Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no meio-oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de , no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, do futuro, de Deus, e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.
Livro: Retalhos || Autor: Craig Thompson
Editora: Cia das Letras ||Ano: 2009 || Gênero: Quadrinhos, Autobiografia
Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Amanda

Você acredita em Deus?
Há quem diga que política e religião não se discutem. Mas e quando a religião começa a afetar sua vida de forma significativa, limitando suas escolhas, gostos e te sufocando aos poucos?

Craig cresceu numa pequena cidade dos Estados Unidos, dentro de uma comunidade bastante religiosa. Desde pequeno, Craig gostava de desenhar e via-se um talento real em seus traços, mas esse talento era sempre observado de perto e muitas vezes criticado por sua família e pessoas da igreja por - segundo eles - não terem um conteúdo apropriado, que supostamente o afastaria de seus deveres e de Deus (ou do paraíso).
Desde criança vemos como toda a vida dele foi moldada ao redor das crenças religiosas. Quando o pequeno Craig sofre bullying na escola (entre outras coisas), ele mergulhava em seus sonhos e desenhos com Phil, seu irmão mais novo, para fugir daquela realidade que ele odiava. Até que em uma das aulas bíblicas. ele encontra refúgio na religião. Com a ideia de que algum dia todos aqueles momentos difíceis ficariam para trás, que um dia ele estaria no paraíso, vivendo feliz para sempre ao lado de Deus, Craig passa a se esforçar para alcançar o céu.
"Eu cresci me ESFORÇANDO para chegar àquele mundo...
... um mundo ETERNO...
... que acabaria com meu sofrimento PROVISÓRIO."

Mas o que é o paraíso, afinal?
Em uma das aulas bíblicas, os alunos devem definir sobre o que eles acham que farão no céu, quando finalmente estiverem ao lado de Deus. Alguns falam sobre jogar futebol, outros sobre esquiar e Craig fala sobre o que ele mais gosta de fazer: desenhar. Até então Craig sempre aprendera que o céu era um lugar perfeito, onde todos fariam aquilo que quisessem, aquilo que amassem... mas ele se surpreende quando toma conhecimento de que passaria a eternidade adorando e cantando para Deus, sem distrações terrenas, sem nunca se cansar e amando cada segundo porque estariam em constante estado de êxtase. Craig tenta contestar, dizendo que ele não sabe cantar e não gosta de fazê-lo, ao qual a "professora" responde que no céu, a voz dele seria perfeita e que não era possível louvar a Deus com desenhos, dando a entender que seria uma habilidade inútil no céu.
-- o que essa passagem do texto agregou? pq vc contou isso? É nesse ponto que ele começa a duvidar da religião?
Quando em um acampamento, Craig conhece uma jovem chamada Raina e se apaixona pela primeira vez, ele começa a questionar o que tinha sido lhe ensinado até então.

O livro é maravilhoso, eu fico muito contente que Craig nunca tenha desistido de desenhar por causa da igreja. Com um traço perfeito e uma sensibilidade única, ele retrata a vida de quem é criado nesse meio e sobre como devemos sim, acreditar em Deus. Respeitá-lo e amá-lo, mas não devemos aceitar tudo o que as pessoas impõem a nós. Afinal, Deus deu a cada um, uma vida, para que vivêssemos, não para tentar ensinar o caminho que os outros devem seguir.
E não quero criticar de forma alguma quem acredita ou segue as doutrinas à risca e faz tudo conforme a igreja ensina, mas a respeitar a escolha do outro, sem tentar fazer de alguém aquilo que ele não é, pois isso só nos afasta um dos outros... e às vezes até mesmo de Deus.

Oi, Nanda.
ResponderExcluirAcho que é normal, durante e depois de tanto tempo, o Craig querer voar no mundo à fora e fazer suas próprias escolhas.
Verdade, Daiane ^^
ExcluirEu amooo essa HQ, foi quando definitivamente descobri que curto HQ mais biograficas !! As paginas duplas sem duvidas me chamaram muito atenção . Habibi é ainda melhor que retalhos !
ResponderExcluirSerio, K? Eu amei Retalhos, então acho que vou gostar ainda mais de Habibi *-* <3
ExcluirFiquei curiosa em saber mais sobre essa historia, também acho que cada um deve viver sua vida sem essas imposições, deve ser uma leitura que nos deixa refletindo sobre o assunto e um incentivo para não desistirmos daquilo que realmente queremos e acreditamos.
ResponderExcluirExatamente, Maria. Para mim foi essa a mensagem que o livro me passou, de acreditar no seu potencial, até porque nada acontece apenas porque se deseja muito. A gente tem que ir atrás do que quer <3
ExcluirNanda que linda essa capa, gostei das ilustrações tbm, não conhecia o livro ainda, achei uma fofura, vou add aos desejados e torcer pra que surja uma chance de ler em breve.
ResponderExcluirBjs!
Tomara que você leia em breve, Aline. Ele é uma delícia *-*
ExcluirNanda!
ResponderExcluirEsse ano resolvi inserir os HQs e GRafic Novels nas minhas leituras e estou gostando muito.
Achei os traços em preto e branco deram mais evidência as cenas.
Leria esse livro tranquila.
Uma ótima semana!
“Moral é o que te faz sentir bem depois de tê-lo feito, e imoral o que te faz sentir mal.” (Ernest Hemingway)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Que bom, Rudy! É sempre bom ampliar nossas preferências literárias e conhecer novos universos.
ExcluirBjs <3
Oi Nanda!
ResponderExcluirQue história incrível, tão normal, foge das loucuras das HQs que já li.Muito bonito a relação dos irmãos ,que se distanciam com o passar do tempo, e os questionamentos sobre a religião, amei o desenho e o enquadramento, pois sinceramente as vezes fico tonta lendo quadrinhos. ..uma história de crescimento e amadurecimento.
Ele é bem claro mesmo, os traços limpos e fáceis de entender. Foi uma ótima experiência pra mim *-*
ExcluirAchei uma história linda, sua resenha foi muito explicativa para quem ainda não leu o hq, como eu. Essa história é toda atemporal, muitas pessoas vivem como o Craig e eu acho que na verdade Deus fala conosco sobre o que quer em nossa vida e não com o outros. Se Craig se sente bem desenhando esse foi o dom feito pra ele, e eu acho que ele pode tudo através de seus desenhos inclusive chegar ao paraíso
ResponderExcluirOi, Luana *-*
ExcluirPenso o mesmo que você, se Deus quer falar comigo então Ele deveria guiar a mim e não a outro que não tem nada a ver com a história, ne?! Muitas pessoas, infelizmente, acabam utilizando a fé dos outros maliciosamente :((
Li na minha época de ensino médio na biblioteca da escola. Simplesmente amei!!!
ResponderExcluirMaravilhoso mesmo, Ludmila! Também amei *-*
Excluir