Amora sonha em ser escritora, e seu assunto favorito são as pessoas, principalmente os adultos – ela adora observá-los para tentar adivinhar seus segredos, como Michel... Todos os domingos ela observa o homem se embrenhar na floresta, desaparecendo por todo o dia. O que ele faz durante todo esse tempo? E por que parece tão triste quando retorna? Acompanhe Amora até o coração da floresta em sua primeira investigação.
Livro: Os Diários de Amora || Autor: Joris Chamblain e Aurélie Neyret
Série: O Zoológico Petrificado #1 || Editora: Nemo
Ano: 2017 || Gênero: HQ, YA
Classificação: 5 estrelas || Resenhista: Lud
Série: O Zoológico Petrificado #1 || Editora: Nemo
Ano: 2017 || Gênero: HQ, YA
Classificação: 5 estrelas || Resenhista: Lud

Esse livro foi lançado em dezembro de 2017, se não me engano, e eu estava namorando ele desde então. O que me chamou mais atenção foi o traço e o colorido, que são minhas características favoritas em um HQ. E ontem o livro chegou para mim, uma cortesia da editora, e agradeço imensamente, agora vou contar o que achei.
O livro conta a história de Amora, uma menina de 11 anos que sonha em ser escritora, então sua mãe a incentiva dando-lhe um diário, para que comece a treinar a escrita e liberar a imaginação. E é assim que o livro começa, com algumas páginas do diário da Amora, contando sobre a mãe, as amigas, sobre seu mundinho particular.

Em um dia comum, em sua casa na árvore com as amigas - Line e Érica - elas se deparam com um senhor saindo da floresta com uma lata de tinta e a roupa toda suja, em um arco-íris de cores. Como uma escritora em treinamento, sua mente se aguça com a curiosidade, e ela decide investigar o "Senhor Mistério".
Com a ajuda da senhora Desjardins, uma escritora que mora ao lado de sua casa, e a quem ela sempre está conversando, mesmo com o desgosto da mãe por tal coisa, Amora traça um plano de como começar a investigar e descobrir quem era esse senhor.

Após seguir o "Senhor Mistério", Amora descobre o que tanto ele vai fazer na floresta todo final de semana, e ela é surpreendida pela descoberta de um zoológico abandonado que ganha vida pelas mãos de um velho pintor, saudoso pelos tempos onde ali se encontravam os magníficos animais. Tocada com toda a história, Amora decide fazer algo sobre isso, e convoca os amigos para ajudar no seu plano de reabrir o zoo.

Devo começar a dizer que é minha HQ preferida, eu simplesmente não consigo explicar como os traços e a paleta de cor me conquistaram de uma forma que meu coração só enche de amor.
A história é maravilhosa, trás toda aquela curiosidade e senso de aventura que as crianças têm. Em como elas conseguem imaginar histórias incríveis para pessoas ou situações normais. Além disso tudo, trás uma inocência e felicidade que é impossível não se relacionar.

Os traços delicados exaltam a singeleza da Amora, da história, e a paleta colorida reflete muito em como uma criança vê o mundo.
A parte intercalada entre a história e as anotações de Amora trazem um realismo, uma forma de você enxergar como uma criança pensa. A caligrafia, os desenhos e as fotos coladas te trazem mais perto dela.
Na última páginas, nós temos uma parte dedicada ao leitor, para que ele pinte um animal com a Amora, e assim faça parte dessa história.

Estou esperando ansiosamente pelos outros livros da série. Ao todo são 5 livros, contando as aventuras da Amora.
Se você tem um pequeno em casa, eu aconselho esse livro. Ele permite dar asas à imaginação, conforme seguimos junto com Amora para desvendar um mistério, além de que é inserido sutilmente alguns valores a serem aprendidos, como respeito, amizade, sobre não mentir e muito, muito mais.
Não sei mais o que dizer do livro, apenas que eu A-m-e-i.

Lud que amor esse livro!
ResponderExcluirJá amei qdo comecei á ler sua resenha e tbm com essas ilustrações lindinhas, já qro!!
Vai para minha lista!
Bjs!!!
Oie Aline,
Excluire muito amor essa HQ, leia sim!! <3
Oi, Lud.
ResponderExcluirA Amora teve uma bela atitude em colocar tal plano em prática, trazendo assim, alegria para esse senhor, pois acredito que daí é que vem a tristeza do senhor....
O plano também acaba sendo em prol dos animais!
Já estou encantada com a história!
Oie Daiane,
ExcluirA Amora é uma menina muito linda, adorei a personalidade!
=)
Que graça, Amora é encantadora e muito esperta vai se dar bem como escritora, adorei ter mistério e esses valores que é para as crianças de todas as idades já irem dando valo a eles. As ilustrações são bem bonitas e gostei da letra, fiquei curiosa em ler, não conhecia.
ResponderExcluirOie Maria,
Excluirtire um tempinho para ler sim, porque vale muito a pena.
=)
Lud!
ResponderExcluirJá gostei porque me identifiquei com Amora, sou curiosa e adoro ficar observando as pessoas, suas reações, a forma como fala, etc.
E saber que é uma HQ meio que interativa, com traços lindos e uma protagonista doce, nem tem como não querer ler, né?
Desejo uma ótima semana e um mês abençoado!
“Ando no traçado do tempo a procura de mim mesmo até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista.” (Augusto Cury)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
Oiee,
Excluiracho incrível quando nos identificamos com uma personagem. Espero que tenha uma oportunidade de ler.
=)
Ai meu deusssss que livro fofooooo! QUERO! Super colorido, com uma história leve pra ler numa sentada e o melhor é que a personagem quer ser escritora (me identifiquei).
ResponderExcluirOie Eduarda,
Excluiré muito amor essa HQ, espero que goste quando ler.
Oi Lud!
ResponderExcluirAdorei os desenhos do HQ e a história também. Gosto quando os personagens são narrados por crianças e você consegue sentir toda aquela pureza existente dentro delas.
Viver as aventuras de Amora com certeza deve ser uma experiência maravilhosa!
Bjs
Oie Catarina,
Excluireu amo livros de crianças, e quando é em HQ é melhor ainda!
=)
Que curioso esse livro, para crianças de todas idades eu diria, encantada com a resenha,e além do desenho lindo as cores outonais são incríveis, dá vontade de ter para ler e admirar sempre.Muito bom.
ResponderExcluirOi Lud.
ResponderExcluirAh, quanto amor em um só livro não é? Mesmo não sendo fã de hq's eu amei essa, e como você, amo os traços todos coloridos, e ainda mais sabendo que tem partes do diário da garota. Espero que as próximas revistas sejam tão gostosas de ler como essa!
Beijos