02 abril 2018

[Resenha] Os Diários de Amora - Joris Chamblain e Aurélie Neyret





Amora sonha em ser escritora, e seu assunto favorito são as pessoas, principalmente os adultos – ela adora observá-los para tentar adivinhar seus segredos, como Michel... Todos os domingos ela observa o homem se embrenhar na floresta, desaparecendo por todo o dia. O que ele faz durante todo esse tempo? E por que parece tão triste quando retorna? Acompanhe Amora até o coração da floresta em sua primeira investigação.





Livro: Os Diários de Amora || Autor: Joris Chamblain e Aurélie Neyret
Série: O Zoológico Petrificado #1 || Editora: Nemo
Ano: 2017 || Gênero:   HQ, YA
 Classificação: 5 estrelas || Resenhista: Lud


Esse livro foi lançado em dezembro de 2017, se não me engano, e eu estava namorando ele desde então. O que me chamou mais atenção foi o traço e o colorido, que são minhas características favoritas em um HQ. E ontem o livro chegou para mim, uma cortesia da editora, e agradeço imensamente, agora vou contar o que achei. 

O livro conta a história de Amora, uma menina de 11 anos que sonha em ser escritora, então sua mãe a incentiva dando-lhe um diário, para que comece a treinar a escrita e liberar a imaginação. E é assim que o livro começa, com algumas páginas do diário da Amora, contando sobre a mãe, as amigas, sobre seu mundinho particular. 



Em um dia comum, em sua casa na árvore com as amigas - Line e Érica - elas se deparam com um senhor saindo da floresta com uma lata de tinta e a roupa toda suja, em um arco-íris de cores. Como uma escritora em treinamento, sua mente se aguça com a curiosidade, e ela decide investigar o "Senhor Mistério".

Com a ajuda da senhora Desjardins, uma escritora que mora ao lado de sua casa, e a quem ela sempre está conversando, mesmo com o desgosto da mãe por tal coisa, Amora traça um plano de como começar a investigar e descobrir quem era esse senhor. 


Após seguir o "Senhor Mistério", Amora descobre o que tanto ele vai fazer na floresta todo final de semana, e ela é surpreendida pela descoberta de um zoológico abandonado que ganha vida pelas mãos de um velho pintor, saudoso pelos tempos onde ali se encontravam os magníficos animais. Tocada com toda a história, Amora decide fazer algo sobre isso, e convoca os amigos para ajudar no seu plano de reabrir o zoo.



Devo começar a dizer que é minha HQ preferida, eu simplesmente não consigo explicar como os traços e a paleta de cor me conquistaram de uma forma que meu coração só enche de amor. 

A história é maravilhosa, trás toda aquela curiosidade e senso de aventura que as crianças têm. Em como elas conseguem imaginar histórias incríveis para pessoas ou situações normais. Além disso tudo, trás uma inocência e felicidade que é impossível não se relacionar. 



Os traços delicados exaltam a singeleza da Amora, da história, e a paleta colorida reflete muito em como uma criança vê o mundo.

A parte intercalada entre a história e as anotações de Amora trazem um realismo, uma forma de você enxergar como uma criança pensa. A caligrafia, os desenhos e as fotos coladas te trazem mais perto dela.

Na última páginas, nós temos uma parte dedicada ao leitor, para que ele pinte um animal com a Amora, e assim faça parte dessa história. 


Estou esperando ansiosamente pelos outros livros da série. Ao todo são 5 livros, contando as aventuras da Amora. 

Se você tem um pequeno em casa, eu aconselho esse livro. Ele permite dar asas à imaginação, conforme seguimos junto com Amora para desvendar um mistério, além de que é inserido sutilmente alguns valores a serem aprendidos, como respeito, amizade, sobre não mentir e muito, muito mais. 

Não sei mais o que dizer do livro, apenas que eu A-m-e-i. 


Compartilhe!

14 comentários :

  1. Lud que amor esse livro!
    Já amei qdo comecei á ler sua resenha e tbm com essas ilustrações lindinhas, já qro!!
    Vai para minha lista!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline,

      e muito amor essa HQ, leia sim!! <3

      Excluir
  2. Oi, Lud.

    A Amora teve uma bela atitude em colocar tal plano em prática, trazendo assim, alegria para esse senhor, pois acredito que daí é que vem a tristeza do senhor....

    O plano também acaba sendo em prol dos animais!

    Já estou encantada com a história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Daiane,

      A Amora é uma menina muito linda, adorei a personalidade!

      =)

      Excluir
  3. Que graça, Amora é encantadora e muito esperta vai se dar bem como escritora, adorei ter mistério e esses valores que é para as crianças de todas as idades já irem dando valo a eles. As ilustrações são bem bonitas e gostei da letra, fiquei curiosa em ler, não conhecia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria,

      tire um tempinho para ler sim, porque vale muito a pena.

      =)

      Excluir
  4. Lud!
    Já gostei porque me identifiquei com Amora, sou curiosa e adoro ficar observando as pessoas, suas reações, a forma como fala, etc.
    E saber que é uma HQ meio que interativa, com traços lindos e uma protagonista doce, nem tem como não querer ler, né?
    Desejo uma ótima semana e um mês abençoado!
    “Ando no traçado do tempo a procura de mim mesmo até hoje não sei quem sou, mas sou um caminhante e não um conformista.” (Augusto Cury)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA ABRIL – ANIVERSÁRIO DO BLOG: 5 livros + vários kits, 7 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee,

      acho incrível quando nos identificamos com uma personagem. Espero que tenha uma oportunidade de ler.

      =)

      Excluir
  5. Ai meu deusssss que livro fofooooo! QUERO! Super colorido, com uma história leve pra ler numa sentada e o melhor é que a personagem quer ser escritora (me identifiquei).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Eduarda,

      é muito amor essa HQ, espero que goste quando ler.

      Excluir
  6. Oi Lud!
    Adorei os desenhos do HQ e a história também. Gosto quando os personagens são narrados por crianças e você consegue sentir toda aquela pureza existente dentro delas.
    Viver as aventuras de Amora com certeza deve ser uma experiência maravilhosa!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Catarina,

      eu amo livros de crianças, e quando é em HQ é melhor ainda!
      =)

      Excluir
  7. Que curioso esse livro, para crianças de todas idades eu diria, encantada com a resenha,e além do desenho lindo as cores outonais são incríveis, dá vontade de ter para ler e admirar sempre.Muito bom.

    ResponderExcluir
  8. Oi Lud.
    Ah, quanto amor em um só livro não é? Mesmo não sendo fã de hq's eu amei essa, e como você, amo os traços todos coloridos, e ainda mais sabendo que tem partes do diário da garota. Espero que as próximas revistas sejam tão gostosas de ler como essa!
    Beijos

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei