12 outubro 2021

[Resenha] O carteiro chegou - Janet & allan Ahlberg

Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes - especialmente em caso de Lobo Mau - ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.


Livro:  O carteiro chegou|| Autores: Janet & Allan Ahlberg
Ano: 2007||  Editora: Companhia  das Letrinhas|| Gênero: Infantil
Tradução: Eduardo Brandão||Classificação:   5 estrelas || Resenhista: Sheila

Esse livro é um dos mais fantásticos que vi em termos de execução do livro em si e da estrutura dele para as crianças.

Nele um carteio vai entregando cartas para os moradores de diversas histórias infantis, mas o mais incrível é que o livro traz de fato as cartas, seus bilhetinhos, envelopes e um mundo de coisinhas e detalhes que fazem as crianças se encantarem, e os adultos também, olha eu aqui apaixonada.

O interessante aqui é que cada carta entregue realmente é um envelope que contém a carta assim a criança pode retirar, ler e manipular.

As cartas são entregues:
- na casa dos 3 ursos, que recebem uma carta com pedidos de desculpas da cachinho dourados por ter usado sua casa.
- depois na casa bruxa de João e Maria, que recebe um engraçadíssimo panfleto de uma loja chamada Empório da Bruxaria com ofertas para lá de bruxescas,
- segue para a casa de Sr. Gigante do pé de feijão que recebe um postal pequenininho do tamanho de João,
- continua indo até a casa da Cinderela e entrega para ela um livrinho com a sua historinha dentro da carta e realmente é possível ler a historinha completa,
- chega a casa da Vovó para entregar uma carta para o Lobo Mau, que recebe uma carta de intimação dos advogados da Vovó e Chapeuzinho, pedindo para ele parar de usar as roupas e a casa da vovó e,
- por último chega a casa de Cachinhos Dourados que recebe um cartão de aniversário da Chapeuzinho.



No final da historinha, o carteiro é convidado para participar da festa de cachinhos, a última casa que ele entregou a carta do dia para sinalizar que no dia seguinte, ele fará mais entregas de novo.

Aqui agora eu falo com mamães, papais, titias, avós, para você adulto que se importa com crianças, o valor didático é imenso desse livro, nunca mais minha filha esqueceu aonde vai o destinatário e o remetente das cartas, aprendeu a ver que as histórias podem evoluir e que seus personagens podem interagir, além de estimular a criança a relembrar outros contos infantis.

Foi um dos nossos livros favoritos e lemos dos 3 anos em ritmo bem lento até os 9 anos bem felizes e por isso, o guardamos até hoje e e ele está no Nosso TOP 10 de livros infantis!

Compartilhe!

Postar um comentário





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei