27 outubro 2018

[Resenha] A Batalha do Acampamonstro - Escoteiros & Monstros # 1 - Jim Anotsu



Na Ilha do Enforcado as coisas são um pouco diferentes. Lá, monstros convivem com pessoas, e ser um escoteiro é muito mais perigoso do que você pode imaginar. Mas Nemo e Louise estão acostumados com o perigo, e nem uma ameaça sinistra é capaz de fazer os dois irmãos conviverem de forma pacífica. Até que as situações em que ambos quase morrem parecem acontecer com uma frequência bem além do normal. Mas por que alguém iria querer matá-los?
Quando os irmãos e seus amigos são interceptados por uma fantasma assustada que afirma que eles correm perigo, Nemo, Louise e seus amigos precisam encontrar uma forma de impedir que algo maligno tome conta da ilha onde é sempre verão.



Livro: A Batalha do Acampamonstro|| Série: Escoteiros & Monstros # 1 
Autor: Jim Anotsu || Editora: Gutenberg
Ano: 2018 || Gênero: Aventura, Infantojuvenil, Literatura Nacional
 Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Lud
Aaaaa, vamos lá para mais um livrinho amor. Eu pedi esse livro pela capa, como a maioria dos livros da Nemo, eu não penso duas vezes, simplesmente adoro. E nesse não foi diferente, eu apenas fiz a confusão de olhar e pensar que seria HQ, e quando chegou aqui em casa, era um livro normal.

A história se passa na ilha do Enforcado, uma das cinco ilhas do Mar do Diabo, onde antes houve uma guerra contra o Rei Pálido e muitos perderam a vida, como os pais de Nemo e Louise, mas agora tudo está em paz. Nemo e Louise hoje vivem com a avó, e não sabem muita coisa sobre essa grande batalha, exceto que sua mãe foi uma grande heroína, mas, mais do que isso, eles desconhecem, e se depender da avó, nada saberão. Mas fazer o que, viver com a bruxa mais poderosa da ilha tem suas vantagens e desvantagens.  

Durante a semana, ambos passam os dias no Fim da Esperança - nome estranho para uma moradia, eu sei - e durante o final de semana, no acampamento, onde se reúnem todos os tipos de pessoas e monstros. Nemo é parceiro de Jujuba, uma zumbi. E sua irmã faz par com Enrolado, uma múmia CDF.

Em uma das missões do acampamento, eles acabam trombando com o fantasma de uma menina, que menciona a mãe deles e o fato de alguém querer matá-los, e o mais assombroso, é que um súdito do Rei Pálido está por trás de tudo. É claro que nossos fiéis escoteiros irão embarcar em uma aventura para descobrir mais sobre os pais, sobre a menina fantasma e, claro, descobrir quem é esse súdito e salvar todo a ilha do mal que todos pensavam estar erradicado



Eu adorei esse livro, fazia tempo que não lia o gênero infanto-juvenil. E algumas pessoas não gostam muito desse gênero, já que somos adultas, mas eu amo livros com personagens mais novos. Eu acho que foge da nossa realidade, traz aquela vida onde nem tudo era tão complicado, a única preocupação era brincar, ir na escola, entre outras coisas. E isso sempre me traz um sorriso no rosto, uma sensação muito boa de felicidade. 

Eu não conhecia o autor, apesar de ter alguns livros publicados, inclusive fora do Brasil. Mas quando fui pesquisar, estava literatura nacional, e eu olhava o nome do autor e ficava : certeza? Fui procurar e descobri um pouco mais sobre ele, inclusive que eu o vi na Flipop desse ano. 

A escrita é condizente com a faixa etária que se propõe atingir, mas não pense em diálogos rasos, pelo contrario, crianças têm uma forma totalmente própria de pensar que não tem como ser algo simples, mas uma coisa que me chamou atenção, foi a escrita correta. Alguns livros de crianças tendem a seguir a linguagem falada, e nesse não, é a linguagem culta, não que seja cheia de palavras complexas, mas não traz aqueles: tá, tô indo, e por aí vai. E isso foi um grande ponto positivo, pelo fato que a leitura influencia muito quem lê, ainda mais nessa idade.


Os personagens são ótimos, eu adorei o Nemo e a Louse, dois irmãos que brigam como cão e gato, mas se amam muito. Os personagens secundários são ótimos, engraçados, e claro, companheiros. Todos têm aquele senso de aventura e uma grande curiosidade que essa faixa etária apresenta, ainda mais quando se é escoteiro, e tudo isso rende uma grande aventura.

A construção da história traz aquela sensação de suspense, as pistas são colocadas e você tem que correr com os personagens para desvendar o mistério. E no final desse livro, temos um gancho para as próximas aventuras desse quarteto muito diferente.

No livro, tem imagens lindas de algumas cenas, então você lê, vira a página e lá está a cena retratada lindamente pelo André Dias. Fora isso, temos intercalado o jornal que a Jujuba escreve, e nele tem algumas coisas sobre como ser escoteiro, o que eles fazem e etc. Achei que isso foi ótimo para completar o enredo. E tem algumas frases separadas do texto principal, como se o Nemo tivesse colocado uma nota sobre o assunto. Muito amor.


Eu adorei o livro e indico para quem tem filhos nessa faixa etária, eu acho que deve chamar a atenção da criança e soltar a imaginação nas aventuras de Nemo e os monstros, que continuará no próximo livro.

Compartilhe!

4 comentários :

  1. Eu gosto do gênero infanto juvenil aparece muitos livros bons e é sempre bom relembrar esse tempo de criança. Achei interessante no acampamento eles viverem com monstros também, parece que a trama foi bem trabalhada com suspense e mistério que são um dos meus quesitos preferidos. Que bacana ter as cenas retratadas gostei disso assim fica fácil saber como são.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lud,

    O livro reúne elementos primordiais e o suficiente para manter o leitor vidrado.

    Afinal, é um longo caminho a ser percorrido nessa jornada do personagem. Enfim, é um enredo encantador.

    ResponderExcluir
  3. Lud!
    Já eu gosto demais de livros infanto-juvenis, porque geralmente são descomplicados, carregados de aventuras e embarcamos na 'viagem' de tudo que acontece com as personagens e é uma grande diversão.
    Adorei a dica, não conhecia.
    Uma boa semaninha!
    “O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.”(Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Oi Lud!
    Que graça esse livro, primeira vez que leio sobre ele, adorei a capa tbm, agora fiquei interessada em conhecer a história.
    Bjs!

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei