30 janeiro 2017

[Resenha] Repeteco - Bryan Lee O' Malley



A vida de Katie vai muito bem. Ela é uma chef talentosa, dona de um restaurante de sucesso e com grandes planos para a vida. De repente, em um único dia ela perde uma grande chance de negócios, sua paquera com um jovem chef azeda, sua melhor garçonete se machuca e um ex-namorado charmoso aparece para complicar ainda mais a situação. Quando tudo parece perdido e Katie já não enxerga mais uma solução, uma misteriosa garota aparece no meio da noite com a receita perfeita para uma segunda chance. E assim, Katie ganha um repeteco na vida e precisará lidar com as consequências de suas melhores intenções.


Livro: Repeteco | | Autor: Bryan Lee O' Malley
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2015 || Gênero: HQ
Classificação: 3 estrelas || Resenhista: Lud



Repeteco conta a história de Katie, uma talentosa chefe de cozinha que abriu um restaurante de mesmo nome do HQ, com mais quatro amigos. Mas, depois de um tempo, ela se vê no mesmo local, enquanto seus amigos seguiram em frente. E nesse momento ela decide que também precisa fazer algo mais, e decide abrir um segundo restaurante de nome Katie. É aqui que seus problemas começam, uma série de acontecimentos desastrosos se sucedem.

Primeiro, Katie se vê com problemas na reforma de seu novo restaurante; depois um ex-namorado aparece novamente querendo conversar, e sua garçonete sofre um acidente de trabalho. Com tudo isso em mente, um dia ela sonha com uma menina estranha Liz, que mora dentro da cômoda do apartamento onde ela reside em cima do restaurante, que nada mais é do que o espírito da casa. Após acordar do sonho, ela acha, na cômoda, um caderno e um cogumelo. 


Com as instruções em mãos, Katie decide comer o cogumelo e ver se realmente aquilo era real. Assim que acorda, o que ela escreveu no caderninho se realizou. Mas então, a realidade também mudou quando se mudou um detalhe. Não contente com a realidade que se encontra, Katie acha onde estão plantados os cogumelos e começa a mudar a realidade toda vez que não gosta de algo. E cada vez mais ela se complica, até que se depara com algo que a faz abrir os olhos e refletir sobre suas decisões.


Bem, vamos começar pela parte que eu geralmente não leio HQ, não porque não goste, nunca tive um empurrão, sabe. E meu empurrão para começar a ler se chama Karina. Ela é louca em HQ, e me indicou esse. Mas a comic con do ano passado havia me dado um cutucão, nós vimos muitos quadrinistas e cada HQ mais linda que a outra. Então, não sei se consigo muito avaliar a obra em si, mas vou tentar.

Não conhecia o Bryan Lee O' Malley, mas pelo que eu pesquisei, ele possui uma série muito famosa chamada  Scott Pilgrim Contra O Mundo, publicada pela Cia dos quadrinhos em 3 partes. E todos os fãs estavam esperando esse lançamento para saber se iria emplacar mais um sucesso, se seguiria a mesma linha dos outros. 

Eu, como não conhecedora, abri o livro e suspirei. Existem vários tipos de HQ, cada quadrinista tem um traço, uso de sombras, ou tudo muito colorido, enfim... esse livro é lindo, totalmente colorido, os traços são tão lindos e não sei explicar tecnicamente (desculpe!). Mas achei maravilhoso demais. 

Fiquei meio assim com o tamanho, mas a leitura é super rápida, a narrativa também lhe instiga a descobrir se os repetecos de Katie irão levá-la a algum lugar. Se o que ela tanto deseja irá se materializar com a ajuda dos cogumelos. 


Esse livro é uma narrativa sobre erros, sobre tentar de novo, sobre segundas chances e principalmente aprendizado. Katie no começo não é a melhor pessoa, mas ela vai se achando e aprendendo com cada repeteco que ativa. Ela faz novas amizades, aprende sobre certo e errado e muito mais. E, no final, temos uma nova pessoa.

E o melhor de se ler livros é poder comentar com outras pessoas, e discutindo sobre o livro com a Karina, ela me atentou para alguns pontos do livros que não havia me chamado atenção. Por exemplo, como o Bryan coloca personagens feministas fortes.  Katie não quer salvar o mundo, ela não quer ser heroína, a não ser dela mesma. Até o espírito da casa é herói dele mesmo.

E então eu aproveitei e falei que achava a Katie muito egoísta em alguns pontos e isso tornou difícil a conexão com ela. E eu recebi a melhor resposta: "Mas todos nós não somos egoístas? É só uma questão de aceitar o quanto queremos demonstrar. Já parou para pensar que, às vezes, deixar se perceber egoísta é uma das coisas mais corajosas que você pode fazer?"

Não é lindo conversar sobre livros, minha gente? Espero vocês lerem e também me falarem o que acharam do HQ.

Indico o livro para todos, não foge do tema que a maioria das pessoas leem, e o gráfico é muito chamativo e fácil de ler.





Compartilhe!

15 comentários :

  1. Eu não sou de ler HQ também não. Na verdade não conheço pessoas que leem que possam me indicar ou conversar comigo sobre as histórias. Mas fiquei bem animada com esse porque gosto de histórias bem fantasiosas além de fazer com que a gente reflita sobre nossas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rossana, eu também não tinha quem me indicasse, por isso nunca li. Agora vou começar a ler alguns, e vou dando dicas aqui. SAiu um HQ da Editora Valentina, assim que eu ler, eu posto aqui ok?

      Excluir
    2. Ro eu sou a Karina louca das Hqs rs que obrigou a Lud a ler rs ....volte sempre aqui ...quero poder indicar HQs pro mundo inteiro!

      Excluir
  2. Que história mais maluca essa dos cogumelos. Mas acho que é essa trama diferente que faz o livro chamar mais atenção do leitor, pelo menos a mim. Quero conhecer como vai ser as escolhas da chef com a oportunidade de poder mudar o que já foi feito. A capa eu achei fofíssima e muito bem desenhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo Roberta, eu fiquei de boca aberta com o livro!!

      Excluir
  3. Adoro Hqs, não leio tantos quanto gostaria, sei lá porque! Achei esse muito legal, e as ilustrações da pra perceber que são lindas mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São lindas mesmas, foi o que chamou a atenção !!

      Excluir
  4. Oie!
    Adorei!! Já faz um tempinho q qro começar ler HQ´s e espero mto conseguir ler este em breve, gostei mto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia essa HQ, parece nos passar aprendizado em relação a busca por tentar ser melhor. Concordo somos egoístas. É bom demais quando alguém le o mesmo livro assim da para debater e perceber outros pontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, adoro leituras coletivas !!! Os debate fazem você abrir a mente para aquele determinado livro!!

      Excluir
  6. Mundo conheça Repeteco ! Vamos espalhar Katies por ai <3 Lud bora fazer um Bud read de HQ rs

    ResponderExcluir
  7. Amei a resenha, apesar de ler mangás eu nunca li realmente uma HQ (tirando a turma da Mônica é claro), e um dos motivos é procurar por indicações e só achar resenhas cheias de termos técnicos e que se voltam só para o público que já consome esse material, o que torna tudo bem chato, por isso amei a sua resenha e como mostrou sua experiência.
    Eu adoraria ter com quem conversar, nas me contenho com o espelho kkkkk. Mas deve ser ótimo mesmo poder discutir com alguém um bom livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Aline...
      também percebe isso, fui ver resenhas de repeteco, todas super TOP, e a minha coitada, sem nada muito técnico. Mas está valendo né..
      Se quiser add Eu(Lud) e a Karina, nós podemos trocar ideias!

      =)

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei