01 julho 2019

[Coluna] Me diz aí #1... como é trabalhar em uma editora de quadrinhos?

Eu e Ludmila somos as loucas apaixonadas pelos quadrinhos que vocês sempre vêem por aqui, então temos um milhão de coisas para perguntar e descobrir sobre esse universo, sendo assim nada melhor do que perguntar para quem acompanha toda a cadeia de produção de quadrinhos em uma empresa que publica as histórias que tanto amamos! 


#TEAMSAGA 


Senhoras e Senhores..... como nossa convida #01 temos a Assistente Editorial da Devir; Sâmela Hidalgo !!!


Na bio do instagram da Samela encontramos as seguintes informações: 

🗯 Assistente Editorial - @DevirBrasil
🐈 Voluntária - @Catlandrescue
🛫 Manaus - SP
Ig - @SamelaHidalgo





ELB - Como você foi parar aí na Devir e / ou como escolheu sua carreira?

Sâmela- Larguei o 5º semestre da faculdade de arquitetura em 2013 lá em Manaus porque descobri que não era o que eu queria, e decidi mudar pra SP em 2015 pra estudar Produção Editorial (eu sou apaixonada por livros e queria muito trabalhar com isso), também sempre gostei de quadrinhos, mas nunca pensei em efetivamente trabalhar nesse nicho. A oportunidade de estar na Devir fez eu realmente me apaixonar por essa área específica e quero continuar fazendo carreira em edição de histórias em quadrinhos, onde me achei profissionalmente.
Uma amiga da faculdade trabalhava na Devir e foi morar nos Estados Unidos, então ela me indicou pra vaga dela. Fiz entrevista e fui contratada por causa de um diferencial: Eu tinha um canal sobre livros no youtube. Isso, por incrível que pareça, garantiu a minha vaga na editora.


Claro que fazemos serviço completo, quem quiser conferir o canal , rs aqui está!


ELB - Como assistente editorial você está envolvida em quase todos os campos de produção dos nossos tão amado quadrinhos, certo? Qual o projeto te dá mais aquela sensação de coração quentinho?

Sâmela- Certo. Muitas vezes estou envolvida na parte dos contratos, direitos autorais e na própria produção. Mas também estou envolvida na distribuição dos títulos para o Brasil todo, algumas vezes nos textos e/ou material de divulgação para imprensa e todo esse trabalho de marketing do quadrinho. 
A parte que mais gosto é do planejamento do projeto. O projeto do Dossiê Negro e do Liga 1898, que foram 2 projetos grandes e ousados e que deram muito trabalho. Tivemos que pensar nas páginas 3d, na produção do óculos 3d que ia dentro do Dossiê Negro, na capa do Liga 1898 que vira um tabuleiro, nos pôsters, nos cards e todo o material extra que foram dentro desses dois projetos. E também tivemos que pensar em como colocar tudo isso dentro das HQs. Então foi um trabalho demorado e que deu algumas dores de cabeça, rs. Mas quando ficou pronto deu um orgulhinho no coração de todos da equipe. Foi um trabalho realmente lindo!


ELB - Sempre vemos seus Stories sobre o setor aí na editora, sempre chegando primeiro ... como é seu ambiente de trabalho?

Sâmela - Eu gosto muito de mostrar meu dia-dia aqui na empresa no meu instagram. Mas não se enganem, eu nem sempre chego tão cedo. Hahaha. O ambiente é sempre muito descontraído aqui no setor editorial. A equipe inteira se dá muito bem e estamos sempre conversando sobre as novidades de quadrinhos nacionais e também internacionais, ou sobre séries, filmes e qualquer coisa da cultura pop. Todo mundo aqui é muitooo ligado nisso. Até rola empréstimos de quadrinhos. E também estamos sempre zuando uns aos outros e fazendo piadas e trocadilhos ruins, aqui ninguém perde essa chance. As pessoas dos outros setores dizem que dá pra escutar minha risada em cada andar do prédio. Esse é o espírito hahaaha.



ELB- Todo amante de livro já sonhou em trabalhar em uma editora, pensando em todos os quadrinhos maravilhosos que a Devir pública, você consegue ler o que mais gosta?

Sâmela - Eu tento! As vezes não consigo, e eu sofro. Sempre priorizo ler os nossos lançamentos primeiro, e as sequências da maioria. Mas aos fins de semana ou feriado me dou a liberdade de ler outras coisas. Estou em um momento viciada em mangás, então eu dedico meus fds à eles. E também acompanho algumas séries de livros que não abro mão, tipo Trono de Vidro, Game of Thrones (que estou relendo), Percy Jackson (que releio todos os anos), Rainha Vermelha, Artifícios das Trevas, Três Coroas Negras... E também sempre estou lendo as heroínas da Marvel que são meus xodós: Ms Marvel, Garota Esquilo, Ironheart, Miss América, Moon Girl, Spider Gwen, Capitã Marvel e etc. E x-men porque x-men nunca é demais! E também quadrinhos nacionais. Ai meu Deus, é muita coisa!


ELB - Qual seu top 5 de HQs (ou livros) da vida?

Sâmela- 1. Droga de Americana, Pedro Bandeira (foi o livro que fez eu me apaixonar pela leitura, então sempre vai ser o número 1)
2. Maus, Art Spiegelman (previsível, eu sei. Mas foi a hq que fez eu entrar na nona arte) Te entendemos totalmente e nós temos resenha aqui
3. Hibisco Roxo, Chimamanda Adichie. 
4. Demolidor, Frank Miller.
5. A lista Negra, Jennifer Brown. Temos resenha aqui


ELB - Claro que nem tudo são flores, qual a parte mais estressante do seu trabalho?

Sâmela - Prazos, rs. Sempre dão um leve ataque de ansiedade. E também ser a única mulher no setor. As vezes preciso fazer todos enxergarem algo que só uma mulher consegue enxergar, mas no final dá tudo certo.


Foi maravilhoso saber alguns detalhes desse mundo dos HQ. E você já conferiram as resenhas dos nossos quadrinhos favoritos da Devir SAGA e Lumberjanes? Espero que você tenham gostado tanto quanto a gente de descobrir mais um pouco sobre as pessoas por trás dos nossos amados livros, que a Sâmela e muitas outras profissionais que estão por vir sirvam de inspiração! Ousem, criem sua rede de apoio e conquistem o mundo !


Compartilhe!

9 comentários :

  1. AAAAAAAAAA *O* você fica e fala tão empolgada que me convenceu!!! ME AJUDAAAAA QUE EU VOU FALIIIIR

    ResponderExcluir
  2. Você me viciou em quadrinhos e agora eu quero toooodos!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã de quadrinhos, mas amei a entrevista rsrs todo leitor sonha em trabalhar com livros, não tem jeito rsrs
    Interessante que o canal de livros no youtube abriu as portas para ela
    Amei a entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Comecei a gostar de quadrinhos e de leitura depois que segui a Samela no Instagram.

    ResponderExcluir
  5. Oiii ❤ Gostei muito da coragem da Samila, pra largar a faculdade de arquitetura e ir trabalhar com algo que realmente gostava!
    O Dossiê deve ter ficado maravilhoso! Páginas em 3D, que coisa mais linda deve ser.
    Legal saber que a Samila também gosta de Percy Jackson, essa é a minha série do coração ❤
    Concordo que todo leitor já sonhou em trabalhar numa editora, se envolver com projetos literários...
    Amei a entrevista. Essa coluna já começou muito bem ❤

    ResponderExcluir
  6. Karina!
    Achei bem bacana essa nova parte do blog, porque saber mais sobre quem trabalhar em editoras e com HQs, é fascinante.
    Prazos realmente são problemas em todas as áreas, não é mesmo?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  7. Que legal essa entrevista e saber como é trabalhar em uma editora, deve ser uma correria daquelas, com lançamentos, prazos e tudo mais, mas deve ser prazeroso e gratificante quanto tudo está pronto. Das HQ que ela leu eu li Maus.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei essa pequena entrevista, eu já estou bem curiosa para conhecer mais sobre os quadrinhos que a editora publica. Eu não sou de ler, mas tentarei..Trabalhar em uma editora é sonho de todo leitor mas nem sempre é um mar de rosas né.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  9. Olá! Adorei saber mais sobre como é trabalhar em uma editora, sempre tive curiosidade acerca disso. Acho que todo leitor já sonhou em trabalhar com algo relacionado aos livros.
    Adoro quadrinhos, com certeza vou procurar mais sobre os da Devir, que parecem maravilhosos.
    Amei as séries de livros que a Samila acompanha, principalmente Percy Jackson! ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei