07 março 2019

[Resenha] Turma da Mônica: Laços (Graphic MSP #2) - Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi




O Floquinho desapareceu. Para encontrar seu cachorro de estimação, Cebolinha conta com os amigos Cascão, Magali e Mônica e, claro, um plano “infalível".
Em Laços, os irmãos Lu e Vitor Cafaggi levam os clássicos personagens de Mauricio de Sousa a uma aventura repleta de emoção, lembrança e perigos.









Livro: Turma da Mônica: Laços || Série: Graphic MSP #2
Quadrinistas: Vitor Cafaggi, Lu Cafaggi
Editora: Panini Comics|| Ano: 2013 ||  Gênero:  HQ
 Classificação:  4 estrelas ||  Resenhista: Lud e Karina

Bora contar um pouco dessa coisa lindinha.  Esse e mais 2 HQ estavam aqui em casa há um bom tempo, e finalmente, resolvi ler.

Esse HQ faz parte do projeto Graphic MSP, que é "um projeto da Mauricio de Sousa Produções que consiste em histórias dos personagens do estúdio feitas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais. O nome vem do termo graphic novel. O projeto se originou da série MSP 50 - Mauricio de Sousa Por 50 Artistas, iniciada em 2009."


Uma coisa muito legal que vem em cada HQ dessa coleção é esse recado do Maurício, falando como que surgiu a ideia para a história em questão e como foi a escolha de qual quadrinista iria dar vida aos personagens. Então, antes mesmo de começar o HQ, você tem uma noção de como começou a história, e no final do livros, temos algumas imagens do processo de criação.   

Eu simplesmente achei que essa carta agregou ao livro, porque quem está acostumado em ler turma da Mônica já sente uma quenturinha no coração.  



“Mônica Laços” é o primeiro volume assinado pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Diferente das outras MSP já lançadas, nesse volume a história não está focada em um persoangem central, aqui temos a turma inteira reunida, todos os detalhes clássicos que nos fizeram suspirar na infância estão presentes numa versão de traço fino, delicado e apaixonante; o Cebolinha com seus cabelos clássicos de poucos fios ganha, nessa releitura, uma versão muito charmosa e o bairro do Limoeiro que já foi cenário de tantas aventuras, agora nos traz uma história no qual vamos nos apaixonar ainda mais por essa turma.

A história gira em torno do desaparecimento do Floquinho e como os quatro se juntam para encontrar o cãozinho perdido. Claro que essa procura se desdobra em muita aventura, algumas brigas com uma turma rival e uma noite acampados no parque com direito a vários sustos. Um enredo simples, mas que é regado de significado. 

Como o título diz, são os laços que você cria no decorrer da sua vida. E nessas poucas páginas podemos comprovar o quão profunda é essa relação entre a Turma da Mônica. Uma ligação que começou a ser construída desde que eram crianças, e apesar de um irritar o outro em vários momentos, na hora que você mais precisa, são eles que vão lhe apoiar através dos maus momentos.

E além desse parte, temos a importância dos animais na vida de cada pessoa, assim como na das crianças. É um sentimento tão puro que não tem como se emocionar, ainda mais com as imagens do tempo do Cebolinha bebê ganhando o Floquinho, até os dias de hoje, como os laços que formamos não são apenas com pessoas.   


Não posso deixar de falar desses traços maravilhosos. Desse colorido que dá vida ao HQ. Eu amoooo HQ coloridas, eu acho que ela te enche de alegria. Claro que nesse temos partes mais escuras, que refletem o ponto da história onde se pede tal coisa. Mas essa brincadeira de cores sempre conduz os sentimentos. Então muito parabéns para a dupla de irmãos Vitor e Lu Cafaggi. - Virei fã;


Pra mim Karina, a Hq ser colorida ou em P&B não faz tanta diferença na escolha da leitura, mas quando me deparo com o cuidado que os Caffagis tiveram é realmente um ponto a reverenciar, além de ser  bem fechadinho na ideia da Jornada do Herói. As cores e o traço realmente conversam entre si, mas o destaque da minha experiência de leitura fica nos desenhos, que representam as crianças na primeira infância, é uma carga de fofura que não dá para mensurar, é só amor !

Independente da idade, ou se você lia turma da Mônica ou não, eu recomendo muito essa leitura. É uma leitura singela, mas recheada de significados e que, claro, irá aquecer o seu coração sobre o que você irá levar para a vida toda, assim como os Laços que você faz são eternos. 



E para quem não sabe, dia  27 de junho de 2019 lança o liveaction baseado nessa história lindinha. Confira o trailer:



Compartilhe!

4 comentários :

  1. Que projeto maravilhoso, imagina a honra poder usar seus traços numa história contada pelo Mauricio e ainda por cima ser a turma da Monica. Eu acho lindo o jeito que a amizade é retratada pelo Mauricio, é realmente um laço onde a gente aprende com cada leitura e com essa não podia ser diferente. Floquinho é um querido, imagino a apreensão da turma para encontra-lo. Adorei, não leio muito hq mas turma da Monica é indispensável

    ResponderExcluir
  2. Lud!
    Mauricio de Sousa sempre foi um visionário e trazer esse projeto, proporcionando a outros quadrinistas mostrarem sua arte e com aval dele, é fenomenal.
    Já doeu meu coração de saudade dessas personagens tão amadas que me acompanham desde a infência.
    Já quero essa HQ.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Que emoção uma HQ assim, com esses personagens tão queridos que fizeram parte de muitas infâncias e ainda fazem, gostei que é colorida prefiro assim e é diferente, deve nos passar mensagens que nos leva a refletir, a amizade deles, apesar das brigas e esse carinho pelo floquinho, estou aqui suspirando só de imaginar essa leitura, vou querer assistir também não vejo a hora.

    ResponderExcluir
  4. Achei super maravilhoso o HQ, comecei a ler ontem e estou adorando é uma leitura super gostosa, e concordo com vc os HQ colorido deixou a historia bem mais viva na minha opinião, e cai entre nós quem nunca leu Turma da Monica kkkkk Enfim é um HQ maravilhoso que nos faz refletir o quanto devemos manter esses laços de amizade sem se importar com as circunstancias e dificuldades.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei