02 abril 2019

Vamos falar sobre.... Dark Romance.



Esse é um gênero diferente, não muito popular ainda aqui no Brasil, pode deixar algumas pessoas desconfortáveis, mas, com certeza, tem histórias bastante intrigantes.

Fizemos uma pesquisa e vamos explicar do que se trata o gênero dark romance e dar exemplos de alguns livros lançados aqui e outros bem populares pelo mundo.

O gênero

Não há um consenso ao definir o gênero dark romance, o que pode se dizer é que é um subgênero advindo dos romances eróticos, e que tem características peculiares e muitas vezes perturbadoras, ao abordar temas pesados e ter protagonistas que vão contra o usual. Não há uma regra aqui e nem um limite sobre o que pode ou não ser utilizado nos dark romances. Temas como sequestro, abuso, vício em drogas, crime e tortura são apenas alguns exemplos do que podemos encontrar. Usualmente, uma mocinha ou mocinho se envolve com personagens de moral duvidosa e se vê em meio a situações perigosas e angustiantes.
Para ficar um pouco mais claro, daremos alguns exemplos de itens que estão presentes nos dark romances.

Anti-herói

É um protagonista oposto de herói, com características morais questionáveis e que muitas vezes, são inerentemente maus. Na maioria dos casos é difícil traçar a linha que separa os anti-heróis dos vilões, pois ambos possuem traços de maldade. Contudo, os anti-heróis têm sempre aprovação, seja por seu carisma distorcido ou por algum senso se humor sombrio, mas nunca são julgados como vilões por estarem do lado “certo” da história. 
Um exemplo é a mocinha que se apaixona pelo seu sequestrador ou também aquela que se apaixona pelo seu abusador. Em ambos os casos, o romance acontece com consentimento da protagonista, mesmo que seja um amor sombrio e cheio de características duvidosas.

Casos distorcidos de consentimento e desequilíbrio de poder 

Esse é um gênero que certamente explora e faz muito uso dos diferenciais de “poder” entre mocinho e mocinha, na maioria das vezes, em favor do mocinho (o anti-herói). Na vida real, não significa não. Mocinha drogada, casos de chantagem, casos de abuso e violência, tudo isso é um grande e definitivo não, mas aqui essa linha é bem mais distorcida. Em muitos livros de dark romance, o protagonista é tão sedutor que confunde até os leitores. Essa linha do moralmente questionável se altera e muitas pessoas se pegam pensando se aquilo é afinal aceitável ou não.
Quem aí já se apaixonou por um personagem cafajeste? Quem nunca, né?
Só que aqui nesse gênero, esses cafajestes vão um pouco além e bagunçam ainda mais essa linha do que é questionável. O que leva ao próximo item:

Tabus, injustiças e violência

Até onde podem ir essas histórias? Na real, não há um limite. Nos dark romances você pode encontrar desde violência contra animais até abuso infantil, e muitos outros casos. Geralmente é uma história tão bem feita pelo autor que te vê absorvido e envolvido com os personagens mesmo que eles tenham ações que vão contra tudo que você acredita e só depois você se dá conta que se viu torcendo por uma pessoa que cometeu atos tão questionáveis e muitas vezes deploráveis. São histórias intensas e que te fazem de fato mergulhar no personagem.

Redenção

Pode ou não acontecer no final do livro e aceitar se de fato o personagem se “redimiu” vai de cada um. 
O desequilíbrio de poder vai mudando ao longo do livro, a mocinha (que era completamente dominada) vai ganhando força e “caindo em si” ou até mesmo o anti-herói vai reconhecendo seus erros e cedendo esse poder à mocinha como forma de redenção. Não é regra, cada livro é um caso e, muitas vezes, o protagonista não procura de redimir de forma alguma, e a mocinha segue em frente ou aprende a viver dessa maneira distorcida. Depende do autor. Os personagens podem até mudar de fato, tornando-se pessoas melhores e passarem de anti-heróis para heróis ou, ainda, a mocinha pode se tornar igual ou pior que o cafajeste. São muitas possibilidades!

O que podemos dizer com certeza é que esse gênero vai te tirar da zona de conforto e proporcionará uma  leitura bastante diferente.

Preparamos uma lista de exemplos de dark romance para quem ficou curioso. E quem conhecer algum que não esteja nessa lista, fale aqui nos comentários!


A Dívida - Volume 1 - Nina G. Jone



Não sei onde estava com a cabeça quando contratei alguém para me atacar. Talvez estivesse entediada, solitária, ou então houvesse um vazio tão grande dentro de mim que eu precisasse de algo explosivo para preenchê-lo. Era para ser seguro. Emocionante. Uma forma de romper com a monotonia do cotidiano. Uma ilusão de perigo que desapareceria tão logo tudo tivesse terminado. Só que não foi assim. Eu estava em perigo desde muito antes de convidá-lo para entrar na minha vida. *** Minha missão estava quase completa. O desejo de vingança que fazia meu sangue ferver finalmente poderia arrefecer. Ela era a última peça desse quebra-cabeça. Quando a destruísse, todos que já me feriram teriam pagado suas dívidas. Era para ser rápido e fácil, mas assim que a encontrei, as coisas ficaram complicadas. Muito complicadas... Elogios a Debt: "Eletrizante. Comovente. Maravilhoso. Não é possível encontrar palavras capazes de descrever os sentimentos após terminar um dos romances mais fantásticos que já li." — Summer's Book Blog "São 4 da manhã. Acabei de concluir esse livro e não sei nem por onde começar. Fiquei a noite toda lendo. Tentei várias vezes fazer uma pausa, mas A dívida não deixou. Meu Deus, que história." — Fangirl Moments & My TwoCents Blog "Preciso de um tempo para terminar de processar a leitura, mas até o momento o que posso dizer é que ‘fenomenal’ não dá conta de descrevê-lo. Ele é REALMENTE incrível." — Sizzling Pages Romance Reviews.


DEPRAVADO - Autor : Jaimie Roberts
Deviant # 1 (Trilogia)


A maioria dos contos de fadas termina com um "felizes para sempre". Este não é um conto de fadas. Ele não é um príncipe encantado que vai levá-la em direção ao pôr do sol. Esta é uma história sobre traição, luxúria, desejo e, em última análise, vingança... E a vingança só pode conduzir a uma coisa. Tyler Ele era um estranho, meu visitante, a sombra no canto do quarto. Ele me perseguia, me observava, sabia tudo sobre mim. Mas tudo que eu podia fazer era sentar e esperar. Esperei que ele me visitasse, noite após noite. Ele estava se tornando o meu vício, meu desejo, minha obsessão. Ele conhecia cada centímetro do meu corpo, mas eu não sabia nada sobre ele. Ele se autodenomina Lótus e, tão maluco quanto possa parecer, acho que estou me apaixonando. Dean Eu queria pegá-la, possuí-la, dominá-la e arruiná-la. Eu queria violentá-la, agradá-la e consumi-la até que eu não pudesse sugar mais nada dela. Ela vai querer que eu a beije. Que a segure durante toda a noite para que ela tenha uma conexão comigo. Eu gostaria de fazer isso, quando ela me procurasse na escuridão. Ser aquele que satisfaz sua maior fantasia. Um estranho que foge para o quarto dela. Alguém que lhe dá o máximo prazer, mas também busca o seu maior sofrimento. A dor que ela nunca teve que suportar. A dor que irá corroê-la até que não haverá mais nada. Ela era a minha inimiga, eu era o seu lótus. E a vingança é uma merda.



Hunter - Andy Collins

Resultado de imagem para Hunter Acerto de contas Andy Collins


"RESGATE"
Foi a primeira palavra que ouvi quando os tiros cessaram.
"ELE ESTÁ FERIDO, TIRE-O DAQUI!"
Foi o que ouvi quando fui levado para cima.
"ARRANQUE ISSO DELE"
Foi a última coisa que ouvi antes de me render a escuridão.

Uma década depois e essas palavras ainda permeiam meus pensamentos.
Antes, elas me causavam medo, mas aprendi a lidar com ele.
Transformei o medo em ódio, em uma motivação. O combustível que precisava e a justificativa perfeita para a escuridão dentro de mim.
Hoje eu tenho um plano, e não vou desviar, nem que isso signifique silenciar a única voz capaz de acalmar os demônios na minha cabeça danificada.
Eles roubaram a minha vida, e não a quero de volta.
Meu único desejo é acabar com a deles.




Catfish - Linda Throsby




Katherine trabalha no setor imobiliário e está no auge da carreira, mas sua vida amorosa tem sido um desastre total. Namoro on-line pode dar certo para a maioria das pessoas, mas ela não é a maioria, e até agora não teve sorte.
Com o George será diferente?
George é um homem solitário que odeia mulheres que se pareçam com sua mãe. E Katherine é a cópia fiel dela. Ele precisa dela.
Lewis é o modelo mais famoso do Reino Unido. Ele teve um relacionamento sério há anos e saiu magoado. E desde então só procurou sexo casual. Agora quer sossegar, ter algo mais sério, mas ainda está descrente; até conhecer Katherine. É amor à primeira vista. Ele acha sua beleza e curvas perfeitas, sob medida para ele.
Quem vai ficar com Kate?


Prelúdio Sombrio - Tillie Cole (Série)

Resultado de imagem para preludio sombrio


Pecar nunca pareceu tão bom... Um encontro fortuito, que nunca deveria ter acontecido.

Muitos anos atrás, duas crianças de mundos completamente diferentes forjaram um laço inquebrável que mudaria suas vidas para sempre...

Salome conhece apenas uma maneira de viver: sob as regras do Profeta David. Na comuna que ela chama de lar, Salome não conhece nada além da sua rigorosa fé, nem a vida além da cerca; a cerca que a enjaula, mantendo-a presa em um círculo vicioso de tormento. Uma vida à qual acredita estar destinada, até que um evento horrível a liberta.

Fugindo da segurança de tudo o que conhecia, Salome é jogada no mundo exterior... Um mundo aterrorizante, cheio de pecados e incertezas; e nos braços de uma pessoa que ela acreditava que nunca veria novamente.

River 'Styx' Nash sabe da única certeza da vida — ele nasceu para usar um colete de couro. Criado em um mundo turbulento de sexo, Harleys e drogas, Styx inesperadamente se vê com o martelo do Hades Hangmen pesando sobre seus ombros, e tudo isso aos vinte e seis anos, para o deleite dos seus desafetos.

Atormentado pela impossibilidade de falar, Styx aprende rapidamente a lidar com seus inimigos. Punhos poderosos, uma mandíbula de ferro e a habilidade excepcional com sua preciosa faca alemã, lhe rendem a assustadora reputação de ser um homem que não deve ser incomodado no obscuro mundo dos MCs foras da lei. Uma reputação que mantém, com sucesso, a maioria das pessoas bem afastadas.

Styx tem uma única regra na vida: nunca deixar alguém se aproximar demais. É um plano ao qual se mantém fiel há anos, até que uma jovem é encontrada ferida no seu território... Uma mulher que lhe parece estranhamente familiar, uma mulher que claramente não pertence ao mundo dele, mas que ainda assim, Styx não consegue deixar ir...

Romance Dark Contemporâneo / New Adult.
Contém situações sexuais, violência, assuntos sensíveis e tabus, linguagem ofensiva e tópicos maduros. Recomendado para maiores de 18 anos.


Tem mais essa trilogia, que eu indico para quem quer ler um dark, mas não muito pesado.

Perverta-me: A Trilogia Completa -  Anna Zaires

Perverta-me: A Trilogia Completa por [Zaires, Anna, Zales, Dima]

Skoob || Amazon

Sequestrada. Levada para uma ilha particular.
Nunca achei que isso poderia acontecer comigo. Nunca imaginei que um encontro casual na noite do meu aniversário de dezoito anos mudaria minha vida tão completamente.


Agora pertenço a ele. A Julian. A um homem que é tão implacável quanto bonito. Um homem cujo toque me deixa em chamas. Um homem cuja ternura é mais arrasadora do que sua crueldade. 



Meu sequestrador é um enigma. Não sei quem ele é nem por que me sequestrou. Há uma escuridão dentro dele, uma escuridão que me assusta, mas que também me atrai. 



Meu nome é Nora Leston e esta é minha história.



Fontes: 01 e 02

Compartilhe!

Um comentário :

  1. Olá!
    Eu não li nada de romance Dark mas fiquei um tanto com vontade. Ainda mais por querer conhecer esse gênero. Talvez um dia consiga né!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei