07 julho 2020

[Resenha] Coraline - Neil Gaiman


Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava.



 Livro:  Coraline||  Ilustrador: Chris Riddell ||Autor: Neil Gaiman
Ano: 2020||  Editora: Intrínseca|| Gênero: Infanto Juvenil
Tradução: Bruna Beber||Classificação:   5 estrelas || Resenhista: Karina

Skoob || Compre || Editora

A resenha de hoje me deixa hiper empolgada, porque além de ser o livro de um autor que eu adoro, a edição está maravilhosa. A editora Intrínseca é a casa de várias obras do Neil Gaiman e a alguns anos, o livro que sempre me dá a sensação de coração quentinho estava esgotada (antigamente publicado pela Rocco).

Alguma coisa tinha que ser boa em 2020, né? Eis que enfim temos a republicação de "Coraline" que chega no catálogo da intrínseca numa edição novinha, capa dura, nova tradução e com ilustrações do Chris Riddell; para quem ainda não conhece a escrita do Neil Gaiman esse livro é um ótimo começo para se apaixonar pelas obras dele.





Por mais surpreendente que seja, ainda há muita gente sem saber sobre a história da garotinha com botões nos olhos. Neil que tem diversos livros publicados e que transita por gêneros, faixas etárias e linguagens com maestria, entrega em "Coraline" uma história para crianças e para adultos; nas palavras do próprio autor essa é: “uma história de aventura para crianças que causa arrepios nos adultos. ”

Meu primeiro contato com o mundo criado pelo Gaiman foi através da animação “Coraline e o Mundo Secreto”, depois de ver o filme repetidas vezes descobri que existia o livro.
Coraline despertou com o radiante sol da manhã batendo em seu rosto. Por um instante sentiu-se deslocada. Não sabia onde estava, nem tinha muita certeza de quem era. É assombroso que aquilo que somos feitos esteja tão ligado á cama onde acordamos pela manhã, e o mais assustador é a fragilidade disso. 


A história da Coraline se passa num casarão que foi transformado em 3 apartamentos, com um jardim descuidado e muitos cômodos estranhos. Coraline se mudou para um desses apartamentos com seus pais, mas como eles estão sempre ocupados, a garota está sempre explorando a casa e aos arredores. 

No apartamento de baixo mora duas senhoras (que são irmãs) e criam vários cachorros e leem a sorte da Coraline na xícara de chá; enquanto no apartamento de cima mora um velho que já foi acrobata, cujo o sonho é montar um circo com um espetáculo de ratos [vizinhos mais excêntricos impossíveis]!

Numa manhã de muito tédio, a mãe de Coraline vai ao supermercado e a garota vai explorar a casa, é aí que Coraline encontra uma porta que a leva a um mundo paralelo em que muito se assemelha com onde ela mora, porém, nesse mundo tudo parece mais interessante. Nesse mundo há uma versão de outra mãe e outro pai que são atenciosos, divertidos, mas que tem botões no lugar dos olhos! Nesse outro mundo, Coraline pode ter tudo o que quiser desde que deixe sua outra mãe costurar botões no lugar de seus olhos.

– Você realmente não entende, não é? – disse. – Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que se deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido.

É aí que coisas estranhas começam a acontecer, quando Coraline se recusa a costurar botões nos olhos e volta ao “mundo real” descobre que seus pais estão desaparecidos; determinada a encontrar os pais e voltar a sua vida normal, Coraline enfrenta uma aventura cheia de reviravoltas.



Neil Gaiman escreve um infanto-juvenil voltado para crianças e encanta pelo fato de que mesmo com um texto simples e direto, a história é inteligente. No mundo paralelo, Coraline conta com a ajuda de um gato que fala e é responsável pelos pensamentos sarcásticos e falas sutis que encantaram os adultos.

Na introdução dessa edição assinada pelo próprio autor descobrimos que essa foi uma história começada para a filha mais velha (Holly)de Neil Gaiman enquanto ele morava na Inglaterra e finalizada para a filha mais nova (Maddy) quando se mudaram para os Estados Unidos, mesmo com uma pausa longa durante a escrita, a leitura flui de uma forma incrível; O filme fez muito sucesso e apesar de ter pequenas diferenças do livro são obras que não podem se deixar passar!

O autor ainda conta curiosidades de como chegou ao título; lançado pela primeira vez em 2002. O livro foi vencedor dos prêmios Hugo e Nebula Award de melhor novela em 2002 e o Bram Stoker Award de melhor trabalho de novos escritores de 2002.


Compartilhe!

5 comentários :

  1. Karina!
    Já tive oportunidade de asistir a animação gráfica e acredito que o livro seja mais emociante e descritivo.
    É difícil ver um thriller infanto juvenil e bem escrito. Causa aquele 'terror' gostoso e podemos acompanhar as aventuras de Coraline.
    cheirinhos]/rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Doida pra ler esse livro gosto muito a escrita do Neil Gaiman, essa edição parece que ficou maravilhosa, lindas ilustrações, curto muito uma história infanto juvenil.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. يجب على أفراد الأسرة اتباع الإجراءات الوقائيّة في العمل والمنزل، بما في ذلك الحرص على تنظيف اليدين إذا كانت الأيدي مُتّسخة، وبعد استخدام الحمام، وقبل الأكل أو تحضير الطعام، وبعد السّعال أو العطاس أو التمخط من الأنف، وبعد ملامسة الحيوانات
    شركة تعقيم منازل بالكويت
    يؤدي انسداد المكثفات في الوحدة الداخلية لمكيف الهواء إلى تسرب المياه بسبب تجمع الطحالب أو الفطريات عليها، وتتسبب هذه المشكلة في رجوع المياه إلى داخل الأنبوب، وقد تتسرب المياه بسبب وجود عطل في مضخة التكثيف، وعندها يتطلب الإصلاح استبدالها بمضخة تكثيف أخرى.
    شركة تنظيف مكيفات بالكويت

    ResponderExcluir
  4. Eu achei esse livro muito bom,gostei demais só um pouco diferente do filme

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei