08 março 2018

[COLUNA] EU INDICO: Histórias protagonizada por Mulheres



Para comemorar o dia Internacional da mulher resolvemos listar aqui 5 historias protagonizadas, criadas, dirigida por mulheres que todos deveriam conhecer ! Lembrem-se: Nós queremos mais que flores, queremos respeito e não só no dia 08, queremos o ano inteiro !

Começamos nossa indicação com um filme que provavelmente ainda esteja em cartaz em alguns cinemas e que reflete muito a cena atual dos movimentos em Hollywood como o Time's up em tradução livre: "O tempo acabou", movimento criado contra o estupro e assédio onde mulheres tem pedido respeito, reconhecimento:


1- "Lady Bird: A Hora de voar"  é um filme indicado a 5 categorias do Oscar de 2018, incluindo a categoria de melhor filme do ano, melhor diretor ,melhor atriz , melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro original. Até hoje apenas 5 mulheres foram indicadas ao Oscar na categoria de melhor direção, mais do que uma diretora mulher " Lady Bird" traz uma garota adolescente e seus dilemas/ conflitos como história central.

Sinopse: Christine McPherson está no último ano do colégio e o que mais deseja é ir fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, ideia rejeitada por sua mãe. Lady Bird, como a garota de forte personalidade exige ser chamada, não se dá por vencida e leva o plano de ir embora adiante mesmo assim. Enquanto a hora não chega, ela se divide entre as obrigações estudantis no colégio católico, o primeiro namoro, típicos rituais de passagem para a vida adulta e inúmeros desentendimentos com a progenitora.


2- Um documentário/ filme de 2015 : "Malala" é vencedor do Emy Especial Individual em Animação que disponível na Netflix que conta a história da jovem Paquistanesa de mesmo nome que foi baleada por defender os direitos da educação de garotas no país em que vivia.

A jovem garota foi vencedora do prêmio Nobel da paz em 2014, discursou na ONU após o atentado, não se calou após inúmeras ameaças, já teve sua história contada num livro publicado  no brasil pela editora Companhia das Letras além de uma versão infantil para crianças.

Hoje Malala faz faculdade na Inglaterra e mantem uma ONG que dá voz  e educação a garotas por várias partes do mundo, para conhecer mais acesse Malala Fund .






3- O filme "As Sufragistas" é quase uma aula que todos deveriam assistir, lançando em 2015, também está disponível na Netflix e conta com Elena Bonhan Carter, Meryl Streep no elenco. Sem dúvida, esse é um filme dramático que nos faz repensar o quanto já conquistamos e o quão longa ainda é a caminhada para obtermos direitos iguais.

Sinopse:O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.





4- O próximo filme também está na plataforma de stream que tanto amamos, esse post pode até parecer patrocínio da Netflix (mas juramos que não é publi).
"Frida" é mais que uma fantasia que bombou nos últimos carnavais o filme/ documentário biográfico de 2002 é vencedor de Oscar e nos traz a história de vida de uma pintora Mexicana muito famosa.

Sinopse: Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.





What Happened, Miss Simone? Um original Netflix de 2015 um documentário sobre a vida da lenda Nina Simone, uma cantora, pianista e ativista dos direitos civis rotulado a "sacerdotisa da alma". 

Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2016 contem gravações inéditas e imagens raras de arquivos junto com as musicas mais populares da voz inconfundível; dona da frase: “Quando faço um show, quero abalar de tal forma as pessoas que elas saiam do local em pedaços”. não podia ficar de fora dessa lista !



Bônus:  Para finalizar, eu queria indicar músicas/cantoras que empoderam mulheres, mas resolvi colocar a foto da Sia antes para enaltecer como ela tem lidado com certos embustes que aparecem pelo caminho dela, enquanto fazia esse post, lembrei de um episodio que aconteceu no twitter, onde um fotografo anunciou a venda de uma foto da Sia nua. Inteligente, linda e bafônica como sempre, Sia tratou de responder da melhor maneira possível :


“Alguém está aparentemente tentando vender fotos nuas minhas para os meus fãs. Guarde seu dinheiro, aqui estão elas de graça. Todo dia é Natal!”, escreveu a cantora" (confira aqui o tweet da maravilhosa). Contado o episodio de como lacrar com a Sia vamos as músicas :
  • Run the World – Beyoncé
  • Slut Like You – Pink 
  • Tô Na Luta – Karol Conka
  • Hard Out Here – Lily Allen

Espero que tenham gostado das indicações e óbvio não deixem de compartilhar aqui quais as indicações sejam elas músicas, livros, filmes, séries, vamos espalhar sororidade por ai! 

Definição de Sororidade: Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

Compartilhe!

Um comentário :

  1. Oi, Karina.

    Esses filmes no qual tem a mulheres à frente, mostra uma pequena parcela tendo a mulher como destaque, seu trabalho idealizado e de uma certa forma, reconhecidos.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei