[COLUNA] Vamos falar sobre: Setembro Amarelo mês da prevenção ao suicídio

Setembro amarelo é uma campanha que discute, alerta e tenta prevenir o Suicídio, realizado pela primeira vez em 2015 pelo CVV (centro de valorização da vida). As estatísticas apontam que 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil e a taxa entre os jovens está crescendo. 


Ainda tratado como tabu, precisamos combater esse mal silencioso,os gatilhos podem ser diversos portanto empatia é sempre o melhor caminho; a literatura tem discutido o assunto exaustivamente nos últimos anos, então decidimos fazer uma lista com indicações de livros que abordam o tema.  O assunto é muito sério e jamais deve se restringir ao mês de setembro, portanto sempre que pudermos traremos esse assunto a tona para que as pessoas saibam que elas não estão sozinhas. Para engrossar sua TBR indicamos:



  • O último adeus [confira Resenha Aqui]

"O que o livro passa para nós é exatamente isso. A escuridão, a solidão e a infelicidade que existe dentro das pessoas que sofrem com essa doença e como ela afeta, não apenas a pessoa que sofre com isso, mas todas as outras que estão ao redor. Porque muitas vezes quem tem depressão está tão preso dentro daquele redemoinho de emoções obscuras que não consegue ver mais nada ao redor. E quando o pior acontece, essas pessoas é que vão enfrentar o luto, a dor e a saudade que você trará a elas, porque ninguém que é amado morre totalmente. Ele está sempre vivo na mente e no coração das pessoas que ficaram. O tempo e a vida só param para quem já não possui nem um nem outro.

O Último Adeus foi uma das leituras mais fluídas e emocionais que eu já fiz. Antes que eu percebesse estava na metade e antes que pudesse piscar já tinha acabado, mesmo tentando ir devagar. Mas ele te prende e te conquista de uma forma que você não sente o tempo passar."

O autor Ned Vizzini sofria de depressão e cometeu suicídio no ano de 2013

Uma história meio que engraçada
já teve a história adaptada para o cinema com o título de "Se enlouquecer, não se apaixone" confira a sinopse:
O que aconteceria se você descobrisse que a maior idealização da sua vida não era aquilo que você esperava? O adolescente Graig Gilner vai perceber que, até mesmo ao atingir um objetivo, nem sempre as coisas saem da forma como deveriam. Mas aprenderá também que, mesmo nas adversidades, é possível fazer novos amigos, se apaixonar e encontrar motivos para viver. Como muitos adolescentes determinados a vencer na vida, Craig Gilner acredita que asua entrada na Executive Pre-Professional High School de Manhattan é o passaporte para o seu futuro. Obstinado a ter uma vida de sucesso, Craig estuda dia e noite para gabaritar no exame de admissão, e consegue. A partir daí, o que deveria ser o dia mais importante da sua vida, acaba marcando o início de um sufocante pesadelo.
Image result for os 13 porques 

 Os 13 porquês originalmente escrita por Jay Asher e recentemente adaptada pela Netflix, confira o trailer: Aqui  e a sinopse do livro:

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Confira outros títulos que abordam o assunto:

Virgens suicidas - Jeffrey Eugines
Eu estive aqui- Gayle Forman
O Garoto quase atropelado- Vinicius Grossos
Meu coração e outros buracos negros- Jasmine Warga
Reconstruindo Amélia- Kimberly McCreight
Por Lugares Incríveis- Jennifer Niver
Redoma de vidro- Sylvia Plath
Perdão, Leonard Peacock- Matthew Quick
A playlist de Hayden- Michelle Falkoff
 
E para mais informações acesse: CVV | Setembro Amarelo

Vamos fazer desse problema um problema de todos. Essa causa é minha, é sua, é de todos nós! Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precise disque 141 CVV e saiba que você NÃO está sozinho(a) !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...