17 julho 2019

[Resenha] Mulheres na luta - Marta Breen e Jenny Jordahl






Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade.

Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres — pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras —, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito — e tudo o que ainda precisamos conquistar.





 Livro: Mulheres na luta - 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade|| Autor:  Marta Breen e Jenny Jordahl
Editora: Seguinte||Ano:  2019|| Gênero:  HQ
 Classificação:  4 estrelas || Resenhista: Karina

Skoob || Compre || editora
Participe do Top Comentarista Julho
"Mulheres na luta" é uma HQ bem fininho, lançada em 2019 que compacta muito sobre as lutas que as mulheres do nosso passado enfrentaram para termos a liberdade e os direito que temos hoje. Organizar a história numa linha do tempo gigante é muito difícil, mas as duas autoras conseguem nos mostrar como não foram uma ou duas mulheres que batalharam, não foram apenas as negras ou as brancas, mas que estamos desde sempre inseridas em um coletivo para defender melhores condições de vida.


 Nenhuma mulher pode se dizer livre se não possuir controle de seu próprio  coropo (Margaret Sanger 1879- 1966)

A HQ talvez não traga nenhum nome novo ou fato que você ainda não saiba, se você tem interesse pelo assunto ou já leu 2 ou 3 livros sobre, mas de uma maneira didática é um ótimo livro para se consultar ou introduzir à todas as pessoas que se interessem pelo tema. 




Mesmo que lentamente, o livro nos mostre que estamos progredindo, o que precisamos continuar fazendo é ousar gritar, fazer com que nos escutem! Alguns textos são muito teóricos quando tratam do feminismo e é exatamente ai que essa HQ ganha muito pontos, aqui o roteiro trabalha de maneira direta, simples e muito eficiente.


Os traços que forma a HQ não tem muito detalhamento, e as cores estão organizadas quase que por assunto, quando se trata de direitos a educação o tom dos desenhos são verdes, quando retratam as lutas pelos direitos trabalhistas e ou políticos, o tom é avermelhado enquanto a luta pelo corpo vem retratada num tom mais rosado.

Na história do feminismo, existe uma tradição de dividir o movimento em ondas, a primeira onda foi a de luta pelos direito ao voto, que começous no fim do século  XIX.

O final da HQ resume muito bem, e mesmo que tenham se passado 150 anos, ainda temos muito por fazer. A edição brasileira ainda conta com um texto situando as brasileiras na luta, o que é um complemento bem legal depois do panorama mundial.



Por tudo isso, o livro é um ótimo presente para todos as mulheres que você convive, para que conheçam a história daquelas que já lutaram por elas, mas não deixe de fora os homens e os garotos, eles precisa se conscientizar que um mundo mais igualitário é bom para todo mundo.

Compartilhe!

4 comentários :

  1. Oiii ❤ Eu preciso dessa HQ! Eu simplesmente amei que as autoras abordaram nela as lutas das mulheres por direitos. Isso é tão importante, ainda mais numa sociedade como a nossa, que ainda tem o machismo intrinsecamente ligado a ela.
    É tão triste saber que as mulheres eram tidas como inferiores aos homens. Já nasciam sendo ensinadas a serem submissas, sem vontade própria.
    Gostei de saber que a forma de as autoras abordarem o tema é descomplicada.
    Seria bom se várias pessoas, principalmente mulheres pudessem fazer essa leitura, pois muitas ainda não entenderam qual é o real sentido do feminismo.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  2. Olá! Esse livro vai direto para minha lista de leituras! ♡ Adorei as autoras trabalharem um assunto tão importante como a luta das mulheres de maneira fácil de compreendermos.
    É tão importante que existam livros assim, eles mostram o poder de nós mulheres não ficarmos caladas, de lutarmos por direitos iguais, por uma sociedade justa. Temos muito o que aprender com essas mulheres, que ousaram e não baixaram a cabeça para uma sociedade tão machista.
    Com certeza vou querer fazer essa leitura! Obrigada pela indicação!
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  3. Que graça de HQ muito bom ver que as mulheres estão ganhando historias nos livros e em quadrinhos, é muito importante isso, assim muitas pessoas tem acesso a essaS historias que são maravilhosas, muitas lutas e conquistas, embora ainda se tem um longo caminho pela frente, claro que seria melhor ainda se esse tipo de tratamento às mulheres nunca tivesse existido.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já tinha visto esse HQ e lido resenhas em relação a ele, a forma de como é tratado a lutar das mulheres é incrível. Eu fiquei bem curiosa para ler e saber mais sobre ele. Não sou muito de HQ mas esse com certeza vale a pena.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei