Sinopse: Nimona é uma metamorfa sem limites nem papas na língua, cujo maior sonho é ser comparsa de Lorde Ballister Coração-Negro, o maior vilão que já existiu. Mas ela não sabia que seu herói possuía escrúpulos. Menos ainda uma deliberada missão. Até conhecer Nimona, Ballister fazia planos que jamais davam certo. Felizmente, a garota tem muitas sugestões para reverter esse quadro. Infelizmente, a maioria envolve explosões, sangue e mortes. Agora, Coração-Negro não só tem que enfrentar seu arqui-inimigo e ex-amigo, o célebre e heroico Sir Ambrosius Ouropelvis, mas também impedir que a fiel comparsa destrua todo o reino ao tentar ajudá-lo. Uma história subversiva e irreverente que mistura magia, ciência, ação e muito humor sobre camadas e mais camadas de reflexão – entre uma batalha e outra, é claro.
Livro: Nimona | | Autor: Noelle Stevenson
Editora: Intrínseca
Ano: 2016 || Gênero: Graphic novel
Classificação: 5 estrelas || Resenhista: Gabriela

Nimona começou como um Webcomic em 2012 quando a autora estava na faculdade, e foi publicada em forma de livro pela primeira vez pela Harper Collin's em 2015, ganhando já no ano seguinte, um Eisner Award (o oscar dos quadrinhos). E nesse mesmo ano, a editora Intrínseca nos trouxe a incrível história dessa metamorfa.
Tudo começa quando Nimona cai de paraquedas na vida do recluso vilão Lorde Ballister, Coração-Negro, afirmando ser sua maior fã e querendo ser sua comparsa. A partir daí, Nimona e Ballister se envolvem nos planos mais loucos para derrubar a cruel Instituição que controla a sociedade onde vivem. Mas no decorrer dos acontecimentos, o nem tão vilanesco assim, Lorde Ballister começa a perceber que os poderes de sua pupila, podem não estar tão bem controlados assim.
A riqueza do roteiro está em como Noelle consegue misturar referencias pessoais ao construir uma história situada em uma época meio medieval e meio futurista ao mesmo tempo. Enquanto temos vestimentas e costumes medievais, também temos experimentos científicos complexos, noticiários e armas à laser. Esse mundo fantástico é o cenário perfeito para os personagens maravilhosos apresentados.
Em um primeiro momento, Nimona é engraçada, com a dose certa de humor negro, é impossível não se empolgar e se entregar ao nosso lado negro junto com ela, e quando olhamos com mais calma para as ações e reações pela qual Nimoma é conduzida, percebemos suas motivações; essa é um tipo de HQ construída em camadas, quase como se o passado dos personagens moldassem suas ações no presente, não como um tipo de vingança puramente maligna, mas como reprodução de um comportamento aprendido .
Já Lorde Ballister, de coração negro só tem mesmo o nome e assim como Nimoma tem planos que são alimentados por situações vividas no passado em sua época de treino. Ele é como uma consciência, o tempo todo reprimindo e tentando colocar juízo em Nimona. Nos faz entender que até para ser vilão há um código de honra a ser seguido, enquanto o contraponto do modelo de vilão temos Ambrosius, o herói que é egoísta e de moral bem duvidosa, é difícil não ter sentimentos conflitantes sobre esse personagem tão bem construído.
É uma leitura leve e divertida, mas que também trata de coisas importantes como preconceito, fraquezas e aceitação. É sobre como ás vezes, o silêncio não é a melhor opção, mostra que você não precisa suportar seus problemas sozinho. Nimona também se trata de uma garota empoderada, afinal a autora deixou a personagem livre para tomar suas próprias decisões e crescer, ainda que por meio de ações controversas e muitas vezes sanguinárias; até mesmo as personagens secundarias femininas são empoderadas, temos uma cientista muito importante que auxilia o desfecho da história e a comandante do centro de treinamento, mesmo com ações bem controversa é totalmente poderosa, essa é uma história recheada de personagens Girl Power.
Nimona é um livro colorido, onde as cores não só tornam o traço ainda mais fofo, mas contribuem para nos fazer embarcar em uma storyboard mais tensa, da mesma forma que faz a transição perfeita para momentos mais leve.
Com personagens magníficos e fora do padrão que se espera para uma história de super heróis, é uma leitura rápida e maravilhosa.
A editora também lançou uma edição com um papel bom e que valoriza as cores utilizadas pela autora e ilustradora. No todo, Nimona é uma obra imprescindível na estante de todos que gostam de uma boa história ou para qualquer outra pessoa que quer se aventurar pelo mundo dos quadrinhos. Super recomendo!
Parece ser uma historia interessante com essa mistura meio medieval e meio futurista e com esse personagens que parecem bem inusitados, gostaria de ler. Além de nos passar reflexões sobre os temas que aborda, é ideal também para presentear.
ResponderExcluirNimona foi uma ótima leitura pra mim. li ele agora em Fevereiro, e ganhei ele pela caixa do Turista Literário. Nimona é uma personagem... que me deixa sem palavras. Eu simplesmente amei! A arte de todo livro também é algo me deixou entusiasmada. AMEI, AMEI, AMEI!
ResponderExcluirHistoria de aventuras são um amor.
ResponderExcluirEssa chegada da Nimona é surpreendente, ela é bem forte. Acho que Lorde Ballister não ira aguenta a força que ela possui, até porque parece que ela não tem medo dele. Enfim, achei interessante a historia
Oi, Gabi!!
ResponderExcluirAdorei a indicação de Nimona!! Achei a história bem divertida e interessante!! Fiquei bem curiosa para saber mais sobre a história. A edição ficou linda, amei a indicação!!
Beijoss