06 janeiro 2017

[Resenha]Livro: Dois Irmãos (Quadrinho)

Livro: Dois Irmãos
Baseado no romance de Milton Hatoum
Roteiro e ilustração: Fábio Moon e Gabriel Bá

Sinopse: Um dos livros mais importantes da literatura brasileira contemporânea, Dois irmãos vêm, desde seu lançamento há quinze anos, conquistando novas gerações de leitores. E foi com o mesmo entusiasmo desses leitores que Fábio Moon e Gabriel Bá embarcaram na missão de adaptar o romance de Milton Hatoum para uma graphic novel. Entre os mais premiados da última década, os irmãos quadrinistas vêm igualmente arrebatando fãs e trazendo uma verdadeira legião de leitores às HQs. Suas obras foram publicadas em diversos países, atravessando fronteiras culturais e políticas.
Ao mesmo tempo que preserva a força narrativa de Hatoum, esta adaptação evidencia o talento de Bá e Moon na construção de histórias que alternam entre a tragédia, a delicadeza, a brutalidade e o humor. No traço deles, a vida dos gêmeos Yaqub e Omar ganha novos contornos épicos. A Manaus dos quadrinhos, feita de um jogo de luz e sombras, acolhe este drama que cruza gerações e, seja nos grandes planos ou nos mínimos detalhes, carrega o enredo original de energia e vitalidade.
Quem conhece a obra de Hatoum vai não apenas reencontrar, mas redescobrir com outros olhos personagens marcantes como Domingas, Halim, Zana e Dália. E os novos leitores terão contato com um riquíssimo universo ficcional, um drama que, ao esmiuçar a intimidade e a rivalidade de Yaqub e Halim, lança luz nas frestas das relações familiares, do amor e da história recente do Brasil.

Está Graphic Novel é a adaptação de um dos clássicos contemporâneos brasileiros mais importantes da última década, o romance Dois Irmão de Milton Hatum foi vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance em 2001.

Na contramão das adaptações que saem dos livros direto para o cinema, aqui tivemos a adaptação de um romance para outra mídia impressa, só que dessa vez na versão quadrinhos e os quadrinistas responsáveis por essa adaptação são os Gêmeos super premiados Fábio Moon e Gabriel Bá (que inclusive ganharam com esse título o prêmio de melhor adaptação).

O plot central da história é ódio que há entre os irmãos gêmeos Yakub e Omar, pode parecer um plot recorrente, mas o desenvolvimento nos apresenta muito de uma família disfuncional, a história não segue uma ordem cronológica começando com o desfecho da Dona Zana (mãe dos gêmeos), depois nos apresenta um pouco a infância dos gêmeos, volta para a época onde os pais dos Gêmeos se conheceram; temos passado e futuro que compõe um roteiro recortado que nos parece confuso, mas que aos poucos se encaixa e nos revela não somente quem é o Narrador dessa história mas como esse está inserido na história.

Zana e Halim (pais dos Gêmeos) são de origem libanesa, mas se conhecem em Manuas, durante os storyboards fica bem claro o pano de fundo do Norte do Brasil, a narrativa começa em 1914 e acompanhamos com clareza as mudanças da cidade de Manaus, com o desenrolar da história dados históricos como o período da ditadura Brasileira são inseridos na narrativa através de menções dos fatos que os personagens vivem e mais adiante vemos o progresso chegar a cidade através de grandes hotéis que chegam a cidade, o cenário cultural é riquíssimo.


No início do casamento Halim deixa bem claro que não queria ter filhos, porém Zana decidi que não só quer filhos como quer 3, sua primeira gravidez gera os Gêmeos Yakub e Omar, Omar nasce pouco minutos depois de Yakub e é tratado durante todo o livro como caçula, por ter nascido um pouco menor foi muito mais cuidado/protegido e mimado pela mãe, a única coisa que os irmãos compartilharam durante a vida foi a barriga da mãe durante a gravidez pois as características apresentadas são completamente diferentes, enquanto um é trabalhador e estudioso o outro é um bom vivan nato.


“Os gêmeos eram dois opostos, habitando o mesmo corpo e dormindo sob o mesmo teto.”
Mais tarde, Zana deu à luz a uma menina, mas que também não recebeu tanta atenção quanto Omar. Já na infância, a disputa entre os irmãos fica claro quando Yakub conquista uma vizinha pelo qual ele era apaixonado e Omar o agride e lhe causa uma cicatriz no rosto durante a briga. Depois desse episódio, a proteção da mãe fica ainda mais clara e dividi a família quanto aos rumos tomados, essa história acaba sendo centrada muito mais na influência que a relação desses dois personagens ocasiona nos outros integrantes da família, do que as disputas entre eles em si. Halim (o pai); Zana (a mãe); Rânia (a irmã) e Domingas (a agregada/ empregada da família e seu filho) são afetados diretamente pelas as interações truculentas dos Gêmeos.

O traço é bem rustico se comparados com outros trabalhos do Fábio Moon e do Gbariel Bá, o que confere um charme excepcional a história e a obra é totalmente em preto e branco que acentua ainda mais a dualidade e a rivalidade entre os irmãos, a escrita é fluida e com vocabulário rico facilmente você encontrará palavras como: Alpendre, Bilbos, Algravia, Lâconico, etc.


Desde uma mãe manipuladora, passando por um pai que considera o nascimento dos filhos como o inicio de todas as tribulações de sua vida, pelo ódio que existe entre os irmãos até o desfecho de toda uma estrutura familiar danificada que é observada e relatada por um narrador que só se revela num dos últimos plot twist do livro compõem uma obra essencial para qualquer leitor que queria ter uma prateleira com clássicos que valem a pena.


Compartilhe!

16 comentários :


  1. Não conhecia o livro, literatura brasileira contemporânea dificilmente leio, mas achei interessante a HQ quem sabe seja uma boa oportunidade para ler, é terrível na família quando os irmãos não se dão bem, mas é errado da parte da mãe mimar e dar preferencia só a um filho, tem que ter sentimentos iguais para com todos, isso acaba despertando ciumes nos outros e ficam querendo chamar a atenção. Acho que a leitura leva o leitor a questionar as atitudes com os filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria eu conheci a obra pelos quadrinhos também, mas foi uma leitura tão rica que logo quero ler o romance! Leia e tenho certeza que voce vai adorar é realmente uma sensação horrivel quando durante a leitura percebemos o amor pendendo para um dos lados !

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar mas nunca tive vontade de ler , agora a história sendo mostrada dessa forma me pareceu muito mais interessante, ótima ideia transforma-la em quadrinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kris sou suspeita para falar de quadrinhos porque eu amo, mas a historia me convenceu tanto que estou louca pra ler o romance ! E vem mais obra adpatada dos quadrinista por ai ...o proximo projeto é lancar um quadrinho adaptado de um dos livros do Neil Gaiman!

      Excluir
  3. Me sinto meio envergonhada agora, sempre gostei de conhecer autores brasileiros, principalmente os da literatura contemporânea, assim como os clássicos, mas apesar disso só tinha ouvido o nome, sem nem saber do que se tratava. Agora que eu conheci aqui vou procurar pela história agora, parece ser uma leitura maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, eu sempre gostei de classicos tambem , mas os brasileiros ( fora aqueles da lista de vestibular) só to conhecendo agora...e já tive um grande começo , tenho certeza que você tbm vai adorar a história! Venhaaaa me contar depois! Beijo.

      Excluir
  4. Olá!!
    Parabéns pela resenha, tá mto boa!
    Estou acompanhando a série na tv, e fiquei mto interessada pra ler o livro, história mto boa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, obrigada! A serie tá linda mesma neh ? Leia sim , você vai identificar mto trechos do quadrinho/ que estão nas series ...as adaptações estão realmente muito incriveis !

      Excluir
  5. Eu adoro histórias com gêmeos, porque SEMPRE são opostos um do outro. Acho interessantíssimo como quase sempre eles são inimigos! Já me interessei pela série por ser de época, agora me interessei pelo livro também, haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, entãooo eu também adoro historias com Gêmeos e quando vi que essa era uma histórias sobre Gêmeos , adaptada para quadrinhos por Gêmeos também foi uma experiencia super legal ! E aproveite a leitura porque o cenário histórico é muito rico!

      Excluir
  6. Já pela capa da pra perceber que as figuras que poderiam conter no livro seriam muito boas, e é que são. Achei as ilustrações maravilhosas.
    Eu acompanho a série e pretendo ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ro, as ilustrações são realmente impressionantes...é como se cada quadrinho desenhado nos contasse parte muito importante da história, tenho certeza que você vai adorar a leitura; estou amando a serie e é muito fácil identificar as partes que tem no quadrinho também !

      Excluir
  7. Nossa, imagina só o próprio pai não gostar dos filhos, é bem triste isso. Deu pra perceber que são personagens bem forte e o quanto são diferentes esses irmãos e o qual rivais eles são. Pareceu um drama bem interessante e realmente com ilustrações lindas! E o interessante é que pode conhecer o passado dos irmãos para saber tudo completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ro é cada pagina um encanto diferente, aposte nesse quadrinho e não se arrependa ! Bjos

      Excluir
  8. Eu nunca tinha ouvido falar desse livro até que o seriado da globo começou! Rs.. e eu achei a premissa bem instigante. Não sou muito fã de quadrinhos, mas sei que tbm tem o livro, né. Fiquei sabendo que as vendas aumentaram e muuuuuuuito desse livro! Que bom, a literatura brasileira ainda é tão pouco vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Anne, temos mais acesso a livros estrangeiros porque o mercado editorial aposto no que já é sucesso ...mas depois de ler essa historia cheguei a conclusão que: COM CERTEZA temos obras incríveis nacionais só esperando para serem descobertas !

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei