21 agosto 2019

[Resenha] Lumberjanes, amizade é TOPS ! - Noelle Stevenson & Grace Ellis





O segundo volume da HQ infantojuvenil mais popular dos EUA chega ao Brasil! Jo, April, Mal, Molly e Ripley não são as típicas escoteiras e o acampamento da senhorita Qiunzela Thiskwin Penniquiqul Thistle Crumpet para meninas da pesada não é o típico acampamento de verão.
Entre os monstros do rio, a magia e a arte dos braceletes da amizade, esse verão está só começando. Junto com as Lumberjanes, você vai enfrentar velociráptors e uma rivalidade mítica entre irmãos.
Série vencedora de dois Prêmios Eisner (2015): Melhor Nova Série e Melhor Série para Adolescentes.
Já foram vendidas mais de 800 mil cópias de Lumberjanes nos EUA. 




Livro: Lumberjanes ||  Autor: Noelle Stevenson|| Tradutor: Guilherme Miranda
Editora: Devir|| Ano: 2018 ||  Gênero:  HQ
 Classificação:  4 estrelas  ||  Resenhista: Karina

Resenha Livro 01

O volume 2 "Amizade é TOPS!" começa exatamente dando sequência ao fim do capítulo 4. Esse livro compreende os capítulos do 5 ao 8 com os distintivos: Distintivo Amizade com o artesanato, Distintivo Fuga da prisão, Distintivo Amizade é TOPS, e Distintivo da Farra especial.

Nesse volume que vamos descobrir porque os meninos do outro acampamento estão tão determinados a atacar as lumberjanes enquanto as garotas tentam entender porque o acampamento está sendo atacado por essas criaturas estranhas!

O plot central está em boa parte ligada a mitologia grega dos irmãos Apolo e Artemis / Diana, esse truque de deixar referências espalhadas pelo roteiro torna Lumberjanes uma leitura para leitores de diversas idades!

O ritmo dos acontecimentos continuam acelerados e vamos embarcando de aventura e aventura, rindo e tentando juntar as peças do quebra cabeça. Desde o volume um, a atmosfera de garotas badass continua presente e é inevitável não abrir um sorriso com os easter eggs que tem em cada storyboard quando as garotas exclamam soltando o nome de alguma personalidade feminina! Além de que os personagens da cultural pop estão sempre presentes nos detalhes que costuram as aventuras, sejam esses personagens citados diretamente ou em características das meninas. 

Bell Hooks que estás no céu !


Também nesse segundo volume já estamos mais familiarizados com as personalidades das meninas e identificar nossas próprias amigas em cada menina é divertidíssimo

Além da Mal, Jo, Ripley ,Molly e da April, esse livro também tem espaço para a Jen que é a monitora do acampamento e que dessa vez está tão enrascada quanto as meninas nas aventuras, a Rosie ( diretora do acampamento) continua aparecendo bem pouco, porém, a personagem funciona como chave de ligação entre os volumes pois sem maiores explicações, ela sempre sabe do que acontece e estimula as meninas a viverem as aventuras.




Como mencionado, cada capítulo é um distintivo, e cada distintivo conquistado tem relação com uma atividade normal da rotina de escoteiros, o que foge da normalidade é que uma tarefa nunca é simplesmente uma tarefa no "Acampamento para meninas da pesada da Senhorita Quinzella Thiskwin Penniquiqul Thisttle Crumpet" e o roteiro feito pela Noelle Stevenson & Grace Ellis garante boas risadas sem nenhuma dúvida.

Definitivamente, eu acho que não há nada que uma Lumberjane não possa fazer, obviamente que para ter uma experiência de leitura agradável precisamos desligar o botão do "isso não faz sentido" e encarar essa Graphic como uma leitura levinha. 

Antes de me jogar no volume 3, vale ressaltar que a tradução faz um serviço maravilhoso, a cada tocadilho ou parte engraçada, eu imagino o trabalho que não dá para adaptar as piadinhas sem que elas percam o sentido. No primeiro volume, a tradução é assinada pelo Erico Assis e nessa segunda pelo Guilherme Miranda, mas o texto continua fluído e a troca nem é percebida!

O formato da publicação aqui no Brasil é capa cartonada o que lembra bastante aqueles almanaques de férias que eu li, uma história com cara de gibi delicioso que eu não vou cansar de indicar por ai ! E os traços são assinados pela Brooklyn Allen e as cores pela Maarta Laiho.

Compartilhe!

4 comentários :

  1. Olá! Ainda não conhecia essas HQs, mas já estou animada para fazer a leitura de ambas.
    Adorei que o plot central está ligado a Ártemis e Apolo. Sou apaixonada por mitologia grega!
    Tô bem animada para conhecer cada uma das personagens e suas personalidades.
    Parecem de fato leituras leves e fluídas, cheias de aventuras.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  2. Parece ser uma HQ bem legal e divertida, gostei muito por ser colorida, acho bem melhor. Achei bem legal ter essas referências espalhadas pelos roteiros, deixa a historia mais interessante. Meninas quando se juntam é uma alegria só, da uma nostalgia faz lembrar os tempos de juventude.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Não sou muito fã de HQ mas já conheci alguns através de resenha fiquei bastante interessada embarca em um gênero totalmente novo para mim..Espero muito ter a oportunidade de ler essa historia que com certeza rende uma boa risadas e aventuras.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  4. Oiii ❤ Eu não tenho tanto o costume de ler HQ's, mas adoraria fazer a leitura dessa coleção.
    Gostei bastante das ilustrações, das cores, que parecem dar vida a história. As personagens apresentadas parecem maravilhosas, prontas para qualquer desafio.
    Adorei saber que tem Easter Eggs, é sempre legal encontrar referências de coisas que a gente gosta.
    Vou querer ler.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei