05 junho 2019

[Resenha] A Metade Sombria - Stephen King



Criar George Stark foi fácil. Se livrar dele, nem tanto. Há anos, Thad Beaumont vem escrevendo, sob o pseudônimo George Stark, thrillers violentos que pagam as contas da família, mas não são considerados “livros sérios” pelo escritor. Quando um jornalista ameaça expor o segredo, Thad decide abrir o jogo primeiro, e dá um fim público ao pseudônimo. Beaumont volta a escrever sob o próprio nome, e seu alter ego ameaçador está definitivamente enterrado. Tudo vai bem. Até que uma série de assassinatos tem início, e todas as pistas apontam para Thad. Ele gostaria de poder dizer que é inocente, que não participou dos atos monstruosos acontecendo ao seu redor. Mas a verdade é que George Stark não ficou feliz de ser dispensado tão facilmente, e está de volta para perseguir os responsáveis por sua morte.



Livro: A Metade Sombria || Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras || Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Anne
 Ano: 2019 || Gênero: Ficção, Suspense, Terror

Thad Beaumont é um escritor que vive com sua esposa e seus filhos na cidade de Castle Rock. Seus livros são considerados medianos, ou seja, não fazem tanto sucesso entre os leitores. Em contra partida, ele possui um pseudônimo, denominado George Stark. Com esse pseudônimo, ele escreve livros extremamente violentos e que são de grande sucesso, o que seria o oposto daqueles livros que levam seu nome.

Após a identidade de George Stark ser descoberta por um jornalista, Thad decide que não quer mais carregar esse pseudônimo, quer viver da venda dos livros que levam seu próprio nome. E antes que sua identidade seja revelada para todos, ele opta por “matar” George Stark, inclusive, realizam um funeral simbólico, como uma forma de encerrar o ciclo.

Pouco tempo após tal cerimônia, algumas mortes começam a acontecer e são estranhamente parecidas com as mortes causadas pelo protagonista dos livros sob o pseudônimo de George Stark. As pessoas assassinadas são todas conhecidas de Thad, além disso, as digitais dele são encontradas nas cenas dos crimes, levantando suspeitas e fazendo com que a polícia o investigue e fique na sua cola até que as coisas sejam esclarecidas.

Os pardais estão voando novamente.

A primeira edição deste livro foi lançada em 1989, após anos esgotado no Brasil, o livro foi relançado pela editora Companhia das letras pelo selo Suma. É escrito na melhor forma King, trazendo o medo através de coisas inesperadas e causando tensão até o final da última página.

Em todas as obras do autor podemos perceber que há uma parte dele ali, mas nesta obra, há um toque bem mais pessoal, pois o próprio Stephen King possuiu um pseudônimo (Richard Bachmann) que foi descoberto e posteriormente “morto” pelo próprio autor. Com esse pseudônimo, ele escreveu os livros considerados mais violentos e a partir daí surgiu a ideia para escrever A Metade Sombria.

Thad e Stark se mesclam até certo ponto, é como se de alguma forma um pudesse acessar os pensamentos do outro. Tanto que Thad sente medo por achar que está envolvido nos crimes, participando mesmo que indiretamente de toda aquela crueldade. Mas por terem essa ligação, Thad aos poucos vai entendendo o que pode estar acontecendo e é capaz de saber quais serão os próximos passos de Stark.

Não há tantos personagens na trama e a maioria não ganhou tanto destaque, mas Liz, esposa de Thad é uma personagem que me chamou bastante atenção. Mesmo como medo de todo o horror que estava presenciando, ela se mantém firme quando o assunto é defender seus gêmeos e fez tudo o que pôde até o último segundo para que eles ficassem em segurança.  

Sobre a escrita, não há muito o que dizer, é bem o estilo de King quando escreve terror: não poupa detalhes, criando mortes extremamente violentas e com muito sangue por toda parte. Nessa obra há um toque de mitologia, o que se torna muito interessante quando trazida para esse gênero. Também possui bastante do sobrenatural, e esse ponto gera certa dúvida no leitor, sobre se é realmente algo sobrenatural ou é tudo encenação?

A edição está belíssima, possui capa dura com detalhes em relevo, assim como os outros livros da coleção Biblioteca Stephen King. Para complementar, há um texto no final, onde o autor explica um pouco sobre como surgiu e findou seu próprio pseudônimo. Enfim, é uma obra imprescindível para os leitores que querem conhecer um pouco mais sobre a personalidade do mestre do terror. 

Compartilhe!

8 comentários :

  1. Quero ler, fiquei muito curiosa em saber o que esta acontecendo se é o próprio protagonista que esta causando as mortes ou tem outra pessoa por trás disso que leu seus livros, é bem intrigante, adoro sobrenatural deixa as historias mais sinistras. Não sabia que o autor teve um pseudônimo, que interessante. Não sabia que fazia tanto tempo assim que esse livro tinha sido lançado.

    ResponderExcluir
  2. Toda a história sobre esse livro é bem tenebrosa. O mestre King fez mais esse livro com base na sua própria história. Mas esse livro é muito assombroso. Não consigo nem imaginar como foi o desfecho, quem é quem afinal. Quero muito poder ler esse livro. Pelo o que já li, esse livro do King também deveria ter uma adaptação para o cinema.

    ResponderExcluir
  3. Oiii ❤ Ainda não li nenhum livro do Stephen King, apesar de ficar bem intrigada com vários de seus livros. O problema é que terror não é um gênero que me agrada muito.
    Uau, que trama intrigante! Nunca vi nada nem de perto parecido. Tô muito curiosa pra saber como o pseudônimo de Thad "cria vida", ou se é Thad que está por trás dos assassinatos. Isso é muito sinistro!
    Obrigada pela indicação ❤

    ResponderExcluir
  4. Olá! Acho que eu não conseguiria ler esse livro kkkk. Apesar de eu ter ficado bem curiosa acerca das mortes dos conhecidos de Thad e querer saber quem é o responsável por elas, acho que eu não teria coragem de ler essa obra, ela me parece violenta demais. Tenho curiosidade a respeito dos livros do Stephen King, mas terror está longe de ser um gênero que me agrade. Beijos!

    ResponderExcluir


  5. شركة تاج لتسليك المجاري بالقطيف 0551844053 ومكافحة الحشرات وخدمات التنظيف الشاملة من تنظيف للمنازل والفلل والشقق شركة تسليك مجارى بالقطيف
    وخدمات تنظيف المجالس والسجاد والموكيت والكنب بالقطيف وتقديم افضل الخدمات المنزلية شركة تسليك مجاري بالقطيفالشاملة ومكافحة النمل الابيض ورش الدفان
    وكافة خدمات الصيانة والمقاولات من سباكة وكهرباء وغيرها من الخدمات المنزلية بالقطيف . شركات تسليك مجارى بالقطيف
    شركة مكافحة حشرات بالقطيف
    شركة تنظيف منازل بالجبيل
    شركة تسليك مجارى بالجبيل
    شركة تنظيف منازل بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالقطيف


    ResponderExcluir



  6. الخدمات المنزلية بمدينة الدمام 0551844053 شركة تاج لخدمات التنظيف المنزلية وخدمة تسليك المجاري شركة تسليك مجارى بالدمامومكافحة الحشرات بالدمام
    وتشمل تنظيف المنازل والفلل والشقق وتنظيف السجاد والخزانات قسم خاص لاعمال الكهرباء والسباكة ومكافحة الحشرات ومكافحة النمل
    الابيض ورش الدفان بالدمام ارخص شركة تسليك مجارى بالدمام
    شركات تسليك مجارى بالدمام
    شركة مكافحة حشرات بالدمام
    شركة تسليك مجارى بالخبر
    شركة تسليك مجارى بالاحساء


    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse cara, é o cara. Eu estou desejando ler os livros deles. Eu tenho um em minha estante, louca para ler mas quando não sei.. Esse tem uma ótima premissa e com certeza tem mistério nessa trama.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. De todos os livros do King esse é um dos que mais quero ler!
    Adorei colocar esse pseudônimo na história e acho que o desenrolar vai ser muito surpreendente e cheio de mistérios!
    Assim que der lerei com certeza!
    Bjs

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei