21 setembro 2019

[Resenha] Desaparecidos em Luz da Luz - A Passa-Espelhos #2 - Christelle Dabos




Segundo volume da série bestseller francesa A Passa-Espelhos, com mais de 500.000 cópias vendidas.
Quando Ophélie é promovida a vice-contista, ela se vê inesperadamente jogada aos holofotes e escrutínio da corte. Seu dom, a habilidade de ler a história secreta dos objetos, é descoberto por todos, e não há maior ameaça aos nefastos habitantes de seu novo lar gélido do que isso.
Sob os arcos dourados da capital do Polo, ela descobre que a única pessoa em que talvez possa confiar é Thorn, seu enigmático e frio noivo. À medida que influentes pessoas da corte começam a desaparecer, Ophélie se encontra novamente envolvida em uma investigação que a levará além das muitas ilusões do Polo e a uma temível verdade.



Livro:  Desaparecidos em Luz da Luz || Série: A Passa-Espelhos #2 ||Autor:  Christelle Dabos
Ano: 2019 ||  Editora: Morro Branco  || Gênero: Romance, Fantasia
Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Daiana

Desaparecidos em Luz da Lua começa do ponto onde o primeiro livro, Os Noivos do Inverno, terminou. Com Óphelie seguindo para a Cidade Celeste com Berenilde e sua tia Rosalina em busca da proteção de Farouk. 

“O último pregador que Ophélie guardava na caixa se animou bruscamente para morder seu dedo, contaminado pela raiva”

Depois de uma apresentação catastrófica - pra variar - Ophelie acaba se tornando vice-contista da Corte. Função que como já podemos esperar, ela não desempenha muito bem. 
Entre suas apresentações desastrosas, o livro segue uma sucessão de acontecimentos políticos e misteriosos, como por exemplo, o desaparecimento de alguns miragens em Luz da Lua.

E no meio de toda essa confusão, Ophelie ainda passa a receber cartas ameaçadoras, insistindo para que ela desista do casamento e vá embora de uma vez da Cidade Celeste. 

“Ela podia até se casar com o maior contador do Polo, mas as moedas e notas constituíam para ela um mistério esotérico”

Em um ponto do livro reencontramos alguns personagens como o Raposa, que passa a fazer parte da trama central, porém, a interação entre ele e a Ophelie não é igual a do livro anterior, por isso, não comemorem muito.

Particularmente, eu gostei mais do primeiro livro. Desaparecidos em Luz da Lua não fluiu tanto quanto o primeiro. A trama se arrastou bastante, e, embora houvesse nesse um maior entrosamento entre o Thorn e a Ophelie, eu sentir falta dela interagindo com a Gaelle e o Raposa, e me sentir um pouco andando em círculos na leitura.

O animismo foi um pouco mais presente também. Por minha vontade, a história toda se passaria em Anima - o polo onde tudo ganha vida - com seus prédios maus humorados e casacos raivosos.



Esse segundo livro foi ainda mais esclarecedor sobre a questão do que realmente inspirou a Christelle na criação do mundo: a mitologia grega.

Para mim, uma amante de história, as referências foram muito bem colocadas e o livro ganhou pontos a mais por conta disso, no entanto, ainda não tenho certeza se a autora saberá conduzir bem esse elemento. Algumas coisas ainda estão bem confusas. Passamos a conhecer um pouco mais sobre os espíritos familiares e a história mantem a sua originalidade e a dosagem certa de aventura, romance e fantasia.

“- Viver com animistas também não é nada relaxante para uma mulher grávida. Portas que batem à toa, relógios que indicam horas completamente aleatórias, torneiras que pingam só de chegar perto e esse casaco, pelos meus antepassados, esse casaco! - suspirou com um olhar de desaprovação para a silhueta que se sacudia no cabideiro. - Parece que moro numa mansão mal-assombrada.”

Ophelie sem dúvida amadureceu muito nessa continuação e sua evolução deixou a trama mais interessante. É notável a expansão do mundo junto a eventos que dão novos vértices à história. Fiquei bastante animada para ler o terceiro e último livro, já que o ‘vilão’ finalmente mostra as caras no final desse, deixando para o próximo a promessa de  um grande embate entre rivais

Minhas expectativas estavam bem altas por Desaparecidos em Luz da Lua. Foram superadas? Não, mas não deixou de ser uma leitura agradável. É impossível não se envolver com a complexidade da mitologia da Dabos, que com sua narrativa detalhada sempre acaba por nos trazer várias surpresas.

O livro não levou 5 estrelas devido aos meus sentimentos contraditórios durante a leitura. Mas eu continuo indicando essa série a todos, e continuo apaixonada por esse adorável mundo novo e pelos personagens tão intimistas e carismáticos criados pela Dabos.

“Guarde seus encantos”

Compartilhe!

13 comentários :

  1. Olá! ♡ Confesso que ainda não conhecia essa série, mas com certeza vou dar uma chance a ela, pois adorei a combinação de aventura, romance e fantasia, acho que os três se combinam perfeitamente! E além disso, eu adoro mitologia grega, sempre quero saber mais sobre o assunto, então adorei saber que a autora se baseou na mesma para criar o mundo em que a série se passa! ♡
    História é vida kkk, para mim sempre foi a melhor matéria, sou fascinada pela mesma ♡
    Espero que no próximo volume a autora esclareça o que ficou confuso neste.
    Achei a premissa da série bem interessante, vou querer conferir com certeza!
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Rayssa!
      É um mundo maravilhoso! Tenho certeza de que também irá se apaixonar!

      Excluir
  2. Daiana!
    Não conhecia a série, mas pelo visto, parece interessante com mistério e assuntos políticos envolvidos, ainda mais quando esclarece algumas coisas do livro anterior, mesmo sendo mais lento e não tão bom. Geralmente os segundos livros da séries, nem sempre trazem o mesmo ímpeto dos primeiros.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudy!
      Sim, normalmente eu tenho problemas com ‘segundos livros’ rs, mas Desaparecidos não deixou de ser maravilhoso!
      Cheiro!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Eu nunca tinha ouvido falar dessa trilogia, mas a trama me pareceu bem interessante.
    Fiquei curiosa para sacar o que são animistas e entender melhor qual é a função que Ophelie desempenha.
    É uma pena que a trama tenha sido arrastada, pois isso é uma coisa que me incomoda em livros.
    Gostei de saber que a autora se baseou na mitologia grega para criar esse mundo e que a obra tem referências, pois também amo história e aprender sobre mitologia, nunca é demais para mim.
    Gostei que a história tem fantasia, aventura e romance, pois são gêneros que adoro, ainda mais juntos.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Tenho o primeiro volume e nem li ainda, esperando as continuações, não sabia que já tinha saído o segundo e nem que seria uma trilogia até melhor assim do que uma série. Mesmo com tantos acontecimentos assim a leitura ficou arrastada que pena, dá receio das continuações por causa disso de não ser tão boa quanto o primeiro, mas é bom que o mistério continua adoro ele. Gostei de saber que a protagonista amadurece nesse volume é tão bom poder acompanhar quando isso acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Eu podia estar um pouco na tpm quando li esse livro rs, então eu costumo me incomodar mais nessas épocas haha. Mas vale total a pena continuar a série! Leia e se apaixone também pela história da Ophelie!

      Excluir
  6. Olá!
    Eu li resenha sobre o primeiro livro e achei bem interessante a historia. Ao ler a continuação fez com que ficasse mais curiosa ainda. Tem uma ótima premissa, uma historia que mistura a mitologia grega, alo que adoro muito.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lily, é uma série incrível, bem fora da casinha. A Dabos já virou uma das minhas escritoras favoritas!

      Excluir
  7. Muito legal seu ponto de vista em relação a série. Eu li a resenha do primeiro livro e gostei bastante por ter fantasia e mitologia, amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      É aquele tipo de livro que deixa seu dia mais colorido com seus personagens encantados e um mundo bem particular!

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei