15 abril 2020

[Resenha] Valente para Sempre - Valente - Vol. 1 - Vitor Cafaggi



"Valente" conta a história de um tímido jovem à procura do amor da sua vida. Mas esta não é a típica história de amor que você vê nos filmes, seriados e novelas. Mais próxima da realidade, ela mostra como diferentes parceiros que encontramos pelo caminho e todas as experiências qeu passamos ao lado deles, influenciam em quem somos e em quem vamos nos tornar.
Sucessos e fracassos, alegrias e decepções, "Valente" é sobre as garotas que encontramos em nossas vidas antes de encontrarmos A garota de nossas vidas.


    Livro:  Valente para Sempre || Série:  Valente - Vol. 1 || Autor:  Vitor Cafaggi
Editora: Panini|Ano: 2011 || Assunto: HQ
 Classificação:  5 estrelas || Resenhista: Lud
Eu estava com esses HQ há algum tempo já, sempre quando encontro a Karina, nós trocamos quadrinhos para ler. Então depois de um longo tempo deles sentados na minha estante eu resolvi dar uma olhada, e não é que fui totalmente conquistada. 

Esse Hq conta a história do Valente, que está a procura de um amor, e não estamos todos nós? E entre indas e vindas, vamos companhar seus encontros com o amor, ou que ele acha que é amor. 


Eu devo confessar que amei muito esse HQ porque eu li no meu aniversário e ele me encheu de sentimentos tãoooo maravilhosos, que fiquei impactada quando finalmente terminei a leitura. 

Mas o começo do livro já começa com o pé direito, tem um pequeno texto de abertura, da Bu Cafaggi, que é a irmã do Vitor. Só esse trechinho já esquentou meu coração. Então antes mesmo de eu propriamente ler o HQ, eu já estava muito de tê-lo escolhido.



Não tem muito o que dizer da história, porque é exatamente isso, é acompanhar Valente no seu dia-a-dia conforme as pessoas na sua vida vão surgindo, e como ele reage a cada uma delas. Como a vida age de formas misteriosas, as pessoas que achamos ser o amor da nossa vida, não é. E ficamos naquela faze de como fui tão cego, e depois a próxima onde se tem medo de tentar novamente. 



Eu geralmente não gosto de HQ preto e branco, e a Karina sabe disso, mas não tem não se apaixonar por esses traços, e pela carinha do Valente em cada cena.  E o Vitor traz muito mais do que isso, ele traz uma infinidade de diversidade em cada personagem, todos os amigos de Valente são um de cada forma.

Mas a melhor amida dele, Bu, ela é a melhor personagens sem dúvidas, os diálogos entre os dois são ótimos de acompanhar



Eu não esperava que esse pequeno HQ fosse tão amorzinho assim. Ele é simples e se passa no dia a dia, mas é tão fácil você se relacionar com o Valente ou com as meninas presentes nesse livro. E é muito mais do que apenas amor, é sobre escolhas, sobre mudanças, e amizade. É sobre viver a vida. 

Posso dizer que se tornou um dos meus HQ favoritos, e eu não vejo a hora de encontrar o Vitor e ter todos autografados. Devo dizer que perdi essa oportunidade na CCXP 19, porque eu ainda não tinha lido os HQ, eu o vi na mesa, mas não cheguei a comprar nada, erro meu. Mas esse ano, eu com certeza, quero meu rabisquinho no HQ. 



Endossando tudo o que a Lud já disse ai em cima, esse HQ é a prova que uma história em quadrinhos não se resume a desenhos fofos ou um colorista talentoso, a sensibilidade de roteiro leva mérito de 97% dessa história! Num tom auto biográfico, o valente traz as desventuras amorosas do Vitor e não tem nada mais legal do que se identificar com algumas situações ou conflitos que as tirinhas trazem ! Para quem ficou muito animado saiba que o último volume está prestes a ser lançado e finalmente, vamos descobrir qual o felizes para sempre do cachorrinhos mais tímido que já vi em quadrinhos !


Compartilhe!

3 comentários :

  1. Olá! Não conhecia esse HQ, a história parece ser bem interessante, as ilustrações mesmo em preto e branco, achei bem bonitas, fiquei super curiosa em conferi essa série. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lud!
    Tenho inserido mais hqs nas minhas leituras e sempre que vejo novas indicações, acabo anotando, principalmente quando parece ser tão amorzinho quanto falou.
    Não gosto também de hqs em preto e branco, mas essa não parece fazer diferença.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não sou muito de Hq mas fiquei bastante curiosa por esse. Tem uma historia muito fofa e cheio de reflexão.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei