27 dezembro 2017

[Resenha] A Luneta Âmbar - Fronteiras do Universo #3


Em todos os universos, forças se reúnem para tomar um lado na audaciosa rebelião de lorde Asriel contra a Autoridade. Cada soldado tem um papel a desempenhar – e um sacrifício a fazer. Feiticeiras, anjos, espiões, assassinos e mentirosos: ninguém sairá ileso. Lyra e Will têm a tarefa mais perigosa de todas. Com a ajuda de Iorek Byrnison, o urso de armadura, e de dois minúsculos espiões galivespianos, eles devem alcançar um mundo de sombras, onde nenhuma alma viva jamais pisou e de onde não há saída. Enquanto a guerra é travada e o Pó desaparece nos céus, o destino dos vivos – e dos mortos – recai sobre os ombros dos dois. Will e Lyra precisam fazer uma escolha simples, e a mais difícil de todas, com consequências brutais. A luneta âmbar é o último livro da trilogia Fronteiras do Universo, que teve início com A bússola de ouro e A faca sutil. Uma conclusão emocionante, que leva o leitor a novos e fantásticos universos.


Livro: A Luneta Âmbar  ||  Autor:  Philip Pullman
Editora: Suma de Letras || Ano: 2017 ||  Gênero: Aventura, Fantasia, Infantojuvenil 
Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Amanda

Skoob Editora | Compre
Resenha livro 01, 02


“... porque ele é o Will.”

E chegamos ao fim dessa trilogia maravilhosa. Como sempre com aquela sensação triste de que acabou rápido demais.

No livro anterior tivemos altas emoções, e em Luneta âmbar não foi diferente. Fiquei surpresa porque pude ver muitos personagens com outros olhos e constatar que ninguém foi completamente bom ou completamente mau, todos estão vivendo de acordo com seus próprios interesses. E não fazemos isso mesmo?

Nossa querida Lyra foi apanhada e sequestrada pela bela senhora Coulter e é mantida em uma caverna, sempre adormecida através de uma poção. Will tem a chance de seguir em frente, encontrar lorde Asriel e ajudar na batalha final, conforme o desejo de seu pai. Mas ele escolhe ir atrás de Lyra. Aliás, escolher é a palavra errada; ele simplesmente não cogita a ideia de ir sem ela. Baruch, o anjo encarregado de acompanhá-lo até as forças de Lorde Asriel, fica indignado, mas permanece firme ao lado do menino, fingindo ser seu Daemon para evitar suspeitas.

Enquanto é mantida em estado de “transe” induzido pela poção, Lyra tem visões de seu melhor amigo morto, Roger. Através dos sonhos, pode sentir seu medo e ter conversas entrecortadas com a criança, descobrindo que os mortos estão presos em algum lugar, e não descansando como seria suposto.

Enquanto isso, Serafina Pekkala vai até o líder dos ursos Iorek Byrnison lhe contar as más notícias, mas o urso também tem outras preocupações. O gelo está desaparecendo e os ursos polares estão encontrando cada vez mais dificuldade para conseguir alimentos, de forma que o líder dos ursos decide tentar guia-los para o sul, onde teriam maior chance de sobreviver. 

"Apenas venha atrás de mim. Se não puder enxergar, ouça. Se não puder ouvir, sinta."

Enquanto isso, um ramo da Igreja – o tribunal consistorial - descobre detalhes da profecia com relação à Lyra, pois eles também possuem um leitor de aletiômetro (embora não tão talentoso quanto Lyra). Através da leitura, ele é capaz de descobrir detalhes sobre a sua localização e enviar padre Gomez para encontrar e matar a criança, antes que a profecia tenha chance de se cumprir.

Mary Malone, a cientista que ajudou Lyra antes, continua sua jornada através das janelas para outros mundos que encontra, sempre fazendo a leitura do I Ching, que funciona mais ou menos da mesma forma que um aletiômetro, embora as mensagens sejam menos claras. Ela sabe que deve encontrar a menina, e uma força misteriosa assegura de que a protegerá durante a jornada. Finalmente, Mary encontra os Mulefas. À primeira vista, eles parecem simples animais, com trombas, e passariam despercebido se não andassem com rodinhas presas às patas. Um bando de animais andando de rodinhas. Se não fosse toda a estranheza que havia vivido até ali, Mary não seria capaz de acreditar no que estava acontecendo, mas era real. Aquelas seres eram dotados de inteligência e conseguiam se comunicar. Assim, a cientista, aos poucos, estabelece uma amizade com os pacíficos animais e descobre mais sobre seus costumes.

Lorde Asriel continua os preparativos para a grande batalha contra a Autoridade, reunindo seus exércitos, quando recebe notícias de que a Igreja está atrás de Lyra, manda ajuda de seu exército para salvá-la e trazê-la e ao menino portador da faca sutil, para batalhar ao seu lado.

Will continua sua busca por Lyra e no caminho encontra o famoso urso e amigo da garota de quem ela tanto falara. Ali, o garoto conquista sua confiança e juntos eles partem para salvar Lyra. No entanto, os inimigos vêm de todos os lados e todos querem a menina da profecia. Mas uma perigosa viagem ao reino dos mortos pode vir a ser o fim de sua jornada. 

"O vulto da morte coçou a cabeça e levantou as mãos espalmadas, mas nada seria capaz de deter as palavras de Lyra, nada poderia desviar ou diminuir seu desejo, nem mesmo o medo: ela tinha visto coisa pior que a morte, afirmava, e de fato, tinha."

Repleto de emoções, A Luneta Âmbar vem nos trazer o fim dessa jornada cheia de altos e baixos, das visões de diferentes personagens no decorrer da história. Mas não fiquem muito tristes, esse ainda não é o fim. Philip Pullman recentemente voltou a escrever uma nova história que acontece dentro desse universo e vai nos contar a história do que houve antes do nascimento de Lyra. Já estou ansiosa!


Apesar de ser uma história diferente, os fãs de Fronteiras do Universo vão reconhecer muito do mundo e dos personagens que povoam La Belle Sauvage. Enquanto o protagonista, Malcolm, se envolve em uma assustadora aventura para tentar salvar a pequena Lyra das garras do Magisterium, outros mistérios e vilões surgem para complementar a trama que já conhecemos tão bem.
“Sempre quis contar a história de como Lyra acabou morando na Faculdade Jordan. Este livro e o próximo cobrem dois momentos da vida dela: partindo bem do início e retornando vinte anos depois. Quanto ao terceiro livro, ainda é segredo.” – Philip Pullman

Compartilhe!

10 comentários :

  1. Já tinha ouvido falar deste livro, mas infelizmente ainda não tive oportunidade de adquiri-la, no entanto a obra me chama a atenção pelo cenário, e ambiente com que a trama e desenvolvida, cheio de altos e baixos, fazendo com que seja uma leitura muito agradável. Acredito que os fans ficaram felizes em saber que terá um novo livro, e que não acaba por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lana, ficamos muito felizes com a perspectiva de continuação. Acredito que irá gostar de ler, tenta dar uma chance ;)
      Bjs!

      Excluir
  2. Oi Amanda!
    Dei uma lida em suas resenhas anteriores porque fiquei perdida já que não conheço a história. Os livros me parecem bem infanto juvenil, e eu gostei bastante, principalmente pelo fato dos vilões não serem tão "odiados" assim, confesso que as vezes sou fã deles, rs.
    O que me conquistou de cara foram as capas, estão lindas!!! Espero ter a oportunidade de ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahha, eu geralmente odeio do começo ao fim, mas cada tem seu papel né? Apesar de não concordar com as atitudes a gente passa a olhar com um nova perspectiva algumas atitudes.
      São lindas mesmo! Adoooooro.
      Bjs <3

      Excluir
  3. Sou apaixonada pela trilogia da Bússola de Ouro ainda acho que adaptação deveria ter sido bem melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, Carolina! Deixou muito a desejar mesmo ;/

      Excluir
  4. Até agora só li o primeiro e gostei muito preciso ler os outros. Gostei de saber que o urso aparece nesse volume adoro ele, esse ultimo livro esta recheado de acontecimentos com a Lyra sumida e a igreja atras dela isso deve deixar a leitura muito envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh você vai amar, continue quando tiver tempo, vale muito a pena! Eu tbm amo o Iorek <3

      Excluir
  5. Oi!!
    Conheço essa trilogia mas até o momento ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros, só assisti o filme baseado no primeiro livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta os livros são infinitamente melhores, você vai perceber se der uma chance, eu garanto!
      Bjks.

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei