Foi bom ver como ela se reconecta com a família, e observá-los desfazer anos de mal-entendidos entre eles. A construção da família foi muito real, temos um pouco de tudo: implicância besta, provocações, ela gostava mais de você do que de mim, mas, no final, há muito amor envolvido. 

O Plot do Joel foi igualmente cativante, eu acho que me prendeu ainda mais do que a da Flora. Ele tem um passado complicado que reflete em como ele é hoje, e a Flora tem um impacto gigantesco na pequena bolha segura em que ele estava vivendo. 

Mais uma vez, como em todos os livros dessa coleção, o romance não é o foco aqui, mas é a jornada que é o mais importante. E sim, temos um romance (mais que um), mas ele não é o foco da narração. 

A Pequena Ilha da Escócia é mais um daqueles livros onde é delicioso acompanhar o cotidiano dos personagems e a história que está por trás de cada um deles.  E todos os eventos - românticos ou não - deixam um ensinamento e um quentinho no coração. 

Compartilhe!

Postar um comentário





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei