Vamos Falar Sobre... #MulheresdaLiteratura




O mês de março além de ser especial, já começa com projeto novo no blog! 

Março, é o mês que possui o dia mais importante para as mulheres, o dia 08 de março, que celebra o Dia Internacional da Mulher.

Essa data comemorativa surgiu no final do século XIX nos Estados Unidos e na Europa, quando a luta feminina por melhores condições de vida e trabalho, assim como pelo direito de votar, estavam alcançando seu maior foco. Nessa data, em 1857, operárias fizeram uma marcha em Nova Iorque pela redução da jornada de trabalho e igualdade salarial entre homens e mulheres. Há relatos de que estas mulheres foram trancadas e queimadas depois disso. Na Rússia, em 1917, funcionárias de Petrogrado fizeram greve, mesmo às vésperas da Revolução Russa. 

Esses são apenas dois exemplos do significado dessa data. Protestos, greves, paralisações aconteceram em diversos lugares pelo mundo no dia 08 de março e eram apenas o início de uma luta que estamos lutando até hoje, com muitas excelentes conquistas, mas também com muito ainda pelo que lutar.

A literatura é um dos grandes símbolos dessa luta. Através dela muitas mulheres conseguiram passar a sua mensagem e receber reconhecimento por isto. Os livros começaram a ser vistos como uma forma de escape à sociedade machista, os romances representavam coisas proibidas e foram muito censurados. Mesmo assim, a literatura femina cresceu e continua crescendo.

Na história da literatura brasileira temos muitas mulheres importantes, como Rachel de Queiroz, que foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e também a primeira a ganhar o Prêmio Camões, o mais importante da literatura nacional. Lygia Fagundes Telles foi a primeira mulher brasileira indicada ao prêmio Nobel de Literatura. Há muito mais nomes que fazem parte dessa história, como Cecília Meirelles e Clarice Lispector, e muitas ainda por vir.

A imagem da mulher na literatura vêm mudando na última década, quando a mesma começou a deixar de ser vista apenas como mera coadjuvante e objeto de desejo dos homens, para assumir o papel principal de protagonista, mocinha e vilã, que tem o foco da história e realiza coisas importantes. A grande libertação literária feminina começou a acontecer nos últimos anos, quando o erotismo começou a deixar de ser um grande tabu para ser abordado e consumido pelas mulheres, que se sentem cada vez mais confortáveis de ler e escrever sobre o prazer.

Gêneros literários que eram em sua maioria escritos por homens como fantasia, ficção científica, terror, suspense e afins, também foram invadidos pela força feminina, que conquista cada vez mais espaço no mercado editorial e na história da literatura.

Nora Roberts, J. K. Rowling, E. L. James são exemplos de mulheres que figuram a lista das mais vendidas da história da literatura e do cinema, e estão aí para provar que o céu é o limite para as mulheres.

Nesse mês, inspiradas por essas mulheres maravilhosas que lemos, indicaremos e resenharemos livros escritos por mulheres e com personagens femininas badass, postaremos listas de autoras nacionais que mais gostamos, assim como filmes e séries protagonizadas por mulheres.

Como já pensamos em soltar o projeto começando com esse tema, aproveitamos e também apoiamos o projeto do Queria Estar Lendo para divulgar e abrir espaço para a discussão sobre autoras e protagonistas mulheres na literatura. (Veja aqui)

É um mês lindo e importante para nós. Quem desejar participar, seja indicando livros ou fazendo resenha ou algo relacionado ao tema, seja muito bem vindo! 

Esperamos que todos gostem de tudo e que venha o #MulheresdaLiteratura !



As meninas do blog Queria Estar Lendo organizaram uma maratona (Veja aqui) e convidaram outros blogs para participar. Nós já estávamos com o nosso projeto do Vamos Falar Sobre em mente e aliamos a nossa ideia à delas para esse mês. Mas, como vimos em cima da hora, e muitas pessoas tem livros já na fila, e lançamento muito esperado saindo para ler, pensamos em algo diferente.

Vamos listar alguns livros aqui... e você escolhe algum para ler. Se conseguiu ler 1 ou 2, ótimo. Mês que vem dobramos isso, e vamos que vamos.

Na verdade esse tema é o mais fácil, a quantidade de livros escrito por autoras é imensa. Então vamos listas algumas que amamos, ou que já lemos. Ao longo do mês vamos adicionando aqui dicas dadas pelos leitores nas redes sociais, então, se tem alguma dica, nos fale!

Intueri - Paula Vendramini
Trilogia das Jóias Negras - Anne Bishop
The Kiss of Deception - Mary E. Pearson
Vampire Academy - Richelle Mead
Anita Blake - Laurel K. Hamilton
Série Mortal - Nora Roberts
Trono de Vidro - Sarah J. Maas
Angelfall - Susan EE
 Night Huntress - Jeaniene Frost
Legend - Marie Lu
Febre Negra - Karen Marie Moning

Inglês.

Série Chicagoland - Chloe Neill
Série Guild Hunter - Nalini Singh


Amos e Masmorras - Lena Valenti
Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James
Tentação - Eve Berlin
Toda Sua - Sylvia Day


Meu Romeu - Leisa Rayven
Infinito + um - Amy Harmon
Talvez um dia - Colleen Hoover
Se eu ficar - Gayle Forman


No limite do desejo - Katie McGarry
Amor em jogo - Simone Elkeles

Inglês.
The boys next door - Jennifer Echols
Hold my breath - Ginger Scott
Moonshot - Alessandra Torre


Obsidiana - Jennifer L. Armentrout
Depois dos Quinze - Bruna Vieira
Gissip Girls - Cecily von Ziegesar

Amos e masmorras - Lena Valenti
A Dominadora - Ana C Cruela

Como se fosse magia - Bianca Briones
Perigoso Demais - S. C. Stephens

Inglês.
I Swear on this life - Renée Carlino

O caminho para casa - Kristin Hannah
Amor imenso - Penelope Ward
Pela lente do amor - Megan Maxwell
Simplesmente Irresistível - Rachel Gibson
Malícias e Delícias - Tara Sivec
Cartas de amor - Sandra Brown
Irmãos Creed - Linda Lael Miller
Maluca Por Você - Rachel Gibson

Inglês.

Worth the fall - Claudia Connor
Forever my girl - Heidi McLaughlin

 
O Último dos Canalhas - Loretta Chase
Uma noite para se entregar - Tessa Dare
Nunca Julgue uma dama pela aparência - Sarah MacLean

Mack Daddy - Vi Keeland
Na ilha - Tracey Garvis

I Swear on this life - Renée Carlino
Mar de Tranquilidade - Katja Millay
Easy - Tammara Webber
Tudo e todas as coisas - Nicola Yoon
A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar - Esther Earl



Sejamos todos feministas - Chimamanda Ngozi Adichie
Hibisco Roxo Chimamanda Ngozi Adichie
Meio sol amarelo- Chimamanda Ngozi Adichie
Eu sou Malala - Malala Yousafzai, Christina Lamb
Para poder viver - Yeonmi Park
A guerra não tem rosto de Mulher - Svetlana Aleksiévitch
O papel de parede amarelo - Charlotte Perkins Gilman
Não sou uma dessas - Lena Dunham
Bordados- Marjane Satrapi (HQ)
Persepolis - Marjane Satrapi (HQ)
Como ser mulher - Caitlin Moran
Do que uma garota é feita - Caitlin Moran
Nujeen -Nujeen Mustafa , Christina Lamb
Histórias de Ninar Para Garotas Rebeldes - Elena Favilli, Francesca Cavallo


E mais, se você confirmar a sua presença no evento online da maratona e fazer suas publicações sobre ele nas redes sociais usando a hashtag #mulheresdaliteratura, concorrerá a um exemplar do livro O Clube de Leituras da Jane Austen, cedido pela editora Rocco, um exemplar de Uma Loucura Indiscreta, cedido pela editora Plataforma 21 e um exemplar do livro Alma? - vol. 1 do Protetorado da Sombrinha, cedido pela editora Valentina.

Além da maratona, vai rolar evento presencial na Livraria Leitura do shopping Maxi de Jundiaí/SP, no dia 25 de março, às 15h. Ele já conta com a presença da Denise Flaibam (autora de Rubi de Sangue e Os Mistérios de Warthia), da Mari Scotti (autora de A Montanha da Lua, O Cobiçado e Híbrida) e Fabi Zambelli (autora de Conto de Dragão). Para saber mais sobre os próximos convidados e mimos que serão sorteados por lá, fique de olho nas nossas redes e na hashtag do projeto!

E, para completar, é claro que não pode faltar sorteio, né? O formulário abaixo é do sorteio que estamos promovendo aqui no blog!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...