30 setembro 2019

Me Diz Aí #03... o que é um Selo Editorial?



Que o ELB é fã do material produzido pela Companhia das Letras ninguém tem dúvida, mas quando eu e a Ludmila estávamos pensando em como explicar para vocês como os selos editoriais são organizados, vinha um nome piscando em nossas mentes (e caras maravilhoso jogando Hockey também, mas isso a gente explica outro dia).

Foi então que entramos em contato com a Paralela (Bruna Lima do Marketing da Cia da Letras, beijos e muito obrigada pela atenção), a Bruna nos colocou em contato com as meninas da Paralela e a equipe nos ajudou a entender como funciona um "Selo Editorial"




Me diz aí: A paralela é um selo editorial da Companhia das letras, mas explica pra gente como isso funciona? O Selo é uma editora dentro da Editora? Quantas pessoas fazem parte da Paralela diretamente?

Um selo ajuda a gente a comunicar melhor para livreiros e leitores nossos livros. Então nesse sentido é uma editora dentro da Editora. Mas ao mesmo tempo temos os benefícios de fazer parte de um grupo maior, estar em contato com outros editores, contar com uma equipe experiente que produz títulos de outros selos também. Então é difícil fazer essa conta: atualmente temos uma editora dedicada ao selo, mas muitas pessoas de departamentos diferentes se envolvem diretamente com a Paralela!


Me diz aí: A Paralela publica exatamente quais gêneros de livros? Ela foi criada especialmente para o gênero, ou foi uma adaptação de títulos até o que vemos hoje? 

O selo foi lançado em 2012 e sempre tivemos uma linha editorial voltada para o público geral e leituras mais comerciais. Mas definir algo assim leva tempo, especialmente já que produzir livros é um longo processo. Publicamos vários gêneros dentro de não-ficção e ficção. Uma das primeiras autoras que publicamos foi a Sylvia Day, que está com livro novo chegando agora em agosto!

Me diz aí: De "Viva a vagina" aos títulos do Paulo coelho como funciona a aquisição de novos títulos e qual o título que vocês tem um orgulho de terem editorado?

Contamos com uma equipe de direitos autorais que nos auxilia em todo o processo de novos títulos, que pode envolver editoras estrangeiras, agentes e autores. Claro que os livros nacionais passam por um processo mais próximo – diríamos que por isso temos muito orgulho deles, especialmente aqueles com ilustrações e projetos gráficos especiais, nos quais trabalhamos junto com autores para um resultado único!

Me diz aí: Qual o maior desafio do selo Paralela quanto as ações de marketing e lançamento? As ideias para o marketing e materiais promocionais partem diretamente do selo ou fazem link com um setor especifico que atende toda a companhia das letras ?

Cada livro é um caso e tem demandas diferentes. Para produzir os eventos do Pedro Andrade para os vários lançamentos de O melhor guia de Nova York foi preciso uma força tarefa de muitas pessoas do marketing e do comercial, além do apoio da equipe do próprio autor. Já para as ações de divulgação da edição tie-in de A arte de correr na chuva ou After (temos resenha aqui) foi preciso entrar em contato com as produtoras de cinema para conseguir a arte oficial dos filmes. Enquanto isso, para Daisy Jones and the Six tivemos uma longa conversa até chegarmos na ideia de um pin em forma de disco para a pré-venda do livro.


Me diz aí: Qual o top 5 livros "Preciso Ler" da Paralela na opinião de vocês?


1.     Amores improváveis – amamos Elle Kennedy e os livros dela (são vários) dão um ótimo gostinho da Paralela! A partir dessa série dá para ir descobrindo cada vez mais títulos hot com personagens apaixonantes.

Nota ELB: O acordo é o primeiro livro da Elle Kennedy publicado aqui, leia e se apaixone por todos os outros títulos lançados! É essa autora que nos faz pensar na Paralela e jogadores de Hockey



2.   Daisy Jones and the Six – o primeiro livro que publicamos de uma autora incrível! Ainda vamos publicar mais livros dela (Os sete maridos de Evelyn Hugo chega às livrarias agora em outubro), então este é um ótimo começo para quem quer conhecer essa autora tão versátil.
Nota ELB: Uma pausa para meu MOMENTO FANGIRLING eu Karina, também conhecida como fã número 1 da Daisy Jones, queria deixar registrado "uma profecia" rs, se vocês lembram da minhas respostas da Tag 50 % vocês sabem que Daisy e Camila são os destaque absolutos do meu primeiro semestre, estou apostando que a Evelyn vai ser o destaque do segundo <3 enquanto aguardamos o lançamento, confira a resenha da "Daisy Jones and the six" aqui .

3.    Camila Fremder – autora engraçadíssima e que arrasa nas redes falando sobre os desafios da vida adulta de um jeito autêntico. Quem começa a ler (ou seguir) vira fã automaticamente.
4.   Paulo Coelho – um grande autor com todo um catálogo aqui na Paralela. Refizemos as capas dele para uma coleção que deixa a nossa estante linda, colorida e vibrante.
5.  Dia de beauté – um clássico do catálogo, desses livros ilustrados e bonitos que adoramos produzir. Quem já gosta ou já tem pode explorar mais da parte de não-ficção do nosso catálogo que tem vários livros sobre moda e beleza!


Qual livro da paralela é seu favorito? Nossa lista de desejos não para de crescer. "The Risk" da rainha Elle Kennedy acabou de chegar na livraria e já estamos ansiosos pelo lançamento de "The Play". Se você quiser encontrar a Paralela nas redes sociais é só ficar de olho em:

Instagram: @editoraparalela
Twitter: @EditoraParalela

E para não perder a Newsletter com os melhores gifs é só clicar aqui

Antes de irmos embora, nos digam qual o próximo assunto que vocês querem ver por aqui?

Se você perdeu os outros assuntos já publicados, confira aqui:




Compartilhe!

10 comentários :

  1. Olá!
    Uau, adorei conhecer mais o selo editoral e de como eles trabalham com os livros. Eu não li nada da paralela ainda mais tenho o livro O jogo da autora Elle Kennedy na estante mais ainda não li, apesar que só quero ler quando tiver os demais livros da serie. Gostei muito da entrevista, parabéns!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , Lily tão legal neh? Estamos amando desbravar o backstage do mundo literario com vocês, se você tiver alguma curiosidade divide com a gente que tentamos descobrir!Bjos

      Excluir
  2. Oiii ❤ Achei bem legal o tema do Me diz aí de hoje. Gostei de saber como funciona um selo, que é quase como uma editora dentro da editora. Sempre tive curiosidade sobre o assunto.
    Gosto que a Paralela lança vários tipos de livros com gêneros literários distintos, o que dá para agradar diferentes tipos de leitores.
    Quero muito ler Amores Improváveis, esses livros já estão faz tempo na minha meta de leitura.
    O único livro que li da Paralela até agora foi Mais que Amigos. Gostei bastante da trama e da escrita da Lauren Layne.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray leia pra ontem amores improváveis e prepare-se para apaixonar-se ! Bjos.

      Excluir
  3. Olá! ♡ Adorei o post, eu sempre tive a curiosidade de saber como funcionava um Selo Editorial, foi bem esclarecedor.
    Eu adoro essa coluna do Me Diz Aí, vocês sempre trazem temas muito interessantes envolvendo o mundo literário.
    Quero muito conhecer a escrita da Elle Kennedy, espero conseguir ler em breve a série Amores Improváveis, acredito que vou gostar bastante dos livros que a compõe.
    Preciso ler Daisy Jones and the Six, até agora só li coisas positivas a respeito do mesmo e não vejo a hora de fazer essa leitura!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, Daisy Jones segue sendo meu crush espero que você curta tanto quanto eu e se você tiver alguma curiosidade que encaixe aqui no Me diz ai, compartilha com a gente que descobrimos juntas !Bjos.

      Excluir
  4. Gostei de ficar a par de como funciona os selos editorias, não sabia que a Paralela era um da Companhia das Letras, a gente pensa que é uma coisa e é outra pelo menos eu pensava que era uma editora só para os selos mas criam outra digamos assim. Ainda não li nenhum livro da editora que me lembre, embora tem alguns que são bem comentados, mas tenho um aqui em casa esperando para ser lido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as vezes a gente nem se dá conta que tem tal selo editorial na estante ne ? Mas com o tempo comecei ver que estava amando quase tudo o que a Paralaela publicava rs !

      Excluir
  5. Lud!
    Bom aprendermos um pouco mais sobre os selos das editoras, que na verdade é como se fosse uma editora dentro da outra, não é.
    Imagino que os selos comerciais favoreçam as vendas da editora.
    Claro que a Elle Kennedy é uma das melhores autoras e gosto muito do Paulo Coelho também.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rud, o legal dos selos é que acaba ficando tudo organizadinho neh ? Bjos !

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei