13 maio 2018

[Coluna] 3 motivos para Ler Neil Gaiman


Bem-vindos ao mundo do fantástico Neil Richard Gaiman,  para o mais íntimos só Neil Gaiman! 
Neil aprendeu a ler aos 4 anos de idade e de lá para cá não parou de surpreender. Se ele já não é um dos seus autores favoritos continua lendo esse texto aqui e deixa eu te apresentar um mar de motivos para se entregar a mágica criada por ele.


Você pode até nunca ter lido algum livro dele, mas é praticamente impossível não ter se deparado com 2, 3 ou mais pessoas declarando o amor incondicional por diversas obras do autor Britânicos que agrada as mais diferentes pessoas e seus gostos literários. Neil Gaiman é um dos autores contemporâneos mais versáteis que estão vivos e produzindo. No Twitter é seguido por mais de 2,72 milhões de pessoas e no Instagram por 235 mil, além de ser casado atualmente com Amanda Palmer (o que fazem deles o casal que eu mais shippo atualmente).

Ser escritor é um trabalho muito peculiar: somos sempre nós contra uma folha de papel em branco e, muitas vezes, a folha de papel em branco ganha.

1 - Estilo literário



Neil Gaiman escreve tanto para o público adulto, quanto para o público infantil. Seus temas vão desde o sobrenatural, passando pelo clássico mitológico até os HQ’s no mundo dos mais Geeks; de romances a ensaios, e agradando até mesmo quem gosta de textos mais curtos como contos e crônicas incríveis.

Além de tudo isso, ele produz roteiros para tv como alguns episódios de Doctor Who; Ou suas obras são adaptadas para o cinema como é o caso de "Coraline", ou adaptado para a tv em forma de seriado como " Deuses Americanos".



2- Um autor de vários prêmios




Se fossemos enumerar todos os prêmios recebidos pelo autor provavelmente passaríamos meses aqui, mas dentre todas os principais prêmios estão:

- Nebula que é o todo ano pela Science Fiction and Fantasy Writers of America (SFWA) para romances de ficção científica ou de fantasia, neil Gaiman venceu esse premio com Deuses Americanos em 2003 e Coraline em 2004.

- Hugo Awards que é uma premiação tradicional do universo da ficção científica, Neil Gaiman ganhou mais de uma vez esse prêmio e um dos livros premiados foi : The Sandman: Overture Deluxe Edition melhor Graphic Novel em 2016 .

- John Newbery Medal que é um prêmio concedido anualmente a autores de destaque na literatura infantil com o Livro do cemitério lançado em 2008.

- Fantasy World Award em 1991 por Sandman - Sonho de uma Noite de Verão (parte do arco de histórias intitulado Dream Country).

Ps: Depois disso uma regra foi alterada, impedindo que quadrinhos concorram, ele é o único autor a receber este prêmio com um roteiro de histórias em quadrinhos.


3 - Seus títulos são amplamente publicados no Brasil.

Há uma infinidade de títulos que já foram traduzidos para o português, diversas editoras publicam o autor por aqui. Com edições comentadas, em capa dura, reeditadas e remodeladas o leitor que preza pelo detalhe em edições mais elaboradas tem motivo para comemorar.



- Para os amantes de “Sandman” (provavelmente a obra mais conhecida e aclamada do autor) a Panini lançou edições de colecionador que reúnem os arcos em 5 volumes definitivos. Ainda falando sobre Quadrinhos temos a recente adaptação de um conto lançado pela Companhia das letras que junta Neil Gaiman e os gêmeos brasileiros Fábio Moon e Gabiel Bá, além de titulos lançados pela Bertram Brasil e Fabrica 231 de colaborações do Gaiman com outros autores.





- A editora Intrínseca tem relançado uns títulos que estavam esgotados seguindo uma linha editorial onde as capas combinam entre si, além de trazer os mais novos lançamentos quase que simultaneamente com o que é lançado lá fora como foi o caso de “Mitologia Nordica” entre outros diversos contos e cronicas organizados em volumes temáticos como o " Alerta de Risco"






-  A editora Rocco tem as publicações mais voltada ao público infantil, apostando também nas adaptações para quadrinhos como recentemente foi lançado a versão em quadrinho de “O Livro do Cemitério”, além do reconto de contos de fada " A Bela  e a Adormecida" e o romance "Stardust" que foi adaptado para o cinema.




Compartilhe!

2 comentários :

  1. Até agora, o único livro dele que despertou o meu interesse foi "O Livro do Cemitério", principalmente a versão em HQ.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei