21 julho 2020

[Coluna] Me diz aí: o que devemos saber sobre a Martins Fontes, o "The Witcher" e a livraria mais gostosa de São Paulo capital

Quem ai está com saudade do Bruxão? Talvez demore muito ainda para a 2º temporada estrear na Netflix então fomos conversar com a "Martins Fontes" que é a casa editorial de "The Witcher" no Brasil.

Para isso, conversamos com a Luciana Veit que trabalha na Editora WMF Martins Fontes há 12 anos,. Hoje ela é editora, mas já trabalhou também na Conrad e na Companhia das Letras.

Para entendermos a companhia como um todo, já que envolve não só a editora, mas também um espaço físico com endereço na avenida paulista, fizemos algumas perguntinhas pra Luciana.

ELB- Qual a relação entre a Editora Martins Fontes e a Livraria Martins fontes na Avenida Paulista ? (Amamos a livraria e é sempre um ponto nosso de encontro com nossos leitores).

LUCIANA- A editora WMF Martins Fontes e a livraria da Paulista (e outra, na rua Dr. Vila Nova) são do mesmo proprietário, nosso diretor, Alexandre Martins Fontes. A WMF surge da Livraria Martins Fontes Editora. Depois que o fundador, Waldir Martins Fontes, faleceu, seus filhos criaram duas editoras independentes. A outra é a Martins Fontes, selo Martins.

ELB - Fantasias são o grande destaque do catálogo mais "comercial" da editora? Quais os top 5 livros do catálogo da editora que deveríamos ficar de olho ?

LUCIANA- A editora tem várias áreas de atuação, um catálogo forte de ciências humanas, mas a fantasia ocupou um lugar importante por editarmos, desde a época da Livraria Martins Fontes Editora, as obras de C.S.Lewis e J.R.R. Tolkien.




Além de livros mais acadêmicos e de fantasia, a WMF Martins Fontes tem um catálogo maravilhoso de infantis, de quadrinhos e também de livros para um público mais amplo, como os títulos de saúde. Vou escolher misturar um pouco as áreas:
  • Carta ao Rei, de Tonke Dragt – que também foi adaptado pela Netflix (publicaram as primeiras fotos na semana passada) 
  • Abelhas, do polonês Piotr Socha 
  • Ensinando a transgredir, da bell hooks 
  • Narrenturm: será lançado no final do ano, primeiro livro da trilogia histórica do Andrzej Sapkowski 
  • Parafusos, um quadrinho de Ellen Forney sobre como é ser uma cartunista bipolar 

ELB- Na loja física da Martins fontes vocês tem um acervo incrível de quadrinhos, aos poucos estamos criando um novo público leitor de quadrinho no blog, quais títulos (da editora ou de outras editoras) vocês indicariam para qualquer leitor que passar pela loja ?

LUCIANA - Da editora, indicaria Kaputt, uma adaptação feita pelo Guazzelli da obra do italiano Curzio Malaparte; Na floresta, uma antologia que lançamos no ano passado, de adaptação de contos de fadas em quadrinhos e ainda A propriedade, da israelense Rutu Modam. Esses títulos são uma ótima introdução, mesmo para quem não é leitor de quadrinhos. Aliás, os quadrinhos podem ser um ótimo começo para criança se interessar pela leitura. Aqui em casa somos fãs da Hilda, lançada pela Companhia das Letrinhas, e do Moomin/Mumin, eu adoraria ter lançado as antologias, que saíram pela A Bolha.


Foto retirada do Instagram da Martins Fontes Paulista

ELB - Os projetos de reedição, material de propaganda (marcadores) são pensados por um setor dentro da editora ou por uma equipe terceirizada? [Amamos o marcadores da editora*]

LUCIANA- São pensados internamente.

*Falando de "The Witcher"


ELB- As edições antigas continuam ser comercializadas ? 

LUCIANA- Sim

ELB- As novas edições para colecionador, trazem diferentes conteúdos além das histórias? 

LUCIANA- Não, o diferencial é o acabamento e o mapa reproduzido nas guardas.

ELB- Há possibilidade de lançamento de materiais promocionais juntos com as novas edições ( ex: pins, marcadores colecionáveis, etc) 

LUCIANA- Estamos produzindo novos marcadores e materiais, mas não serão, em princípio, vendidos nem encartados, são para divulgação.

Considerações do ELB

Eu (kah) aproveitando o cenário lindo da livraria pra atualizar as minhas fotos!

Para quem nos conhece pessoalmente sabe que a maioria dos nosso eventos e encontros são realizados na Martins porque nos sentimos em casa. Caso você seja de fora da cidade de SP e por algum motivo vai passar algumas horas na cidade, não deixe de conhecer a livraria. Com certeza, é um cantinho que todo paulistano e fã de livros ama. 
Fique sempre de olho nas redes sociais da editora e não deixe de aproveitar o saldão de livros que ocorre nos espaço do auditório em datas especificas! Vale muitíssimo a pena, além de que é um espaço lindo para fazer algumas fotos, rs e os marcadores mais lindos você encontra sempre disponível perto dos caixas!




Sobre a Martins fontes: No início da década de 70, dez anos após ter aberto com os irmãos sua primeira livraria, na cidade de Santos, Waldir Martins Fontes mudou-se para São Paulo e inaugurou a Editora Martins Fontes.

Desde o início, o foco da editora foi voltado para a publicação de long-sellers: livros com grande relevância para determinadas áreas do conhecimento, que se manteriam vivos ao longo de muitas gerações. Assim, Waldir Martins Fontes passou décadas editando obras de importância inquestionável nos campos da filosofia, sociologia, filosofia do direito, psicologia e literatura, com o apoio de profissionais que o acompanharam ao longo dessa vida dedicada aos livros, como o editor e amigo Luis Rivera.

O catálogo infantil e juvenil da editora também passava pelo crivo do editor, que demonstrou grande sensibilidade profissional ao trazer para o Brasil livros inesquecíveis, como Onde está Wally?, As crônicas de Nárnia, O Hobbit e Matilda.

Após seu falecimento, Alexandre Martins Fontes – seu filho mais velho – iniciou um novo projeto e fundou a Editora WMF Martins Fontes. A nova empresa seguiu os passos de Waldir Martins Fontes e manteve a filosofia de publicação que sempre foi a marca da editora. Hoje, com mais de 1.500 livros em seu catálogo, a WMF Martins Fontes é uma grande referência no mercado editorial brasileiro e mantém um trabalho sério e cuidadoso em todas as suas edições. A partir de 2014, com o título Ladrão de galinhas, a WMF Martins Fontes passou a lançar obras da editora “Livros da Raposa Vermelha”, uma parceria com a editora catalã “Libros del Zorro Rojo”. FONTE: Site da Editora


Onde encontrá-los: Instagram : Martins fontes Paulista
                                Twitter: Editora WMF
                                Facebook: Editora WMF Martins Fontes


Compartilhe!

3 comentários :

  1. Karina!
    Deve ser lindo o espaço da editora na Av. Paulista, qualquer dia vou conhecer.Achei a entrevista bem interessante, principalmente porque soube de outros títulos da editora que nem sabia que ela editava.
    E como amo marcadores, fiquei contente em ver que serão feitos novamente, mesmo que apenas para divulgação.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Que foda *-* amei a matéria inclusive quero mais resenhas e quem sabe assim... Um clube dos livros das edições novas.
    Eu ia amar!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Nossa, deve ser maravilhoso conhece pessoalmente uma livraria assim, aqui na minha cidade ainda não tem tem livraria, muita saudade do Bruxão! Bjs

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei