20 março 2019

[Resenha] Mônica: Força (Graphic MSP #12) - Bianca Pinheiro







Do alto de seus 7 anos, a Mônica enfrentará o maior desafio de sua vida. E não poderá ser na base da coelhada!










Livro: Mônica: Força  || Autor: Bianca Pinheiro
Editora: Panini Comics  ||Ano: 2016 || Gênero:  HQ
 Classificação: estrelas || Resenhista: Lud

As Graphics MSP são direcionadas ao público que cresceu lendo Gibi e agora acompanha a turma com a qual cresceu de um jeito mais subjetivo e profundo, não é que uma criança não consiga acompanhar a roteirização da história, mas com certeza, um adolescente ou adulto será atingido de maneiras bem diferentes. Independente do volume da MSP que você escolha, esse é um projeto onde as  histórias são revisitadas por jovens quadrinistas brasileiros, a elaboração do volume inclui os textos, roteiros e artes de pessoas que cresceram acompanhados por essas personagens.

As Graphics já estão no volume 12, mas como cada autor revisita um personagem diferente, criando uma história e abordando temas variados, os volumes podem ser lidos fora de ordem, é só escolher seu personagem favorito e se jogar.

O traço que cada ilustrador convidado traz para a história escolhida é muito único e se você já está familiarizado com o trabalho do autor como eu estava com o da Bianca Pinheiro (porque sigo o trabalho dela desde "Bear") é fácil de identificar as características de cada linha nos personagens com os quais já estávamos familiarizados!



“Mônica – Força”, é a primeira Graphic que conta uma história onde a Mônica é a protagonista principal. Nesse volume encontramos uma história muito sensível e revisitamos a baixinha, gorducha e dentuça mais amada de todas, numa aventura mais introspectiva do que costumávamos ver nos gibis.

A Mônica conhecida por sua força, vai enfrentar uma situação familiar que a força necessária nada tem a ver com força física (não importa quantas coelhadas ela queira dar) e qualquer pessoa capaz de sentir empatia não vai conseguir largar a história até a última página! Não quero entrar em muitos detalhes de como a Mônica lida com a situação que vive, para que não estrague a delicadeza de como o assunto é tratado, mas eu amei como a Bianca retratou a visão de uma criança de 7 anos que se vê no meio de uma situação tão dolorosa.

Os storyboards são muito bem escolhidos e além dos diálogos, os cenários também nos contam muito da história, para quem já conhece outros trabalhos da Bianca, encontra easter eggs na história, deixando tudo ainda mais fofo.


A edição pode ser encontrada em capa dura ou brochura e ao final da história tem um material extra que conta o processo de criação/experimentação dos traços até a edição final. Minha coleção conta com os exemplares em brochura porque na minha opinião é mais nostálgico com os almanaques que eu costumava ler, Bianca  foi uma ilustradora muito bem recebida pelo publico da MSP que foi convidada novamente a lançar mais um volume, que deve chegar em breve nas bancas e livrarias.

E se você, assim como eu, cresceu lendo gibis eu garanto que essas Graphics MSP são um ótimo material para se envolver, revisitar a infância e ter um canto muito especial na estante e criar o habito maravilhoso de se voltar ao mundo dos quadrinhos.

Compartilhe!

3 comentários :

  1. Lud!
    Esse projeto parece bem elaborado e que bom que traz histórias bem maduras dos nossos personagens favoritos.
    Adoro a Mônica e saber que aqui ela não poderá usar sua força/coelhada, mas terá de aprender a lidar com sua força interior devido a uma situação familiar difícil, é bem atrativo.
    Sem contar com os traços, achei lindos.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Que traços lindos, estou apaixonada. Um projeto muito interessante, trás um assunto doloroso mas numa ambientação mais infanto juvenil, de uma forma que o leitor sinta leveza lendo mesmo sendo um assunto pesado. Fiquei super curiosa para saber o que a mônica passou nessa história e quero muito ler!

    ResponderExcluir
  3. Que graça, uma fofura, os desenhos estão bem legais, adoro a Mônica, sempre lia os gibis, ainda não li nenhuma dessas Graphic e nem sabia que já eram doze uau. Curiosa com esse desafio da personagem e também em saber como ela vai resolver já que não pode ser na coelhada.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei