27 janeiro 2017

[Resenha] Os Segredos Para Ter Memória Forte e Cérebro Sempre Jovem - Renato Alves



Pare e pense por um minuto em sua vida. Tudo o que você faz depende da memória, não é mesmo? Da tarefa mais complexa, como resolver uma equação matemática, até as tarefas simples, como lembrar o nome de alguém que está parado na sua frente, onde guardou a chave de casa etc. Para tudo dependemos da memória; ela é nossa companheira constante, nossa melhor amiga e por isso deve ser preservada e valorizada. A perda de memória é um medo que assombra grande parte da população. No entanto, a crença de que esse é um mal inevitável faz com que as pessoas aceitem uma vida repleta de distrações e esquecimentos ou criem uma perigosa dependência de memórias artificiais.
Neste livro, o especialista em memorização Renato Alves mostrará que é possível treinar a memória e ensinará meios inteligentes de preservá-la que garantirão maior produtividade, autonomia e confiança em tudo o que fizer independentemente da idade. Com uma boa memória, você conseguirá reduzir o tempo gasto nas atividades, encontrar respostas rápidas e criativas para os problemas e a abraçar novos projetos com mais segurança – abrir um novo negócio, iniciar uma faculdade, aprender outro idioma e estudar para concurso – mesmo depois da quarta década de vida.

Aqui você aprenderá:

- Quais são as causas fisiológicas, psicológicas e circunstanciais dos lapsos de memória e como driblá-las.
- Um método de treinamento para o cérebro que consiste em três planos a serem cuidados: físico, emocional e cognitivo.
- Métodos mnemônicos (especialidade do autor), que podem aumentar em até dez vezes seu potencial de memorização.
- Estratégias para prevenir o Alzheimer.
- Os segredos para envelhecer ativo, produtivo, confiante e com lucidez.

Livro: Os Segredos Para Ter Memória Forte e Cérebro Sempre Jovem 
 Autor: Renato Alves
Editora: Gente
Ano: 2016 || Gênero: Auto ajuda
Classificação: 3 estrelas || Resenhista: Anne


Este é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler. Nele encontramos boas dicas de como ter uma memória melhor, creio que a maioria aqui vai dizer quem tem sim alguns problemas com a memória!

Pois bem, o autor deste livro é um especialista em memorização, então consegue transmitir muito bem um pouco de seus conhecimentos através desta obra. Além de explicar um pouquinho sobre a terrível doença que é o Alzheimer.

O autor até inseriu um teste, onde quem o faz, tem um “pré diagnóstico” para saber se sua memória está muito ruim mesmo e precisa de ajuda médica. Fiz o teste e vi que minha memória não é tão ruim assim! O que falta é prestar um pouco mais de atenção.

Outra coisa que me chamou bastante atenção foi as partes em que ele dizia algo do tipo “Você esqueceu ou não prestou atenção”. É realmente isso que acontece, às vezes não prestamos atenção em certas coisas, então, consequentemente o cérebro não vai ter do que se lembrar! Não adianta, temos que prestar atenção mesmo para ver se estamos fazendo certo. 

Agora quando esqueço de algo, penso: Eu estava mesmo prestando atenção? E vejo que muitas das vezes, não estava. Se estivesse mesmo prestando atenção, não haveria esquecimento.

No livro também encontramos muitas outras informações, dados que enriqueceram a obra, é muito interessante ver que o autor se dedicou tanto a pesquisar todas essas coisas para transmitir aos seus leitores. E afirmo para vocês, mesmo com tantos dados e estatísticas, o livro não se tornou maçante.

Também encontramos muitos casos de pessoas que o procuram reclamando por ter uma memória ruim, e até coisas esquecidas por ele mesmo, juntamente com algumas formas de identificar onde houve a falha por algo ter sido esquecido. 

Portanto, achei um livro muito enriquecedor, creio que deveria ser lido por pessoas de todas as idades, principalmente por aqueles que consideram ter uma memória ruim!


Compartilhe!

9 comentários :

  1. Oi! Não sei, mas talvez leria sim, gosto de fazer testes e brincadeiras que usa a memória.
    Sabe Anne, minha mãe já me falava isso desde pequena, quando eu falava que tinha esquecido, ela dizia, esqueceu ou não prestou atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, isso faz muito sentido. Às vezes não é falta de memória e sim de atenção.

      Beijo.

      Excluir
  2. Oi Anne!
    O livro é bem interessante pra colocarmos em prática, excelente dica viu!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O livro é bem bacana sim, fica a dica ;)

      Beijo.

      Excluir
  3. Interessante o livro, pois sempre esquecemos algo ou não lembramos, mas como foi dito não prestamos atenção direito, muito legal ter esse teste fiquei curiosa em saber sobre a minha memoria rs.

    ResponderExcluir
  4. Eu com certeza me considero uma pessoa com memória muito ruim kkk acho que é um livro certinho pra mim. Também não é o tipo de livro que eu costumo ler mas sempre é bom inovar um pouquinho e ler algo diferente e ainda mais que venha a acrescer a gente.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Não gosto destes livros e muito menos desses testes, sempre me deixam mais assustada, sabe, eu tenho (muito provavelmente) TDAH, então sei perfeitamente sobre o que ele quis dizer com as vezes você só não presta atenção, isso é mais verdade do que se pode imaginar e as vezes conseguir se concentrar, até nas menores coisas, é um pesadelo. Até hoje não consegui um bom neurologista, mas quem sabe esse cara não seja melhor e o livro não me ajude. Vou pesquisar, obrigada por trazer esses assuntos também.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou uma pessoa muito desatenta. Mas antigamente eu era bem mais. Percebi que depois que comecei a ler mais eu fiquei mais atenta, e com a memória melhor, não digo que muito boa, mas eu mesma sinto que dei uma melhorada. É sempre bom poder ouvir dicas de como melhorar!

    ResponderExcluir
  7. Normalmente não gosto muito de livros desse tipo, meio "auto-ajuda", assim. Gosto muito mais de uma ficção ou biografia... Mas é interessante saber esse tipo de informação, não nego! Masn ão sei se leria um livro todo sobre o assunto.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei