10 maio 2020

[Resenha] Dias Gigantes - Vol. 01 - John Allison




Susan, Esther e Daisy começaram a universidade há três semanas e logo se tornaram amigas. Agora, longe de casa pela primeira vez, as três querem se reinventar. Entretanto, diante de garotos com culpa no cartório, “novas experiências”, gripe, mofo misterioso, neo chauvinismo e a voluntariosa intrusão indesejada da “academia”, elas podem se considerar sortudas se sobreviverem a tudo isso. Sair de casa para a faculdade é sempre uma época de crescimento, mas para Esther, Susan e Daisy as coisas vão ficar um pouco mais esquisitas.





Livro:  Dias Gigantes || Série:   Vol. 1 || Autor:  John Allison
Tradutor: Guilherme Miranda||Ilustrador: Lissa Treiman|| Editora: Devir|Ano: 2017 || Assunto: HQ
 Classificação:  4 estrelas || Resenhista: Karina 

Skoob | Compre | Editora
Participe do Top Comentarista de Maio

Ai meu Deus, como é bom sair de uma ressaca literária, e devo isso a três garotas recém saídas do colégio, que não poderiam ser mais diferente entre elas e que estão dividindo o dormitório na faculdade junto com mais um montão de mudanças. 

O Volume 1 de "Dias Gigantes" compreende os 4 primeiros exemplares lançados, a história é roteirizada por uma pessoa e desenhada por outra, o que é bem comum no mundo dos quadrinhos, afinal de contas, criar uma história completa além de desenhar e colorir deve ser um trabalho imensamente difícil. Mas porque eu queria ressaltar isso aqui antes de continuar falando por onde essas meninas vão nos levar? 

Eu queria ressaltar que esse trabalho é um trabalho feito a 4 mãos porque o senso de unidade entre o roteiro e os desenhos é tão grande que você embarca na história desde a primeira página. Sabe aqueles app de celular que transformam pessoas em desenhos? (os bons app ), pois é, cada página que eu olhava as meninas desenhadas eu conseguia imaginá-las como pessoas que seriam minhas amigas e que eu encontrei por aí na faculdade, e isso traz bastante do mundo do quadrinho pra perto da Karina leitora.

Essa imagem ai em cima é a primeira página do HQ, se você voltar lá e ler com atenção a descrição das meninas, com certeza você conseguiria identificá-las no seu dia a dia, então, qual delas seria você? 
No roteiros, os dias são realmente longos e acontecem toneladas de coisas, Esther é acusada de ser a rainha do drama e quer provar que as amigas estão enganadas, Susan precisa lidar com o fato que o Ex misterioso e odiado por ela está na mesma faculdade e no mesmo circulo social que ela, enquanto a Daisy, bom, a Daisy tenta descobrir quem ela é o do que ela gosta.

Em pequenos diálogos são deixados umas referências tipo " O teste de BECHDEL" que me ganha totalmente como leitora porque são a prova de que uma história em quadrinho não é só um amontoado de desenhos; quando bem feitas,  são na verdade, a cerejinha do bolo do mundo da literatura pra mim.

Apesar da história ser apresentada  como série (uma vez que já na capa está volume 1), eu encararia esse volume 1 mais como um compilado de episódios das primeiras semanas das meninas na faculdade, pois ele  não pareceu para mim um arco completo.

Obviamente, o quadrinho foi escrito muito antes (originalmente em 2011) das novas músicas da Dualipa, mas ler essa história ao som de "Don't show up" vai elevar sua experiência, e esse tipo de história é perfeita para criar playlist com nossas músicas favoritas. É sempre divertido, as páginas passam e você nem se dá conta do quanto já quer ser amiga das meninas. 

Apesar de em alguns storyboards eu achar que o corte de cena ou troca pra outra situação seja meio brusco, se você estiver atento aos detalhes, todo plot faz muito sentido e se completa entre si, o que se justifica todas as indicação a prêmios que a HQ coleciona.  
Essa história já foi indicada em 2016 há: 4 Prêmios Harvey (Melhor Série Inédita, Novo Talento Promissor/Lissa Treiman, Melhor Publicação Original para Jovens Leitores e Melhor Série Contínua ou Minissérie) , 2 Prêmios Eisner (Melhor Minissérie e Melhor Escritor/Artista) e em 2018 ao Prêmio Eisner de Melhor Série Contínua.

Compartilhe!

3 comentários :

  1. Karina!
    Acredita que nunca tive uma ressaca literária?
    Mas imagino que uma história tão boa e hilária e super colorida como essa, seria mesmo um livro capaz de tirar qualquer pessoa de uma ressaca literária.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Olá! Amo um HQ e esse parece bem interessante e divertido, já achei a ilustração linda, essa é primeira resenha que vejo dele e agora ele foi pra minha lista de desejados. Bjs

    ResponderExcluir
  3. No momento estou passando por uma ressaca literária, e não é qualquer livro que me prende.
    Não sou muito de ler HQ, mas gostei bastante do tema (acho que é porque estou passando por essa fase haha) e da amizade da meninas, já que já deu para perceber que uma não tem nada a ver com a outra.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei