07 maio 2019

[Resenha] Lumberjanes - Noelle Stevenson


 Lumberjanes é uma série em quadrinhos que acompanha as aventuras de cinco amigas que vão passar o verão num acampamento de escoteiros. Lá, elas se deparam com estranhas criaturas, fenômenos sobrenaturais e um mistério que terão que desvendar! Concebida originalmente como uma minissérie em oito partes, o título fez tanto sucesso nos Estados Unidos, que virou uma série mensal. Vencedora do prêmio Eisner (o Oscar dos quadrinhos) de Melhor Nova Série e de Melhor Série para Adolescentes, a história conquistou leitores de todas as idades e a aclamação da crítica, especialmente por ser uma HQ criada por mulheres e protagonizada por personagens femininas. Escrita por Noelle Stevenson (Nimona) e Grace Ellis, e desenhada por Brooke Allen, Lumberjanes é um a HQ genuinamente divertida!

Livro: Lumberjanes ||  Autor: Noelle Stevenson
Editora: Devir|| Ano: 2016 ||  Gênero:  HQ
 Classificação:  5 estrelas  ||  Resenhista: Karina

“Lumberjanes” é um quadrinho totalmente Girl Power feito por CINCO mulheres incríveis, entre elas está Noella Stevenson (autora de NIMONA). A intenção inicial nos Estados Unidos era fazer uma série com 8 volumes, mas “Lumberjanes” fez sucesso tanto de público quanto de crítica que as 8 primeiras fecham apenas o primeiro arco,agora já há outras publicações e pelo que parece continuará a ser publicada periodicamente.

A versão brasileira é publicada pela editora Devir e aqui temos apenas os três primeiros volumes e o material está tão incrível que nada mais justo que vocês viciarem comigo. A leitura desse volume foi tão gostosa e divertida que já me deixou ansiosa pelo próximo. A HQ conta com extras e ao final, algumas páginas onde várias ilustradoras foram convidadas para redesenhar a capa; por enquanto só resta pedir: #DEVIRTRAZLOGOORESTO.



Com um traço bem Cartoon e um ritmo acelerado, o plot traz cinco garotas (Jo, April, Mal, Molly e Ripley) com personalidades completamente diferente que estão em um acampamento só para garotas (Acampamento Senhorita Quinzella Thiskwin Penniquiqul Thistle Crumpet para Meninas da Pesada), e nesse grupo de escoteiras badass há aquelas medalhas a serem conquistadas e as aventuras se desenvolvem conforme essas medalhas são apresentadas. Vamos assim enfrentando muitos perigos e descobertas com as garotas.

Durante o desenvolvimento, elas precisam lidar com coisas sobrenaturais/fantásticas; lutam com raposas de três olhos, caem em cavernas secretas, resolvem anagramas e problemas numéricos, encontra Yets e no meio de tudo isso, recebem a mensagem “Cuidado com o Sagrado Gatinho”, tudo ao mesmo tempo que desenvolvem coisas típicas da adolescência.


Os diálogos são suaves, por conta da faixa etária das meninas. Elas estão em uma fase de descobertas, e por conta disso, algumas situações chegam a ser ingênuas, mas tudo é muito bem composto, rendendo várias risadas de quem lê.

Sororidade é uma palavra chave nesse quadrinho, mesmo que não seja intencional, além de fazer diversas referências a grandes personalidades americanas, como por exemplo, a primeira mulher aviadora afro-americana.

Esse primeiro volume tem apenas 4 capítulos: Distintivo Varei a Noite, Distintivo de Boa na Canoa, Distintivo Prova dos Nove e Distintivo Robyn Hood. Seguindo uma linha 'manual de escoteiros' cada capítulo traz uma abordagem divertida e fantástica ensinando diferentes lições a cada página.

A HQ já ganhou diversos prêmios, incluindo um Eisner, além de ter os direitos vendidos para adaptação cinematográfica, então o selo de coração quentinho está mais que garantido.


Compartilhe!

5 comentários :

  1. Karina!
    Adoro todo esse movimento Girl Power, principalmente nos livros e agora nos quadrinhos.
    Muito interessante como se juntam para enfrentar o sobrenatural e todas as criaturas fantásticas.
    Não li Nimona ainda e bem quero, como ese também.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Oi Karina,
    Por não ter o habito de ler quadrinhos toda indicação que recebo do gênero é uma grande novidade e sempre fico um pouquinho curiosa. Ver esse trabalho é muito interessante, não só por trazer protagonistas femininas como por ser escrita por mulheres. Adoro histórias sobrenaturais, mas nunca li nenhuma que se passasse em um acampamento de escoteiros e a união desses elementos combinam muito bem, tanto para cenário quanto para enredo. Achei os traços incríveis, pois são coloridos, mas com aquele fundo mais sombrio que combina com histórias sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante apesar de não ser adepta de quadrinhos. Gostei dos traços. Aliás, me lembraram um desenho, Coragem o Cão Covarde. kkkkkkk
    Hum dia ainda tento ler um quadrinho, quem sabe não comece por esse?

    ResponderExcluir
  4. Achei bem interessante por ser escrito só por mulheres e elas serem as personagens principais e adorei por ser colorido acho que fica bem melhor. Gosto quando inserem sobrenatural nas historias pra mim da um diferencial a mais, as ilustrações ficaram muito boas, só acho ruim, que HQ geralmente tem muitos volumes rs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    A historia desse HQ é meio que Halloween né. Adorei muito a historia e fiquei um tanto curiosa por ele, olha que não sou muito de ler HQ mas alguns até me agrada. Espero ler em breve!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei