29 outubro 2017

Leia.Seja O Pequeno Príncipe

A Leia.Seja. é uma campanha realizada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros para difundir a mensagem do valor do livro e seu papel transformador na sociedade através de um time de personalidades fantasiadas de personagens clássicos da literatura brasileira e mundial. 

Use a #leiaseja e nos conte as obras e personagens que mais te marcaram.

Quer saber mais sobre o projeto?





Muitos não sabem, mas eu me mudei recentemente para Londres, e tive que me desfazer de todos os meus livros, quase 500. Foi impossível imaginar não trazer alguns deles para a casa nova… Harry Potter e O Pequeno Príncipe foram a primeira coisa a entrar na mala, também não pude trazer todas as edições que tenho do Principe, deixei as outras guardadas para buscar depois.

Trouxe duas. A mais velhinha que foi a primeira que eu li, a que minha mãe lia para mim quando eu era pequena, ja está toda amarelada, marcada e recheada de lembranças, minha mãe faleceu alguns anos atras, e O Pequeno Príncipe é sempre o que me leva de volta para o colo dela. Eu leio todos os anos, a cada nova leitura eu tenho uma percepção diferente, todas as vezes eu choro. Pelo Príncipe e pela saudade.



Sempre que eu tenho que escolher um livro favorito, ou um personagem marcante, eu escolho esse, por que nenhum outro jamais teve o impacto que essa história teve e continua tendo na minha vida.

O Pequeno Príncipe conta a história de um aviador que cai no deserto do Saara e lá encontra um principezinho perdido tentando voltar para o seu planeta, o aviador e o príncipe começam a conversar, e o príncipe lhe conta sua história, sua viagem por vários planetas diferentes, conta do seu amor pela sua rosa. Eles andam juntos pelo deserto. O príncipe encontra uma raposa, uma cobra, e outras rosas. E com cada personagem que ele encontra, ele nos ensina algo.

Além de ser o primeiro livro que eu me lembro de ter lido, ele é recheado de memórias lindas para mim, e o personagem me cativou por ser inocente e dar valor as pequenas coisas na vida, algo que assim como o aviador percebe, nós vamos perdendo ao longo da vida. Ao viajar pelos diversos planetas, o príncipe se depara com adultos pela primeira vez, e se assusta com o comportamento de alguns deles… o rei que acredita governar o universo, um bêbado tentando esquecer da vida, o homem de negócios que só pensa em ser cada vez mais rico e não aproveita a vida, e outros…

O Pequeno Príncipe tem o poder de te fazer pensar em si mesmo, e nos que te rodeiam, te ajuda a ter uma consciência maior do que é realmente importante na vida.


Esse é um livro que com certeza você já leu pelo menos uma frase dele…

‘Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas.’
‘É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.’
‘Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.’


Impressionante como um livro muitas vezes tido como infantil, tem um conteúdo filosófico tão grande, e tem um poder de auto conhecimento que de fato nos faz refletir. O protagonista com certeza me fez aprender sobre a vida, e não importa quantas vezes eu leia, ele continua me ensinando!
Então por isso O Pequeno Príncipe é um personagem marcante na minha vida.



Alguém mais leu?

Compartilhe!

Postar um comentário





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei