[Review] Swear on this life - Renée Carlino

Swear on this life
Renée Carlino
Quando um romance de estréia best-seller do misterioso autor J.Colby torna-se o evento literário do ano, Emiline lê com relutância. Como professora adjunta na Universidade de San Diego, com sua própria carreira literária paralisada e um relacionamento de longo prazo irregular, Emiline não está feliz em celebrar as realizações de um outro escritor jovem e talentoso.
No entanto, desde a primeira página, Emiline fica fascinada pela história de Emerson e Jackson, dois melhores amigos de infância que se apaixonam e sonham com uma vida melhor, algo além da longa estrada de terra que passa pela sua cidade empobrecida no interior de Ohio.
Isso porque o romance é baseado na própria infância escura e desesperada de Emiline, o que significa que "J. Colby "deve ser Jase: o melhor amigo e primeiro amor que ela não vê há mais de uma década. Longe de se sentir lisonjeada por ele ter escrito o romance por sua perspectiva, Emiline está furiosa que ele cooptou seu passado doloroso e tomou algumas liberdades criativas dramáticas com o final.
A única maneira que ela pode colocar acalmar a sua mente é encontrar e confrontar "J. Colby ", mas ela está preparada para aprender a verdade por trás da ficção?

Acabei esse livro aos prantos, apesar de não ser uma história triste. Só posso dizer que leiam! Eu fiquei completamente fascinada por ele. Vou tentar convencer vocês a se arriscarem nesse livro sensacional!
"Era uma vez um menino e uma menina..."
O livro é narrado pela Emiline, que se encontra um pouco perdida na vida, com formação em escrita criativa e professora de escrita, mas incapaz de escrever algo que possa ser publicado. Namora com Trevor há sete anos, mas não sente aquele amor de balançar o mundo inteiro, aquele amor que ela já sentiu uma vez… Divide apartamento com sua melhor amiga Cara, também escritora e uma pessoa super de bem com vida.
"É fácil você deixar se tornar um fardo na sua própria vida, especialmente quando você já recebe o rotulo de ser um fardo antes mesmo que você possa rejeitar isso."
Todo mundo adora a Emi, mas será que todos a conhecem de verdade? Emiline tem uma vida estável e tranquila, conseguiu superar todos os seus problemas do passado depois de anos de terapia, mas ai Cara a indica um livro maravilhoso que ela não pode deixar de ler, All the roads between do autor J. Colby, já best seller e a maior sensação do momento. Emi resolve ler, e desde a primeira frase ela vê que aquela historia é a historia da vida dela, cada detalhe triste da sua vida, e que além dela só outra pessoa poderia saber, Jason, o seu melhor amigo e primeiro amor, aquele que ela não tem contato há 12 anos. Como pode? Como ele pôde escrever sobre a vida dela? A vida deles, ainda por cima sob a perspectiva dela? E ela está pronta para reviver isso tudo novamente através do livro? A cabeça da Emiline vira uma confusão só, e acima de tudo a saudade do Jase. E ele vai estar na cidade para uma sessão de autógrafos em dois dias. O que fazer?
"Alguns de nós irão olhar para trás em nossas vidas e relembrar eventos que um pouco perfeitos demais, mas até que você saiba a história completa, é importante ver o universo trabalhando, ou até admitir que algumas coisas são maiores que nós, tendo a certeza de que tudo que deveria acontecer, aconteça de fato. Se você pode se entregar à ideia de que talvez haja um plano, ao invés de reduzir cada momento magico a um coincidência, então o amor vai encontrar você. Ele me encontrou"

O livro todo nós variamos entre o presente, o passado, e partes do livro escrito por J. Colby (que 75% é exatamente o que aconteceu na vida deles).

All the roads between conta a história de Jax e Emerson, como a vida sofrida deles em uma pequena cidade de Ohio foi salva pela presença um do outro. Juntos, eles conseguiam ser felizes dentro de um mundo de infelicidades, e tudo de ruim que aconteceu com eles (e aconteceu muita coisa triste na infância/adolescência). Eles eram vizinhos, ela foi abandonada pela mãe e vive com um pai alcoólatra abusivo. Ele foi abandonado pelo pai e vive com uma mãe drogada e o irmão mais velho. Mas após um desastre, eles se separam e prometem manter contato, mas nem tudo sai como planejado...


Como já sabemos desde o primeiro capitulo, há 12 anos que Emi não tem contato com Jase então sabemos que algo deu muito errado no meio do caminho que separou esses dois que sem dúvida nasceram um para o outro.

"Jase havia se plantado dentro do meu coração tão profundamente que quando nos separamos ele continuou crescendo ali."

Com a narração da Emiline do presente e do livro do J. nós vemos o nascimento de uma amizade infantil, e como isso cresceu para o amor, aquele amor intenso, profundo e verdadeiro. Nós aprendemos com Emiline e Jason (Emerson e Jax) que o amor pode sobreviver a tudo e não se alterar. Eles nos mostram a beleza e sinceridade de um amor puro. Assistir todas as dificuldades que eles enfrentaram foi triste, e ainda assim lindo.

"Eu estava respirando com dificuldade quando eu deitei o livro no meu peito, logo acima do meu coração palpitante. Eu me lembrei daquele momento quando tudo começou a desmoronar ao nosso redor. Não havia nada que pudéssemos ter feito; nós éramos apenas duas crianças pobres e impotentes, tão desesperados para encontrar um jeito de ficar juntos."

Nós enfrentamos junto com a Emi um mergulho no passado, e como aquelas feridas que ela achou que haviam cicatrizado na verdade só a deixaram dormente, e agora ela precisa enfrentrar tudo para se curar de verdade. E começar a viver a vida que ela merece.
Mas será que ela consegue perdoar o Jase por algo que a machucou tanto? Mesmo sabendo que foi para o melhor, a dor nunca passou. E o mais importante, será que ela consegue não se entregar novamente a quem ela tem certeza que é sua alma gêmea?

"Eu te amei antes mesmo que soubesse o que isso significava."

Deu pra perceber que eu amei, né? Esse livro é MARAVILHOSO, me deixou completamente mergulhada nos sentimentos da Emiline, eu senti tudo junto com ela, e isso só me mostra a autora sensacional que a Renee é, pois me fez entrar completamente nessa história sofrida da Em. Ela tem uma escrita fluida mas ao mesmo tempo carregada de sentimentos e de angustia.

Os personagens não são perfeitos, todos tem seus defeitos e qualidades, o que obviamente só os deixou mais cativantes, e ver tudo o que eles passaram juntos, ou para estarem juntos, fez com que eu torcesse como nunca por um final feliz. Eu continuei lendo desesperada desejando um final feliz, não só para os personagens do livro do J. como pela Emiline e o Jason. Apesar de uma história ser baseada na outra, nós aprendemos que o final não precisa ser igual.

Eu achei extremamente cativante o fato de nós acompanharmos o que aconteceu no passado e logo em seguida ver, como aquilo impactou na nossa protagonista hoje, e nos faz pensar em como tudo do nosso passado afeta o nosso futuro.

"Nós não estávamos juntos, mas ele sempre estava ali, como parte da minha alma. Eu tentei desesperadamente negar e esquecer isso..."

Sabe quando você está totalmente mergulhada na leitura, vê que o livro está acabando, que nem tudo foi resolvido ainda, ai você começa a gritar ‘CADÊ O FINAL FELIZ??’ e ai com uma simples frase tudo muda, e você obviamente começa a chorar e soluçar, aquela única frase e tudo o que ela representa me fez amar ainda mais esse livro. Como tudo se encaixou perfeitamente e como aquela historia me envolveu, sério, não há elogios suficientes que eu possa escrever.

Super indico, não deixem de ler esse livro, é uma história sobre primeiro amor, sobre o menino da porta ao lado que se torna o amor da sua vida, sobre segundas chances, e sobre se encontrar antes de encontrar alguém.

Infelizmente. esse livro ainda não tem seus direitos comprados no Brasil, mas você pode encontrar ele em inglês aqui.

"É como ler um bom livro. Do tipo que você não quer pular as paginas para ver o que vai acontecer no final. Cada momento é uma historia em si."

14 comentários:

  1. Acho lindo quando o romance vem desde a infância, fiquei curiosa em saber o que aconteceu para cada um seguir seu caminho. Deve ter sido uma surpresa e tanto para a personagem ler um livro que conta sua historia. Gostaria de saber como os dois vão se acertar, pena que só em inglês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim.. adoro romances que começam na inocência!
      Espero que lancem no Brasil em breve
      Bjos

      Excluir
  2. Lala! Como pôde fazer isso comigo? Eu aqui amando a história, louca para ler e só tem em inglês? :'(
    Vou chorar eternamente kkkk
    Achei super interessante ele ter escrito um livro com a história dos dois e fiquei curiosa para saber o que foi que deu tão errado entre eles.
    Beijokas
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente me surpreendeu com o desenvolver da história.
      Gostaria muito que fosse lançado aqui!
      Sabe aqueles livros que você PRECISA ter na estante?
      Swear on this life é um deles...
      Bjos

      Excluir
  3. Olá,
    Geralmente não leria esse tipo de livro, mas adorei a resenha, me fez ficar com vontade de saber o que acontece com os personagens. E preciso mesmo treinar meu inglês, acho que essa história pode ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para mim é a melhor forma de treinar o ingles, lendo!
      Espero que você aproveite a leitura.
      Bjos

      Excluir
  4. Oii Lala! Adorei conhecer o livro, parece bacana este enredo, e claro, curiosa, o quem agora? kk volta aki e conta!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não... rsrs
      o que vem agora kkkk Bjs

      Excluir
    2. Agora a gente reza para ele ser lançado no Brasil
      kkkkkkkkkkkkkkkk
      O livro é sensacional, não vou dar spoilers!
      Bjos

      Excluir
  5. Oi Lala,
    Não é um livro que me atrairia em um primeiro momento, mas sua resenha apontou elementos que me deixaram curiosa com esta história. Dramas familiares, por si só, já rendem um enredo bastante envolvente, mas a autora ainda conseguiu unir a isso um amor perdido e conflitos entre duas pessoas que não resolveram sua história,o que faz com que este livro tenha um diferencial em relação a outros do gênero. Deve ser difícil para Emiline ter que reviver todo seu passado conturbado e, pior ainda, saber que todo mundo está lendo sobre ele, mesmo que as pessoas não saibam de quem se trata ou se é real, ela sabe e isso é suficiente para mexer com seu psicológico e emocional. Fiquei curiosa para saber o que levou Jason a contar esta história e como será o reencontro dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gislaine, o livro é cheio de drama e tem um enredo bem envolvente!
      Vale a pena a leitura.
      Bjos

      Excluir
  6. Confesso que achei um pouco difícil ler essa sinopse. Achei meio tediosa, e isso porque foi só uma sinopse.
    Mas nem sua opinião entusiasmada a respeito da obra, me deixou curiosa pra conhecer o livro. A verdade é que romances pouco chamam a minha atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc não gosta de romance, esse livro realmente não irá agrada-la.
      Bjos

      Excluir
  7. Ai, adoro esse lance de "um livro dentro do dentro", sempre gostei! Fiquei bastante curiosa, a princípio parece uma historia bobinha, mas dá pra perceber que é mais intenso que isso. Já quero ler!

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...