22 dezembro 2018

[RESENHA] Todas as pequenas luzes - Jamie McGuire

Novo livro da autora da série best-seller Belo Desastre.
Quando Elliott Youngblood vê Catherine Calhoun pela primeira vez, ele é apenas um garoto com uma câmera nas mãos que nunca viu algo tão triste e tão belo. Os dois se sentem excluídos e logo se tornam amigos. Porém, no momento em que Catherine mais precisa dele, Elliott é forçado a sair da cidade. Alguns anos depois, Elliott finalmente retorna, mas ele e Catherine agora são pessoas diferentes. Ele é um atleta bem-sucedido, e ela passa todo o tempo livre trabalhando na misteriosa pousada de sua mãe. Catherine ainda não perdoou Elliott por abandoná-la num momento difícil, mas ele está determinado a reconquistar a amizade dela ― e a ganhar seu coração. Bem quando Catherine está pronta para confiar outra vez em Elliott, ele se torna o principal suspeito em uma tragédia local.Apesar da desconfiança de todos na cidade, Catherine se agarra ao seu amor por Elliott. Mas um segredo devastador que ela esconde pode destruir qualquer chance de felicidade que os dois ainda têm.

Livro: 
Todas as pequenas luzes|| Autor: Jamie McGuire
Editora: Verus||Ano: 2018 || Gênero:  YA, Romance
 Classificação:  4 estrelas || Resenhista: Karina


Espero que você tenha pulado a sinopse e vindo direto para o texto da minha experiência de leitura, odeio quando a sinopse entrega demais, se meu primeiro contato com o livro tivesse lido a sinopse, talvez minha experiência não tivesse sido tão diferente; não que a sinopse vá te dar algum spoiler do que acontece, mas já te deixa com um pé meio atrás.

Eu me perguntei o que tinha acontecido com o cachorro e há quanto tempo ela morava naquela casa enorme que tomava conta do quintal inteiro e fazia sombra na rua toda e nas demais casas quando o sol se movia lá no alto. Senti certo incômodo por não saber se ela estava sentada no chão porque se sentia mais segura ali, com o cachorro morto, do que lá dentro.

Jamie McGuire já é conhecida no Brasil pelos livros dos irmãos Maddox, então obviamente a editora se vale disso para propaganda, MAS diminua aí um pouco das expectativas se você ama a história dos Maddox, porque o livro não tem nada daquela atmosfera; e se você não curtiu os primeiros livros da autora esse pode ser uma boa surpresa.

Com uma pegada mais YA, Elliot e Catherine se conhecem ainda bem novinhos, Elliot que ama fotografias vê Catherine num momento de fragilidade e mesmo sem se aproximar e se apresentar, não consegue tirar aquele momento da cabeça, como o garoto só passa o verão em Oak Creek, ele só se apresenta um tempo depois, logo eles ficam amigos e a amizades cresce ao mesmo tempo que somos apresentados aos problemas que cada um precisa enfrentar.

Eu me apaixonei por você naquele verão, Catherine. E continuei te amando depois.

Quando Catherine mais precisa de Elliot, o garoto é obrigado a deixar a cidade, ela se sente abandonada e ele desesperado por não ter podido ajudá-la; no último ano do ensino médio, ele volta a cidade agora para ficar de vez, mas eles já não são mais as mesmas pessoas de antes, enquanto ele é jogador do time de futebol da escola e popular, ela é calada, excluída e considerada a esquisita.

Disposto a entender o que aconteceu, Elliot além de tentar reconquistar a confiança de Catherine, precisa entender o porquê dos amigos estarem sempre falando mal dela pelas costas.

Mamãe e eu tínhamos contas a pagar, e isso implicava guardar os segredos das pessoas que andavam pelos nossos corredores. Se os vizinhos soubessem a verdade, não nos deixariam ficar.

Meu primeiro contato com a história foi via audiobook, assim que foi lançado lá nos Estados Unidos eu comecei a escutar. A princípio era apenas uma história tranquila de dois adolescentes que precisam se separar porque tem que lidar com problemas familiares, eu não estava dando muito crédito a história, não até que um plottwist aconteceu do NADA e me deixou sem entender se o que estava acontecendo era real, então voltei alguns capítulos porque pensei que tinha perdido alguma explicação, que não tinha entendido  alguma frase em inglês, mas não. O fato é que eu tinha entendido direitinho, aquilo estava realmente acontecendo, aquela era a história, aquele era o segredo.

Assim que o livro foi lançado em português, eu queria reler para saber se teria deixado passar alguma pista e cheguei à conclusão que mesmo que tivesse lido a história já em português eu não chegaria nem perto de acertar o que estava acontecendo.

A narração é dividida entre o Elliot e a Catherine em primeira pessoa o que contribui bastante para que nos concentremos no que está acontecendo daquele ponto de vista, deixando alguns aspectos de fora, muito provavelmente foi por isso que não me dei conta de para onde tudo isso estava caminhando e isso garantiu as sólidas 4 estrelas.

Apesar de focado neles dois e nos mistérios que a vida deles tem, ainda tem espaço para personagens secundários que aquecem o coração (sou total “Team” tios do Elliot), com espaço para discretas críticas ao preconceito racial, temas como abuso parental e bullying são abordados de um ponto que leva o YA quase a um trilher psicológico.

Só não dei 5 estrelas porque depois que entendi o que estava acontecendo, tudo aconteceu muito rápido, eu gostaria que tivesse sido mais explorado o desfecho, mas se você estiver procurando uma história com potencial para te surpreender essa pode ser uma ótima escolha, se você já leu me conta ai , você desconfiou do que estava acontecendo?

Compartilhe!

2 comentários :

  1. Gosto de ser surpreendida durante a leitura, fiquei muito curiosa em saber o que acontece, se quando for ler quero saber se vou perceber o que esta acontecendo ou não, parece ser intrigante esse livro, um mistério e adoro mistério, mas não gosto quando as coisas acontecem muito rápido não convence.

    ResponderExcluir
  2. A curiosidade que você sente querendo descobrir o que que acontece com os personagens no decorrer da história é o que faz com que a leitura seja boa ou não porque é nesse momento que a história tem que desenvolver e Tem que prender o leitor

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei