02 janeiro 2020

[Resenha] Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas # 1 - Gustavo Borges e Eric Peleias

Estamos na década de 1990, em cada casa há uma televisão ligada e a internet ainda é desconhecida. Leo e Olívia não possuem muitas coisas em comum, mas ambos são filhos de pais separados. Eles são obrigados a passar um dia juntos, quando o pai dele e a mãe dela começam a namorar. Olívia tem 8 anos, é expansiva, cheia de imaginação e energia. Leo tem 10 anos, é introspectivo, sério e prefere passar o final de semana jogando videogame sozinho.
Levado contra sua vontade, o menino só quer se livrar de Olívia, que, diferentemente dele, está empolgadíssima. A menina só pensa em mostrar a ele seu fascinante hobby: investigar fenômenos sobrenaturais. Olívia acaba convencendo o “irmão temporário” a acompanhá-la em uma busca por fantasmas na região onde vive. Um dia cheio de aventuras e descobertas pode mudar a vida de ambos e ajudar a definir a personalidade deles para o futuro? É possível preservar o senso de magia diante das decepções da vida? Ao mesmo tempo, é possível amadurecer sem perder o otimismo da infância?
Esta é uma história sobre os fantasmas que nos definem na infância e quais significados diferentes um “fantasma” pode ter. É também uma história sobre memórias, família, amizade, diferenças, semelhanças e, principalmente, sobre o amadurecimento.


Livro:  Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas ||  Série: Como Fazer Amigos e Enfrentar Fantasmas 01 || Autor: Gustavo Borges e Eric Peleias
Editora: Publicação Independente/Catarse|| Ano: 2019 ||  Gênero:  HQ
 Classificação:  5 estrelas ||  Resenhista: Lud

Aaaaa, eu sabia no momento em que eu vi esse HQ, que ele seria algo que ficaria entre meus queridinhos. Como não amar esses traços e essas cores? 
Eu adquiri o HQ pelo catarse, porque eu segui o Gustavo no insta e vi quando a campanha começou, retirei o meu exemplar na CCXP, e aproveitei para autografar. 

Como o próprio título já diz, essa HQ irá contar a história do Leo, em como ele fez uma nova amiga e enfrentou fantasmas na década de 1990.

Leo é um menino, vamos dizer fechado, não tem muitos amigos, e passa os seus dias em casa, vendo Tv. Os seus dias se resumem a isso, até que o pai decide que eles vão fazer uma viagem para passar uns dias na casa da nova namorada.

A ideia não é aceita de imediato, ainda mais quando a tal namorada tem uma filha, que imediatamente o chama de irmão, e não tem TV, como pode isso? Uma pessoa não ter TV, o que as duas fazem todos os dias??

Explorar o mundo lá fora, é claro. E é exatamente isso que a Olivia faz, ela é uma aventureira, sempre andando por ai atrás de uma ventura, e com uma imaginação para lá de fértil. Eles são totalmente o contrario e se completam perfeitamente.



 Bem o que tenho que dizer desse HQ além de que ele é maravilhoso?
Não é só porque ele é lindamente colorido - porque sim, eu escolho Hq pelas cores - e os traços são a coisa mais fofa, mas sim porque a história te cativa de uma forma que você sente aquele gostinho de infância, e quando finaliza a leitura, um sorriso não vai ser a única coisa estampado no seu rosto.

Os dois personagens são totalmente o oposto, e exatamente o que cada um precisa no momento. Acho que o Leo muito mais do que a Olivia, porque ela abriu a mente dele para o mundo. O fez ver que existe muito mais coisas a se viver fora das paredes da casa ou da tela da tv. E mais ainda, ela consegue que ele enfrente alguns conflitos internos, que nem ele sabia que tinha. É muito lindo a amizade deles, tão sincera e simples.



A Olivia é aquele espirito livre, sem medo algum, pronta para qualquer aventura, e a forma como ela vê o mundo é tão descomplicada, tão leve, que te conquista de formas que você nem imaginaria. Com ela vem aquela saudade de ser criança, quando as coisas eram simples, como ir caçar fantasmas por aí com os amigos.

Bem, não vou falar mais nada, porque já falei demais e são tantas coisas que ficam nas entrelinhas que vai da percepção de cada um, mas espero que vocês um dia tenham a oportunidade de ler essa HQ linda, e conhecer a história do Leo e a Olivia e de como eles ficaram amigos e enfrentaram fantasmas juntos.



Como eu disse no começo, eu apoiei a campanha do HQ no catarse e peguei o meu na CCXP. Mas se vocês entrarem em contato com um dos autores, eles ainda possam ter algum exemplar a venda.

Compartilhe!

2 comentários :

  1. Olá! Que fofura esse livro, curto muito HQ e gosto muito de histórias infanto juvenis, essa é primeira resenha que vejo dele e fiquei mega curiosa em conferi essa história. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Lud!
    Gosto muito de histórias que mostram outro lado da vida para ser vivido que nem tudo é bitolado ou tem apenas um lado.
    E as ilustrações são lindas, bem coloridas como gosto.
    Esse projeto Catarse é bem bacana.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei