08 setembro 2021

Me diz aí #06: Você sabe quais são as partes de um livro?


Qualquer pessoa minimamente ligada a livros, já parou para apreciar a beleza deles! 
E foi assim que aos poucos fui descobrindo que todas as partes tem nomes específicos...Vocês sabem quais são eles?

Para começar vamos falar de:

 C A P A

Ela pode ser brochura, capa dura, capa flexível (a capa que é meio termo, mais dura que brochura e mais mole que uma capa dura). O acabamento pode ter mais variedades do que imaginamos, mas os mais comuns são: Soft touch ( toque aveludado), Fosca, Brilhante, com Hot Stamp ( aqueles detalhes metalizados em parte da capa), auto relevo, baixo relevo, cantos arrendados...

Qual é a ed. com a capa mais bonita da sua estante ?


Folha de guarda, você sabe o que é?

A folha de guarda serve para juntar a capa ao corpo ( páginas) do livro. A folha de guarda pode ter uma cor sólida ou ser estampada de acordo com o projeto gráfico do livro. A gramatura utilizada no papel da folha de guarda é sempre um papel mais grosso. Essas folhas de guarda são todas dos livros de edição bolso de luxo da @editorazahar e a estampa tem relação com as histórias. Geralmente as folhas de guarda mais trabalhadas estão presentes em livros de capa dura.

Você consegue adivinhar o título do livro pela folha de guarda?

Corte:  As margens das folhas que constituem o miolo. O corte é composto pela lateral e pelas partes ( superior e inferior do livro). A maioria dos livros tem seus cortes na cor "natural" das páginas, mas em ed. com projeto gráfico mais trabalhado o corte pode conter: cores sólidas, gradiente de cores, imagens, e até palavras....
A imaginação não tem limites! O acabamento do corte em sua maior parte é refilado ( quando as páginas tem o mesmo tamanho e um padrão mais "liso") mas existem edições que as folhas tem uma mini variação de tamanho, o que confere um ar mais rústico ao livro; ainda falando de corte o que pode fazer a ed. ser diferente é se o corte é rente a capa ou a capa é um pouco maior que o corte .

Qual são os detalhes que você mais curte?



L O M B A D A S .... A parte que dá sustentação ao livro. 

A lombada pode ser reta, levemente curvada, pode levar apenas o titulo do livro, pode ter as costuras aparente (ou só ilustrar como seria). Algumas lombadas não aguentam o manuseio do livro ou tem pouco espaço entre a cola, linha e capa, podendo aparentar rachaduras e em casos mais graves até soltar-se das folhas 😰 Minha primeira coleção de HP é de quando eu era criança e as lombadas coitadas estão todas surradas, "quebradas" ... Eu particularmente gosto das levemente arredondadas, pois elas me dão a sensação de serem mais reforçadas.





Sobrecapa ou Jacket? 

Continuando o partes do livro chegamos a um acessório da capa! 
 Utilizado pela primeira vez no século XIX. O seu principal objetivo era proteger a capa dos livros de possíveis riscos e do pó e eram feitos de cabedal fino, linho, seda ou outros materiais mais dispendiosos.

Atualmente as sobrecapas servem o mesmo propósito mas são geralmente usados para atraírem o leitor através da sua qualidade gráfica e, por conseguinte, aumentar as vendas.

Utilizados em livros de capa dura, as sobrecapas são normalmente feitas de papel ou plástico (ou papel revestido a plástico) cujas pontas (‘orelhas’) são dobradas para dentro da capa do livro.

Em geral as sobrecapas são peças que trazem mais informações às capas mais minimalistas e a maioria dos livros que tem esse "acessório" são livros hardcover - capa dura.



C I N T A: É um pequeno pedaço de papel . A cinta não ocupa toda a área da capa, as vezes vem sobreposta a capa com informações extras ou ainda pode vir sobreposta a jacket. Esse detalhe nós chamamos de cinta, mas poderia ser chamado de "o que não coube na capa 😅"

E ai o que vocês acham de tanta informação assim ?

O R E L H A :  As orelhas são dobras da primeira capa e da quarta capa (ou contracapa) presentes nos livros de capa mole. Em geral, trazem um pequeno texto sobre ela, as vezes sobre o autor com uma fotinha, ou mesmo opiniões de outras pessoas sobre a obra.

M I O L O : Por ultimo e não menos importante o miolo; o miolo é o conjunto de páginas onde nossas preciosas histórias se encontram, a qualidade do miolo está intrinsecamente relacionada a qualidade do papel onde será impressa a história e ao tipo de papel. O papel mais amado pelos leitores no Brasil , arrisco dizer que é o papel Pólen que tem uma cor mais amarelada (o que confere mais conforto durante a leitura), não sei vocês, mas eu quero morrer quando a edição que é linda vem com o miolo em paginas brancas.

Depois de tanta informação fiquei até com vontade de comprar um livro novo , rs!



Compartilhe!

Postar um comentário





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei