28 junho 2018

[Resenha] Sol em Júpiter - Lola Salgado




Sol Leão é uma famosa youtuber de Florianópolis. Apaixonada pela sua “juba”, que dá nome ao canal, a jovem mostra ao mundo seu estilo e sua vida perfeita em vídeos divertidos e calorosos. No entanto, a vida real pode ser um pouco diferente disso, e um jovem com o estranho nome de Júpiter aparece para balançar o mundo de Sol e questionar as certezas que ela achava que tinha.







Livro:   Sol em Júpiter || Autor: Lola Salgado 
Editora: Record||Ano: 2018 || Gênero:  Nacional, Romance
 Classificação:  5 estrelas || Resenhista: Renata



Às vezes, aquilo que se vê não é mesmo o que parece. E é uma das grandes lições que este livro que parece muito singelo vem a nos passar. 

Começamos conhecendo um pouco de Sol, que usou toda a sua luz para se salvar de uma adolescência complicada e tinha se consolidado como uma influenciadora digital, como alguém que tinha cada momento da vida extremamente calculado, editado para depois ser postado. Um retrato exato dos nossos tempos atuais. Algo não muito condizente com a maneira escorpiana e intensa de ser.

Sol pensa em cada detalhe da vida que edita para demonstrar aos seguidores o quão leve e espontânea sua vida é. Mesmo que seja em prol de alimentar cada vez mais as redes sociais 

Só que as estrelas querem bagunçar um pouco a sua vida e acabam colocando as pessoas necessárias nos momentos mais desnecessários.  Em um solavanco da vida de blogueira, Sol encontra Júpiter em uma situação um pouco embaraçosa e a partir daí, as estrelas vão se alinhando para que fiquem próximos cada dia mais. 

Mencionei que Sol tem um noivo? Não? Que vacilo. Sol tem um noivo, André, leonino, influenciador, tão amável pelas redes sociais, tão atencioso, aquele que comenta 'linda pft' em todas as fotos e não deixa que nenhum gesto que faça passe desapercebido. Quer ser notado, como o bom Leonino que é,  tão brilhante como ela na matéria de aparecer e parecer relevante, contudo não esqueçamos que muita luz também pode cegar. 

Júpiter já é mais aéreo, flutuante na essência porém com os pés no chão, tem valores diferentes, pensamentos e prioridades que não se assemelham com as de Sol. Tem objetivos definidos e a propensão de deixar os sonhos para depois em nome do bem maior, como um pisciano típico. Não deixa de sonhar, mas abnega sempre.

Em um alinhamento do sistema solar, o astro rei se sente cada vez mais atraído pelo maior planeta do sistema solar. A partir desse encontro, podemos acompanhar os percalços de Sol e Júpiter, as manobras de André e como tudo isso se encaixa nos planos astrais.


Podemos pensar no nosso comportamento nas redes sociais, nos ensaios que fazemos, nos passos milimetricamente calculado que nos impede de calçar até mesmo um sapato de gosto controverso. Valorizem os sapatos controversos, eles podem te levar para lugares incríveis.  Como o amor aparece nos momentos mais inoportunos e as coisas vão encaixando no seu devido lugar.

Não podemos deixar de citar que os assuntos trazidos neste livro são de interesse comum de grande parte do público adolescente e jovem, como bullying, relação pais e filhos e irmãos, carreira x necessidades urgentes, amor x cilada...e por aí vai. 

Admito que esse livro me surpreendeu positivamente, considerando que é relativamente curto e traz tanta coisa para gente pensar, como não conhecemos as pessoas de verdade, como até mesmo um estranho pode ser mais carinhoso do que o amor da nossa vida?

Que as estrelas guiem a leitura para um mundo de verdade, além dos filtros do Instagram e boa diversão. 

Compartilhe!

10 comentários :

  1. Oi, Renata.

    Acho que a trama criada, tem um pano de fundo bem construído, por colocar em cheque essa questão dos signos e bullying, mesmo que de forma, aparentemente, leve.

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!
    É a segunda vez que leio sobre esse livro e mais uma vez me pego surpreendida com a resenha, o enredo me parece trazer uma boa história, estou bastante ansiosa pra conhecer.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Se fosse julgar pela capa esse livro não chamaria minha atenção. Pelo conteúdo já digo o contrário, a personagem Sol parece estar vivendo bem com seu namorado leonino, e parece também ter superado os problemas da adolescência, mas através de um alinhamento no sistema solar tudo muda, aparece um Júpiter na história para balançar as estruturas desse namoro , a cara dos tempos atuais, deve ser bem interessante conhecer esse mundo onde tudo pode mudar.

    ResponderExcluir
  4. É uma leitura que deixa o leitor pensando sobre muitas coisas, principalmente em conhecer de verdade alguém muito próximo, acho que nunca conhecemos as pessoas de verdade, pois muitas vezes elas nos surpreende de forma negativa, e também sobre as redes sociais, que aparência é mais importante do que muita coisa, isso é o que acham, mas devemos ser nós mesmos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, é bom quando somos positivamente surpreendidos por uma leitura, tenho gostado cada vez mais das opiniões que vejo sobre esse livro e quero lê-lo com certeza, pelo que li na resenha aborda muitos temas importantes e faz criticas sociais bem colocadas com o momento em que estamos. Curti a resenha, espero poder ler também essa história logo logo ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá, confesso que a obra aparenta sem um compilado do que há de mais genérico no que se refere a premissas para o público infanto juvenil. Contudo, a mensagem de que a sociedade dá mais valor ao "editado" do que ao "sem efeito" é bastante interessante e com certeza rende boas reflexões. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Renata!
    Assim, não tenho costume de ler livros de youtuber, porque as experiências que tive, não foram muito boas, entretanto se o relacionamento de Sol e Júpiter é bem desenvolvido e ainda tem um drama no meio do caminho, acredito que dá para ler.
    Ainda mais com sua avaliação tão boa.
    Bom final de semana!
    “Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “ (Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  8. Olá! Conheci o trabalho da autora por meio de uma plataforma digital e gostei bastante do que acompanhei por lá, esse lançamento foi muito esperado por mim, afinal quero conhecer mais uma história que tenho certeza que vai me encantar.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Estou vendo muitos comentários positivos sobre esse livro, gostei muito da resenha e fiquei bastante interessada nessa historia, principalmente pelo tema que a autora trata, pois é um tema que está em evidencia, bem relevante, mas que é a primeira vez que vejo um livro falando sobre isso, fiquei curiosa para saber mais sobre Sol e Júpiter e irei ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito impressionada com essa leitura e a forma como os personagens se desenvolveram ao longo da história me cativaram ainda mais e me fez nutrir um amor incrível pela autora e o drama presente no livro realmente chamar a minha atenção

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei