15 junho 2017

Novo livro com protagonista muçulmana, Saints and Misfits

Um livro de uma nova autora tem causado o que falar lá fora. Já ouviram falar de S. K. Ali?? Se ainda não, aprendam esse nome, pois essa autora promete.
Com o que parece ser uma escrita bem real, mas com uma dose de delicadeza que tira da história o peso que deveria ter. E trazendo para o leitor uma cultura que apesar de sabermos que existe, pouco sabemos sobre ela, além do lado negativo e do que as novelas mostram.
O livro ainda não tem os seus direitos comprados para o Brasil, mas com um tema tão importante, e avaliações tão positivas, o podemos esperar que em breve tenhamos por aqui.



Saints and Misfits é uma historia que estrela uma adolescente muçulmana.
Quanto você pode dizer sobre uma pessoa apenas olhando para ela?
Janna Yusuf sabe que muitas pessoas não sabem o que pensar sobre ela... Uma adolescente muçulmana Indiana-Americana que usa hijabi e é obcecada por Flannery O’Connor, aspirante a fotografa, e as vezes escreve graphic novel, não é exatamente fácil de rotular.
E Janna de repente se vê se importando com o que as pessoas pensam sobre ela. Ou pelo menos com o que um certo garoto chamado Jeremy pensa. Não que ela possa namorar ele - garotas muçulmanas não namoram. Ou elas não deveriam. Ou não namoram? Janna ainda está tentando entender isso.
Enquanto o seu coração pode estar indo em uma direção, a sua mente está girando em outras. Ela está tentando decidir que tipo de pessoa ela quer ser, e o que significa ser um santo, um desajustado ou um monstro.
Só que ela conhece um monstro... um que fica desfilando como um santo... Será ela a que irá desmascara-lo? O que as pessoas da sua mesquita irão pensar dela?


Confiram uma parte da resenha feita pelo EW:

Sajidah Ali definitivamente sabe como escrever personagens.
O universo do seu livro de estreia Saints and Misfits, é recheado de personagens que poderiam facilmente ter a sua própria historia escrita. Mas a estrela é sem duvida Janna.

Um dos grandes aspectos do livro é Janna tentando lidar com o primo do seu amigo Farooq tenta assediar ela sexualmente. E apesar de não conseguir ela continua tentando evitar ele, pois não só ele é um membro muito admirado da mesquita (ele conseguiu a grande realização de memorizar o Alcorão inteiro), mas Janna ainda não criou coragem de contar a ninguém ainda. É de quebrar o coração de tão real, mas também é inspirador ver a garota encontrar a força e redirecionar a culpa para o jovem responsável pela sua dor.

Saints and Misfits lida com diversos tópicos difíceis, especialmente relacionado a como mulheres e jovens são tratadas, não só na comunidade muçulmana, como na escola da Janna.
Com tudo isso o livro é cheio de drama, pequeno e grande, com todas as diferentes personagens, ao invés de apenas seguir a história da Janna com uma escrita que garante que os leitores estão sempre conectados com os sentimentos da protagonista dentro de um universo fictício que parece muito real.

Saiba mais sobre a autora: S. K. Ali

Compartilhe!

Postar um comentário





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei