25 setembro 2017

[Resenha] Blogueiras.com - Várias autoras


Oito histórias. Oito protagonistas. Uma paixão em comum: blogar!
Nas páginas desse livro, você conhecerá oito garotas diferentes com um sonho em comum. Seja falando de livros, música, comportamento ou viagem, tudo o que elas querem é compartilhar interesses e fazer novos amigos. No caminho, contudo, elas descobrirão que a blogosfera tem muito mais a oferecer. Embarque com elas nessa aventura e viva o sonho intensamente. Bárbara, Amanda, Mafalda, Valentina, Lilia, Helena, Aline e Clara vão te surpreender.





Livro: Blogueiras.com|| Autores: Varias autoras
Classificação: 4 estrelas || Resenhista: Lud
 Ano: 2017 || Gênero: Literatura Nacional, Contos
Skoob | Compre 


Hello pessoas, antes de mais nada eu adorei essa capa, achei que combina muito com os contos reunidos aqui. Eu dificilmente leio contos, porque não sei muito como resenhá-los. Como são muito curtos,  fico imaginando o que deveria ter a mais, ou mesmo como se desenvolveria se fosse um livro, e isso não tem nada a ver com se o conto é bom ou não. Então, nesse livro, eu abri minha mente e vou contar para vocês um pouco mais das minhas impressões. 

Esse livro é uma reunião de contos, escrito por blogueiras, e dai vem o nome do livro. Algumas, além de serem blogueiras, também são escritoras, bora conferir. 

O primeiro conto é: Arrisque-se - Mariana Mortani

Aqui temos Bárbara, blogueira, realizando um grande sonho, que é participar de uma cabine de imprensa de uma nova série da Netflix - Nova Era - em Londres. E nesse evento, ela se depara com um misterioso homem, e decide se arriscar e conhecê-lo melhor, porque nada teria acontecido, se ela não tivesse se arriscado ao criar o blog, 3 anos atrás.

--> Esse foi o conto que eu menos gostei, ele aborda o tema: não tenha medo de viver e se arrisque. Mas mesmo assim, não me conquistou como eu esperava.

Sentimentos às Avessas - Larissa Azevedo

Nessa história, encontramos Amanda, uma menina que é diagnosticada com depressão e transtorno de ansiedade que é aconselhada pelo seu médico a escrever um blog para se expressar. No início, Amanda não toma fé nessa tarefa, mas faz mesmo assim porem de forma anônima e é surpreendida pela quantidade de pessoas a apoiando ou mesmo que estão passando por isso. E eles veem nela uma forma de não estar sozinhos, ou mesmo se inspirar em uma pessoa igual a eles que conseguiu de alguma forma conviver com seu problema.

--> Esse foi o conto que eu mais amei. Sério, que tema é esse, abordado em tão poucas palavras e que trás um significado, um recado para todas as pessoas que leem?
De uma forma sutil, delicada, a autora nos faz sentir tantos sentimentos e pensar em muitos assuntos e atitudes. Nunca tinha lido nada da Lari, mas já quero mais...

E a vida me trouxe - Raffa Fustagno

Aqui, nós temos Mafalda que tem seu personagem favorito trazido à realidade. Existe uma regra no universo, que ao ler o livro pela X vez, o personagem sai do livro e vem para sua realidade, e assim, Mafalda tem Alfredo Sanchez, em seu quarto de uma hora para outra. 

--> Também não simpatizei muito com esse conto. Acho que poderia ter sido mais elaborado, porque a ideia é bem legal, quem nunca imaginou um romance com seu personagem favorito, mas no geral, achei um pouco fraco a forma como foi abordado.  

Segredos da Valentina - Thati Machado

Valentina tinha a vida perfeita, e um relacionamento perfeito, shippado por todos os fãs que acompanham seu blog e canal, mas o relacionamento chega ao fim, e ela se vê um pouco perdida em seu próprio mundo. E então, surge uma proposta para cobrir uma pré-estreia de um filme em Londres, sem pensar duas vezes, ela embarca nessa aventura, e acaba se deparando com um assédio. Após relatar isso em seu blog, e a chuva de ataques contra ela começar, ela se vê obrigada a contratar ajuda profissional para lidar com o público e essa história.

--> Esse também foi um dos contos que eu mais gostei. Ele aborda temas como o assédio, e orientação sexual. Dois temas fortes descritos de forma direta, simples e interessante. Acho que esse conto tem tudo para ser real, não teve nada fora da realidade, tudo muito crível. A única coisa que se estranha é a base de fundo ser muito parecido com o primeiro conto, mas esse com um desenvolvimento muito melhor, para mim.

TT - Adrielli Almeida

Lia não é blogueira, mas se vê envolvida nesse meio pela irmã, que possui um blog no qual ela faz alguns bicos. E em um desses 'serviços' ela se vê no meio de um confusão. A missão era simples, apenas entrevistar um grupo K-pop para a irmã, mas uma troca de credenciais, faz com que ela vire a tradutora do grupo, na falta do profissional contratado. E em meio as trapalhadas, Lia descobre novas amizades.

--> Esse conto foi muito divertido, a forma como a autora escreve deixou tudo muito alegre e engraçado, com personagens cativantes e uma história que você desejaria que acontecesse com você também.

A Perfeição em existir - Thays M. de Lima

Como adora viajar, Helena compartilha todas essas aventuras em um blog de viagens, e dessa vez o destino escolhido foi Gramado no Rio Grande do Sul. Ao longo do passeio, seus seguidores podem para ela visitar o museu de cera e assim, poder compartilhas suas fotos, e nessa visita ela conhece Enzo, um ex-ator que sofreu um grave acidente. Por conta desse acontecimento, ele desiste de tudo e vive isolado do contato da mídia, e com as pessoas. Mas sua vida muda quando ele conhece uma moça que vem além da beleza.

--> Adorei esse conto também por abordar de forma leve, um tema bem clichê, mas que funciona na escrita da autora, e torna o conto um leve e tocante romance. Leva a algumas reflexões de como você vê o mundo, e o que é importante realmente. 

Canal Aline Cordeiro - Mari Scotti

Aline é uma blogueira, que começou a escrever para compartilhar uma fase de sua vida, a gravidez. E em um desses posts de mãe de primeira viagem, ela ganha uma certa fama, mas que não se mantém no decorrer do tempo, então Aline decide ganhar mais seguidores a qualquer custo, mesmo se colocando nas situações mais ridículas. Durante essa corrida para conseguir mais fãs, ela acaba perdendo a essência do blog, além de valiosas coisas, como passar um tempo com seu filho.

--> Esse é um conto que eu posso me identificar. Não por fazer loucuras para conseguir curtidas, mas por essa preocupação de querer que o blog cresça, de sempre estar pensando em maneiras de evoluir, de ter um reconhecimento e tal. Como já citei antes em outro conto, é uma história bem real, que poderia ser com qualquer um, além de também trazer essa questão do o que é mais importante para você? Vale tudo para alcançar os objetivos?
A Mari, é a única autora do livro que já conhecia, e não tem o que falar da escrita dela, porque simplesmente adoro. 

Conversas Literárias - Teca Machado

Essa é uma história a la mundo de tinta. Temos Clara, nossa blogueira, que ao postar a resenha de um livro, é sugada para o mundo do livro em questão. Tudo isso graças ao computador comprado pela internet, e que ainda por cima veio com um recado que de primeira, Clara não leva a sério, mas após os primeiros episódios, ela compreende que foi muito sortuda em poder viver nos mundos lidos nos livros.

--> Fechando o livro, temos o conto que todo blogueiro gostaria de viver, entrar no mundo dos livros que lê. Nada melhor que vivenciar aquela história que você ama, e comprovar com os próprios olhos o quão incríveis são esses mundos. <3


De forma geral. a diagramação do livro está uma graça. E cada começo de capítulo vem com uma playlist criada pelas autoras, para escutarmos enquanto lemos os contos. <3

Acho que consegui pegar a essência dos contos, então para mim, estavam todos bem estruturados, com começo, meio e fim. Um dos contos estava com errinhos de português que foram mais perceptíveis, nos outros não achei algo que gritasse à minha atenção.

Fora isso, posso dizer que alguns contos me agradaram mais que outros, devido a sua história mesmo. Alguns contos foram bem criativos e criveis, e outros, não me agradaram tanto pela escolha do tema.
Mas gostei das variedade e abordagem de alguns temas como orientação sexual, depressão, além da vida de blogueira.

Mari, obrigada pelo livro, adorei ler os contos e conhecer melhor novas autoras ! <3 


Compartilhe!

7 comentários :

  1. Gostei dessa capa achei bem legal. Não li nada de nenhuma dessas autoras, mas tenho vontade de ler da Mari Scotti e da Thati Machado que já li comentários positivos sobre elas. Não sou muito de ler contos, mas me interessei pois eles falam de temas importantes e de blogs que nós leitores adoramos pois falam do universo dos livros. Fiquei curiosa em saber o desenrolar de alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Maria, também não sou muito de ler contos, mas eu gostei desses...
      Espero que goste quando ler.

      Excluir
  2. Olá tudo bem?
    Confesso que eu não sou de ler muitos contos não, mas ao ler as resenhas dos contos, fiquei apaixonada por esse livro!
    E o que falar da capa, né? Simplesmente linda!
    Adorei, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é maravilhosa né..
      eu também não leio contos, mas como a Mari estava em um deles, eu dei uma chance e adorei!

      Excluir
  3. Eu não conhecia este livro, porém não me chamou a atenção.

    Também não sou muito de ler contos mais eu queria mudar isso, pois os poucos que eu li eu adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Naiara,
      esse é o primeiro conto que eu li e gostei.. achei que está bem estruturado.
      Mas se não te interessou, bola para frente, que a fila é longa!

      Excluir
  4. Olá Lud

    Tudo bem? Amei as fotos que postou do livro e é sempre bom saber o que oe leitores acharam, até porque...foi minha primeira história de ficção né rs.
    Meu conto é baseado no filme A Rosa Pùrpura do Cairo, filme de Woody Allen, quis fazer uma homenagem à ele e alguns pontos são bem parecidos claro que trazendo para atualidade ( o filme se passa na década de 50!). Se ainda não viu, super recomendo, eu amo esse filme. E partes dele são inspiradas em ..E O vento levou ( esse é + conhecido) .
    Enfim, obrigada por sua sinceridade, fico feliz de saber que leu um livro de contos e gostou da maioria das histórias! AS meninas são incríveis mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei