[Resenha] Nerve - Jeanne Ryan

Nerve
Jeanne Ryan


Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também. Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.
"Querida Abigail, o jogo só acaba quando nós decidimos."
Nerve foi apenas o segundo livro que eu já li nessa temática de jogos online onde pessoas arriscam suas vidas. Lembra um pouco jogos mortais juvenil, bem mais leve e muito menos sangrento.

Vee é uma garota certinha que está sempre observando tudo dos bastidores, literalmente. Ela trabalha no camarim, ajudando os atores principais na maquiagem. Ela tem uma personalidade comedida, sempre com muito medo de ser pega fazendo algo que não deve, sempre com medo de arriscar. Isso muda ao ver Matthew - um dos atores do teatro e por quem ela tem uma apaixonite - dando em cima de sua melhor amiga Sidney. É quando ela decide sair de sua zona de conforto e mostrar que também pode brilhar. 

Vee se candidata a um dos desafios do jogo online Nerve, uma coisinha boba, ela tinha apenas que jogar água em si mesma em uma cafeteria qualquer e dizer que água fria a deixava quente, enquanto era filmada ao vivo. Ela nunca planejou levar os desafios adiante, mas ao ver o beijo longo - muito mais longo do que deveria - no palco entre sua melhor amiga e Matthew, ela decide seguir em frente com os desafios. Todos sendo filmados, vale lembrar.
Sidney, melhor amiga de Vee, tenta alertá-la sobre os riscos, mas se sentindo traída pela amiga, ela ignora os conselhos e continua, achando que Sid estava apenas chateada porque ela mesma queria poder participar do jogo.
"Estava ficando mais difícil entender o que era real ou não."
Durante o jogo, Vee conhece Ian, um cara lindo com quem sente uma afinidade quase imediata. Cada desafio os aproxima mais, especialmente quando o jogo os coloca como parceiros um do outro.
Cada proposta é mais irrecusável que a outra, os prêmios são tudo o que ela desejava. Aquele vestido caríssimo que ela queria comprar, os sapatos de grife, um celular de última geração com crédito ilimitado e muito dinheiro. Tudo o que eles precisavam fazer era cumprir os desafios bobos.
Mas a cada desafio a dificuldade aumenta. Quando ambos são selecionados para uma partida ao vivo, com a participação de outros competidores, as coisas se complicam. Até onde eles iriam para ganhar os prêmios? E se desistir não for mais uma opção?
"Essa era a pior parte, não saber como era o inimigo, enquanto sua imagem ficava disponível para todos."
É um livro com uma narrativa boa, o tempo passou rápido e antes que eu percebesse já tinha chego ao fim. Me incomodou um pouco o ciúmes dela com relação a popularidade da melhor amiga, o que acabou gerando uma série de complicações e mal entendidos entre ambas, mas sei que isso é algo que acontece com algumas pessoas, especialmente em algumas amizades. Gostei bastante do Ian, ele ficou ao lado dela praticamente o tempo todo e pareceu bastante compreensivo todas as vezes em que ela quis desistir. Ela deixou a apaixonite dela pelo Matthew de lado rapidamente, mas com um Ian, quem ia ficar dando bola para um idiota como o Matthew, não é mesmo?
"PESSOAS QUE GOSTAM DE VENCER SEMPRE VÃO JOGAR."
Achei que esse livro traz também um aspecto muito real e verdadeiro: que até a pessoa mais sensata pode fazer as coisas mais idiotas, se oferecerem o incentivo certo e até onde algumas pessoas vão para conseguirem isso, como é fácil perder os limites de vista. Ah, se já fui capaz de fazer isso que foi tão difícil, o que é mais um desafio bobo para conseguir algo ainda melhor do que antes?

Para quem não viu, tem o filme baseado no livro, que foi lançado ano passado e já está disponível na Netflix (mas só pelo trailer eu já percebi que os produtores fizeram muitas modificações - nível Percy Jackson, se é que me entendem -, então é melhor lerem o livro antes). Espero que a continuação seja bem surpreendente.



18 comentários:

  1. Não fazia a miníma ideia que havia uma continuação e não é uma má notícia. Quando vi o trailer do filme já me interessei muito e achei bem legal essa ideia dos perigos da internet e o controle que tem sobre as pessoas. Então tenho igual curiosidade com o livro. Gostei bastante da resenha e agora quero descobrir quais as modificações que foram feitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espere que você goste bastante de ambos, Thaynara ;)

      Excluir
  2. Ainda não li nem um livro com essa temática, e achei bem interessante e atual os temas abordados. Sobre o filme só vou assisti-lo se não for ler o livro ou então depois de lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é bem atual mesmo. Depois me diga o que achou, Kris *-*

      Excluir
  3. Oi Amanda!
    Qro tanto ler e ver o filme, li mtos comentários bons sobre...
    Ansiosa na vdd...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Aline!
      Quando ler/ver me diga o que achou e se gostou também =D
      Beijoss

      Excluir
  4. Amanda, assisti ao filme desse livro sábado e simplesmente amei. Infelizmente ainda não li o livro mas se for tão bom quanto o filme com certeza irei amar, mas pelo o que observo na sua resenha há vários constastes entre o filme e o livro, mas isso acontece sempre, pena que essas diferenças sejam nível Percy Jackson. Agora só irei esperar uma oportunidade para poder lê-lo. E que legal saber que haverá uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Nicole. Eu não consegui me animar pra ver o filme por conta dessas diferenças gritantes (nível Percy Jackson, como você disse - tbm sempre o uso como parâmetro hahaha).
      Beijão <3

      Excluir
  5. Oiee!
    A premissa do livro não me interessou em nada, até porque além de não ser fã de jogos, em livros é praticamente impossível acompanhar, a leitura não me prende e acabo abandonando.
    Então por isso, melhor deixar pra quem curte mesmo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, Iêdaa!
      Entendi... espero que encontre livros que se encaixem melhor no seu gosto. Aceito indicações!
      Beijos ;)

      Excluir
  6. Assisti o filme mas ainda não li o livro, a historia do livro parece ser envolvente, da uma ansiedade com o que é pedido para os jogadores, pois cada vez mais vai ficando arriscado. Gostei do filme, mas o livro parece ser bem melhor, ainda mais lendo a resenha percebi que teve mudanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve algumas boas mudanças sim, pode ser que você estranhe um pouco no começo quando o ler, mas tenho certeza de que vai gostar também!
      Beijão ;)

      Excluir
  7. Meu colega leu o livro e disse que o filme é bem diferente mas que não deixa de ser um bom passa tempo assim como o livro é uma boa leitura. Eu tenho a intenção de ler primeiro o livro pra depois fazer comparações com o livro. Acho que esse séria o primeiro livro que leio com a temática de jogos então tenho algumas expectativas em relação a leitura e espero me surpreender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rissia!
      É um bom filme sim, eu só gostei mais do livro até por causa dos detalhes. Na minha mente a história costuma ficar mais viva depois de ler o livro, sabe? Mas se você curtir o filme, com certeza vai gostar do livro também :D

      Excluir
  8. Oi,
    Eu não acredito que estava louca pra ler o livro e não sabia que já tinha o filme, na Netflix ainda por cima, preciso assistir, sempre assisto o filme antes, nunca me decepciono com o livro, acho bem melhor. Vou procurar agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Aline *-*
      Pois é, menina! Eu também descobri por acaso e fiquei bem surpresa.
      Depois me diz o que achou de ambos!
      Beijoss

      Excluir
  9. Oi, Amanda!!
    Já conhecia o livro mais não tive oportunidade de ler ainda!! Mas sem dúvida quero muito !! Assim como também quero assistir o filme, e não sabia que esse livro tinha uma continuação!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta *-*
      Simmm, eu só descobri que tinha continuação porque foi um daqueles finais que deixa espaço aberto, sabe? Até agora nada de notícias, só nos resta aguardar para saber mais. Depois me diga o que achou do filme!
      Bjsss

      Excluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...