25 outubro 2019

[Resenha] Não tá fácil pra ninguém - Andrew Tsyaston



Do autor que já conta com mais de 1 milhão de seguidores na internet, estas tirinhas retratam as emoções contraditórias e as situações tragicômicas que enfrentamos no início da vida adulta.

Às vezes você mal acorda e já sente que a vida quer te derrubar? Tenta, em vão, conciliar sono, trabalho, exercícios, lazer e vida social, e sente que tem sempre alguém muito melhor do que você em tudo? Não se preocupe, você não está sozinho! Porque a verdade é que não tá fácil pra ninguém.De forma acessível e certeira, as tiras de Andrew Tsyaston discutem ansiedade, depressão, masculinidade tóxica, autoestima e as expectativas de nossa sociedade em relação aos jovens. Ao longo da leitura, é inevitável se identificar e dar muita risada — ainda que, por dentro, você esteja chorando.







Livro:  Não tá fácil pra ninguém|| Autor:  André Tsyaston

Editora: Seguinte||Ano: 2019 
Gênero: HQ, tirinhas||  Classificação:  3 estrelas || Resenhista: Karina
Quadrinhos tem por função retratar mais na imagem sobre a história do que os textos propriamente ditos. Em quadrinhos de humor isso é ainda mais essencial, uma vez que em teoria são feitos para rirmos; quando não se trata de um texto original da nossa língua, isso torna-se ainda mais desafiador, então antes de nos jogarmos sobre os assuntos tratados nesse quadrinho do Andrew, vale um destaque que tem relação com o trabalho da tradução, do título mais especificamente.

O original em inglês é: "Emotions explained with buff dudes" o que seria numa tradução literal "Emoções explicadas com caras musculosos/fortões/bombados", tanto a tradução literal quanto a escolha do nosso título em português funciona muito bem pro conteúdo do livro, mas em uma opinião completamente pessoal, acho que nosso título sai em vantagem quando quer atingir o público, afinal, claramente o título "Não tá fácil pra ninguém" é quase um meme pronto.

Na questão de "enredo", o livro basicamente vai pegar a maioria das situações que você acha que só você passa por elas e vai por na página com traços nem tão elaborados, mostrando que podemos encontrar rede de apoios em qualquer lugar! Na função de mostrar que você não está sozinho nos quesitos de esquisitices, o livro é 5 estrelas.

Porém, as páginas que me fizeram querer gargalhar e/ou emoldurá-las foram bem poucas, talvez seja apenas uma questão do momento no qual li o livro? Talvez, mas consigo listar dezenas de outras tirinhas mais engraçadas e sarcásticas, inclusive coletâneas publicadas pela Seguinte como os livros da Sarah Andersen que você pode conferir aqui , aqui e aqui .

Antes de decidir comprar o livro, você pode checar a conta do Instagram do autor @Shencomix (que embora seja produzido em Inglês, o vocabulário é de entendimento fácil) e o livro é um bom compilado do que tem no feed do autor.



Apesar de ter alguns assuntos abordados de maneiras bem superficiais, a melhor dica que fica é que rir de si mesmo é a melhor alternativa, no fim está tudo bem procrastinar um pouco(mas só um pouco tá) e, um , dois , três fracassos não é o fim da vida, ok?

Ansiedade, Vida e Auto-estima aparecem personificadas com o papel de nos colocar na pele do protagonista. Definitivamente, uma das tirinhas que mais me agradaram é uma que retrata pessoas pessimistas, porque qualquer pessoa no planeta já passou por aquela sensação de que o mundo inteiro quer nos sabotar kkkkk (eu tô rindo,  mas é de nervoso).




Essa HQ não vai trazer traços elaborados, coloristas dignos de ganhar prêmios, mas se você está procurando um material rapidinho para dar algumas risadinhas ou apenas para começar a se ambientar com formatos de livros que tragam menos textos e mais imagens esse pode ser um bom começo.

Para quem curtir o estilo de tirinhas, eu peço venha comigo engrossar o coro de: tragam pro Brasil a Debbie Tung autora de "Book love" que tem uma conta no Instagram com o @wheresmuybubble pois definitivamente o que nós viciados em livros precisamos é um livro que retrate nosso vicio.

Compartilhe!

5 comentários :

  1. Karina!
    Tirinhas em HQ são sempre muito boas de serem lidas, acho uma forma bem lúdica, mesmo que não tenham trazido tantas risadas para você, acredito que é sempre bom ver um trabalho que traz algumas críticas e questionamentos.
    cheirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li tirinhas de HQ, mas vi algumas por aí, pena não ser tão divertida, pois geralmente as que vi por aí pareciam, mas parece que retrata os nossos sentimentos, as coisas que passamos no dia a dia, ou a nossa volta. Gostei mais do nosso título, achei bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Essas tirinhas realmente retratam o ditado "Estou rindo mas é de nervoso/desespero" hahaha
    Mas nada bom do ler umas tirinhas de vez em quando para dar uma espairecida.

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Adorei que esse livro é um compilado de tirinhas sobre a vida, que nos mostra que não somos os únicos que fracassamos e pra quem as coisas dão errado.
    Gostei que o autor parece abordar temas bem importantes nas tirinhas, o que é bem legal para o leitor se identificar.
    Nossa, essa última tirinha é a personificação de uma pessoa pessimista, a vida não precisa nem dar errado, pois a própria pessoa já tem certeza que isso vai acontecer. Tem dias que sou bem essa tirinha rsrsrs.
    Adoraria ler essa obra, já que parece fácil se identificar com as situações presentes nela.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Ainda não conhecia esse quadrinho, mas esse título logo de cara chamou minha atenção e despertou minha curiosidade em conhecê-lo.
    A premissa de apresentar diversas situações que acreditamos que só aconteçam com a gente, mas que são mais comuns do que esperávamos é bem interessante.
    Parece um livro bem bacana e rapidinho, que diverte e nos mostra que não estamos sozinhos, fico feliz que eu não seja a única cheia de esquisitices kkkk.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei