24 outubro 2019

Me diz aí... o que significa esses termos em Inglês que usamos



A convidada especialíssima de hoje na coluna do "Me diz aí..." sou eu mesma e vocês, porque vamos combinar, esse é um post super colaborativo, né?!

A língua falada ou escrita, seja ela em qualquer idioma, é um organismo vivo que se modifica o tempo todo, há palavras que caem no desuso, ou são incorporadas de idiomas diferentes, e ainda existem aquelas que sofrem adaptações ou abreviações, e isso não seria diferente no mundo literário, então a Ludmila teve a ideia de me pedir para deixar aqui nessa coluna, as palavras que mais usamos aqui nas resenhas do ELB, sem muita tradução. Mas que vocês podem ver em vários outros lugares.


TBR é abreviação de "To be read", que significa literalmente "Para ser lido", são os livros que você separa parar ler em determinado tempo de espaço. Acho que vocês já viram muitas pessoas escrevendo títulos de livros no papelzinho e sorteando alguns para ler da TBR. 

ARC (Advanced Reading Copy/Advanced Review Copy) ou ARE (Advanced Reader’s Editions) é uma cópia gratuita de um livro ainda não lançado, dado pelos editores ou autores, para as pessoas influenciadoras independentes da mídia, ou seja, é uma prova antecipada do livro que ainda não chegou ao consumidor final. A Cia faz muito isso com os parceiros deles, antes era uma cópia física do livro, mas sem os detalhes finais e agora são os ebooks, que temos acesso, pelo menos um mês antes do público geral. 

PLOT - Na tradução literal, plot significa enredo. E na teoria narrativa, é o movimento que garante a formação de uma espinha dorsal dramatúrgica. O importante é saber que o plot é a essência da história, um resumo a partir de um eixo central. 
Em Breaking Bad, por exemplo, o plot é algo como: Homem, 50 anos, descobre que tem câncer e começa a produzir metanfetamina para pagar o tratamento e deixar herança caso morra. (Fonte)

PLOT TWIST - Nada mais do que uma reviravolta no enredo. Aquele momento onde você está lendo tranquilamente, e acontece algo inesperado que muda completamente o que você esperava, e você solta um PQP, e sai pela casa correndo xingando o autor(a).





BOOK TROPE ou só TROPE - De uma maneira mais especifica, um trope é uma convenção de contar histórias que os escritores costumam usar, conscientemente ou não. É mais ou menos como aquela receitinha de escrita que identificamos nos nossos gêneros literários favoritos, depois de muitas leituras] ... Toda história usa tropes porque, quando bem usados, funcionam. Um trope quando é usado em excesso pode se tornar-se tedioso e ai vira um clichê ; por ser também considerado uma figura de linguagem.

Flop - quando algo não empolga, quando não atinge o esperado ou ainda quando não cumpre o planejado; pode ser simplesmente substituído por Fail. Você podem ter visto muito a expressão : Flopou, quando algo que era para ser a sensação do momento, simplesmente não cai nas graças das pessoas.  

POV - (Point of View) quando o livro possui mais de um narrador, que se alterna em contar a história para o leitor, muito comum nos YA e NA quando temos uma versão da história na visão da mocinha e do mocinho.

OTP- (One True Pairing) é uma abreviação para aqueles casais que são O CASAL mais perfeito que poderia existir na opinião dos fãs, por exemplo a Elizabeth Bennet e o Mr. Darcy de "Orgulho e Preconceito". Tem pessoas que consideram Shippar a mesma coisa. 

Shippar - é quando dois personagens combinam e você torce para que fiquem juntos, já se tornou até um verbo meio abrasileirado, é comum escutar: "Estou “shipando” muito esse casal".

A diferença entre os dois é que podemos ter muitos Shipps, cada fãs tem o seu. Mas OTP, é um casal formada, que você olha e fala : eles são perfeitos juntos. 



Storyboard - são organizadores gráficos, ou seja, são ilustrações ou imagens que em sequência contam uma história. Geralmente usamos esse termo para HQs, gibis e mangás, mas também é usado para a área de marketing.

Easter egg - é um segredo de caráter humorístico escondido em músicas, filmes, livros, jogos...
Este termo se dá ao fato de que ovos de páscoa sempre contém surpresas dentro, sejam chocolates ou brinquedos, daí a origem da expressão.

Publisher é a pessoa ou empresa que trabalha com a publicação de livros.

Guilty pleasure é aquele tipo de leitura que você considera prazerosa, porém, tem vergonha de admitir;

Crush é aquele personagem que faz com que nossos corações batam mais rápidos e apaixonados.



Bookhaul é o nome dado aos vídeos que antes era apenas no YouTube, agora temos no insta também, que mostram as novas aquisições de livros, sejam comprados, ganhados ou recebidos de cortesia.

Unhaul é o contrário do Bookhaul, no Unhaul são os livros que você vai dar ou vender e que não farão mais parte da sua estante.

Unboxing é o ato de registrar em fotos ou vídeos a abertura das caixas de correio que traz as encomendas, no caso do mundo literário são os livros, compartilhando os itens recebidos e as reações.

Stand Alone nada mais é do que um livro único. Ou um livro que não tem continuidade, porque podemos ter stand alone dentro de séries, que são aqueles livros que mesmo dentro da série podem ser lido separadamente.  

Buddy Read - quando você e um amigo leem ao mesmo tempo uma história e discutem a histórias e seus acontecimentos. ou seja, um parceiro de leitura. Andamos fazendo muito isso ultimamente, principalmente com fantasia, daí ficamos no zap gritando uma com a outra.

Wrap Up - é um pequeno resumo dos livros que você leu num determinado espaço de tempo (é mais superficial que uma resenha).

CliffHangeré um recurso, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente. Geralmente, o cliffhanger é utilizado para prender a atenção da audiência e, fazê-la retornar ao enredo, na expectativa de testemunhar a conclusão dos acontecimentos que o público espera ser chocante. Ou seja, sabe quando você está terminando um livro e o autor joga a Bomba no final e termina o livro, dai você começa a arrancar os cabelos, e querer a continuação pra ontem? É isso.



Spoiler acredito que todos saibam o que é essa palavra tão temida por alguns, odiada por outros. Spoiler é quando você revela um fato importante do livro para quem não leu, ou está lendo e não chegou nessa parte. Tipo : Mano, acabei tal livro e fulano morre! 😡

Trigger Warning ou TW - é um aviso de gatilho; um aviso geralmente dado a livros ou filmes que abordam assuntos que podem desencadear mal estar em pessoas que são sensíveis ao plot ou que passaram por algum trauma envolvendo a situação.

Spin-off é quando um livro/série é derivado a partir de um mundo já construído em outro livro/série. Exemplos : As Crônicas de Bane – Cassandra Clare; Briar U, que saiu de Amores Improváveis da Elle Kennedy.


E aí, alguém mais conhece termos além desses para incrementar ainda mais nosso dicionário do leitor fanático? 

Compartilhe!

10 comentários :

  1. Karina!
    Vou dizer sinceramente: para mim esse foi uma das melhores postagens que leio em blogs. Por que? Simplesmente pelo fato de até conhecer alguns termos, porém muitos nem sabia que existiam e como adoro aprender, claro que já saí anotando tudo aqui. GRATIDÃO!
    Só uma observação... sempre fico me perguntando porque usamos termos em inglês em nossa língua portuguesa, quano poderíamos simplesmente nos ater a nosso vocabulário...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rud <3 ficamos tão felizes quando conseguimos produzir algo que acrescente algo na vida de vocês ! Eu não sei se tenho uma explicação muito plausível o porque temos a tendencia de incorporar os termos em inglês ao invés de traduzir pra nossa língua, mas eu ( e isso é uma opinião bem pessoal) acho que isso acontece por causa da velocidade de informação que recebemos e por conta da globalização já que hoje em dia o inglês é a lingua dos negocios, da literatura e da fácil comunicação ...


      Pensando num recorte mais especifico ( eu estou fazendo a segunda graduação em Letras agora) e em uma das aulas de teoria literária estávamos discutindo a denominação de enredo, e numa das classificações a professora disse que o termo em português não abrangia tudo o que o Inglês contemplava, porque como temos muito mais palavras nossos termos são mais específicos enquanto o deles uma unica coisa abrange vários aspectos .


      Esse é um questionamento muito válido, mas não acredito que tenha uma única resposta.

      Excluir
  2. Oiii ❤ Esse é o meu post favorito do "Me diz aí" até agora, já que esclareceu dúvidas que eu tinha sobre essas abreviações em inglês do mundo literário.
    Foi legal saber o significado de OTP, sempre usei essa abreviação para me referir a alguns casais que adoro, mas não sabia quais eram as palavras que a formavam.
    Gostei de conhecer também palavras que eu nunca tinha visto serem usadas, mas que são bem interessantes e fazem muito sentido.
    Legal que Stand Alone é um livro único, eu não sabia que se chamava.
    Acho que spoiler deve ser a palavra entre essas que a maioria das pessoas conhece, já que é algo bem chato, mas que as pessoas insistem em dar rsrsrs.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ray, que bom que tu curtiu <3 Fica a vontade para nos dizer qualquer palavra que não esteja aqui, se não soubermos , descobriremos juntas !

      Spoiler é muito polêmico neh? Eu geralmente não gosto, se alguém contar sem querer isso não é capaz de diminuir a minha vontade de ler ou assistir , tu já desistiu de ler ou assistir algo por causa de spoiler?

      Qual teu OTP favorito ?

      Excluir
  3. Oiii Karina ❤ Geralmente não deixo de ler quando recebo um ou outro spoiler, mas quando recebo vários de um mesmo livro, deixo de ler, como foi o caso de Como eu era antes de você e Um Amor para Recordar. Sabe quando você sente que nem precisa ler o livro porque de tanto spoiler que levou sente que conhece a história inteira? Então, foi isso o que aconteceu rsrsrs.
    Mas também tiveram casos em que mesmo com spoiler ainda li o livro, como foi o caso da trilogia Divergente. Eu sabia o principal spoiler da trama, mas mesmo assim li inteirinha, já que eu estava muito curiosa.
    Mas o pior spoiler que já levei foi de Vingadores Ultimato, assisti o filme mesmo assim já que sou apaixonada pelos filmes da Marvel, mas fiquei muitooo irritada rsrsrs.
    Meu OTP da vida é Ian e Sofia de Perdida, mas também tem alguns outros que amo.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray , eu tbm tenho uma história de spoiler com Divergente rs , mas eu mesma me dei o spoiler rs eu tava rolando o feed no face e achei um meme do Four conversando com o Gus...ai já dá pra imaginar neh kkkkkkkkkkkkkkkk (rindo de nervoso)!


      Momento confissão: Nunca li Carina Rissi !

      Excluir
  4. Realmente gostei dessa edição do 'Me diz aí...', esclareceu várias das dúvidas que tinha rsrsrs
    Acho que o principal (se não o maior) OTP da maioria dos leitores é a Elizabeth e o Sr. Darcy.
    Acho que o spoiler é um termo bem polêmico no mundo literário rsrs, no meu ponto de vista não é algo que me atrapalha muito, as vezes até eu mesma me dou spoiler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu nunca encontrei ninguem que discorde do OTP Darcy+Lizzy rs !!

      Acredita que as vezes o spoiler me instiga ainda mais ? Mas só se foi dado sem querer, quando a pessoa faz por maldade me dá ranço!

      Excluir
  5. Gostei muito do post, bem informativo, fiquei instruída com essas abreviações em inglês que confesso que nem sempre soube o significado, só de alguns poucos, mas agora deu para entender melhor o que querem dizer, na verdade é estranho usarem esses termos, mas vamos lá o que é para facilitar a gente gosta muito rs. Spoiler é um grande problema na vida dos leitores uns odeiam e outros até gostam, eu não ligo de receber rs.

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♡ Eu adoro essa coluna, vocês sempre trazem temas muito interessantes e pertinentes dentro do mundo literário! ♡
    Você fez um trabalho incrível, tinha várias dessas expressões que eu vivo vendo usaram, mas não tinha ideia de seu significado, outras eu nem sabia que existiam. Seu post foi bem esclarecedor, parabéns ♡
    Não fazia ideia que tinha uma expressão para quando os autores se utilizam de receitinhas, mas adorei saber.
    Nossa, antes de ler seu post, eu não sabia muito bem a diferença entre Plot Twist e CliffHanger, para mim eles eram praticamente a mesma coisa kkk
    Já sobre os spoilers, eu os ODEIO kkk. Eu adoro ser surpreendida durante uma leitura, então odeio receber spoilers, pois se eu já sei de algo que vai acontecer eu fico esperando de fato essa coisa acontecer e a leitura acaba por vezes ficando menos interessante. Juro que tento ser mais tolerante com isso, mas não dá, acho chato contar algo extremamente relevante sobre a história para pessoas que ainda não chegaram na determinada parte do livro em que tal coisa acontece. Mas hoje em dia é quase impossível fugir dos spoilers, infelizmente, eu tento o máximo possível, mas é difícil, as vezes parece que eles nos perseguem kkkk.
    Adorei o post! Beijos! ♡

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei