[Resenha] Série Só Perguntas Erradas - Lemony Snicket


Quem poderia ser uma hora dessas?
Livro 1 | Ano: 2012 | Páginas: 235
Skoob | Compre
Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.


Quando você a viu pela última vez?
Livro 2 | Ano: 2013 | Páginas: 272
Skoob | Compre
Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete. Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha? Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez? 
Você não deveria estar na escola?
Livro 3 | Ano: 2015 | Páginas: 312
O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização misteriosa e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Acompanhado de sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, ele agora precisa investigar incêndios que estão ocorrendo nesse vilarejo cada vez mais envolto em mistério. Quem é o incendiário? Que segredos esconde o Departamento de Educação? Por que tantos estudantes estão em perigo? Será que tudo isso faz parte do plano maligno do vilão foragido Tiro Furado?



Por que essa noite é diferente das outras?
Livro 4 | Ano: 2016 | Páginas: 288
Skoob | Compre
 O jovem Lemony Snicket começou seu aprendizado em uma organização misteriosa e partiu para Manchado-pelo-mar, uma cidade decadente onde se criavam polvos para a produção de tinta. Sua excêntrica tutora, S. Theodora Markson, foge no meio da noite para pegar o trem rumo à cidade grande. Agora ele precisa investigar por que ela está indo embora sorrateiramente e quem ela precisa encontrar nesse trem. Mas um crime terrível acontece no meio da viagem? Quem é o culpado? Quem são os passageiros - bem suspeitos - do trem? Por que uma parada não programada acontece? Será que tudo isso faz parte dos planos do vilão Tiro Furado? Você descobrirá tudo isso no quarto e último volume da série Só Perguntas Erradas. 


Essa resenha pode ficar um pouco comprida, pois embora tenha sido difícil para estruturá-la, nunca me passou pela cabeça resenhar esses livros separadamente. Como vocês podem ter percebido, há uma diferença de 4 anos entre a publicação do primeiro e do último livro, o que fez com que minha leitura de certa forma fosse prejudicada pela seguinte razão: a série é uma história só, os quatro livros são mais capítulos do que livros separados, e ao ler o primeiro livro em 2012 e ler a conclusão só agora em 2016, senti que perdi algumas coisas, já que existem muitos detalhes.

Os livros contam a história de Lemony Snicket em uma cidade chamada Manchado Pelo Mar tentando derrotar um vilão conhecido como Tiro Furado. Cada livro conta uma parte do grande plano de Tiro Furado, que só é desvendado completamente no último livro. São livros cheios de detalhes e pequenas pistas que levam a grandes deduções, mas diferente dos livros do Sherlock Holmes onde tudo se encaixa em um livro só, a série Só Perguntas Erradas tem 4 livros e ao colocar um espaço de tempo muito longo entre a leituras dos livros, vários desses detalhes são esquecidos. Então ao resenhar todos os livros juntos espero que vocês entendam que para um melhor "aproveitamento" da série deve ser lida sem muito espaço entre um livro e outro.

Como eu disse antes, a série parece um livro do Sherlock Holmes, mas a maior parte das deduções feitas por nosso herói num primeiro momento está errada. 
"Saber que uma coisa está errada e mesmo assim fazê-la é algo que acontece com bastante frequência na vida, e duvido que algum dia eu saiba o porquê." ( Livro 1)
Mas vamos dar um desconto para ele, porque ele só tem quase treze anos, assim como a maioria de seus aliados. A trama é muito rica, temos roubo, sequestro, incêndios, explosões, assassinato,  um misterioso monstro, personagens cativantes e muito plot twist, tipo, muito mesmo.
"Você não pode esperar até seu mundo fique tranquilo para desfrutar de um momento de tranquilidade." (Livro 3)
Ao longo da série não podemos deixar de notar que o vilarejo e seus personagens vão se tornando conhecidos para nós e se tornam tão protagonistas quanto o Lemony. É impossível não se apegar a Moxie, com sua máquina de escrever e instinto jornalistico nato, ou aos irmãos Juca e Chico, que embora sejam pequenos demais para dirigir, andam por aí com o táxi de seu pai e pedem como pagamento para as corridas apenas uma indicação de um bom livro, ou então a Jake Hix, o melhor cozinheiro de Manchado Pelo Mar. Aos poucos os aliados de Snicket vão se tornando nossos aliados, e vão roubando nossa atenção e carinho. E quanto a Tiro Furado, está aí um vilão que tem tudo que um vilão tem que ter: um plano diabólico, aliados terríveis e, é claro, uma máscara. 

Toda essa história rica é contada com um esmero e um tom que só a escrita de Snicket tem. O fato de termos um narrador em primeira pessoa dá mais personalidade e emoção a história, pois em alguns momentos não temos certeza se Lemony está narrando fatos presentes ou apenas relembrando fatos passados.

Para aqueles como eu que leram Desventuras Em Série, essa série traz uma boa dose de nostalgia. A escrita das duas séries é praticamente a mesma, e é muito fácil reconhecer isso. Reconhecer, palavra que nesse contexto significa perceber, identificar ( pegaram a referência?). Durante os livros temos menções a personagens bem conhecidos como Monty, Josephine, e é claro Conde Olaf. Também uma parte do mistério por trás da tatuagem de olho e da tal organização que combate incêndios nos é revelado. 

"No mundo, as perguntas estão escondidas para sempre, mas em um livro, as respostas estão escondidas bem à mostra. " ( Livro 3)

Essa série tem um lugar especial no meu coração, e embora eu goste mais de alguns livros do que de outros (o primeiro e o terceiro <3!), todos os livros são especiais para mim, e a série no geral merece 5 corações. Então deixo aqui minha humilde indicação para todos aqueles que gostam de livros com mistério, e muitos plot twists.




BÔNUS!
Livro 13 Incidentes Suspeitos
Páginas: 248

Esse livrinho é um bônus da série, nele encontramos 13 casos resolvidos por Lemony durante sua estadia em Manchado Pelo Mar. A melhor parte é que as deduções e a solução de cada caso então apenas no final do livro, ou seja, você pode bancar o detetive e tentar resolver o caso sozinho. É bem divertido, e embora não acrescente nada à história principal, vale a pena dar uma lida.

5 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desses livros e adorei a história, me lembrou até um filme que assisti uma vez sobre uns meninos de 13 anos desvendando mistérios no bairro que moram, ter uma pegada Sherlock deixa a vontade de ler bem grande.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não conhecia a série, mas adorei a premissa. Adoro histórias investigativas, e essa parece ser interessante e divertida.
    Gostei de uma resenha única para todos os livros da série, acho que assim deixou ainda com mais curiosidade pela leitura.
    Quero ler e conhecer todas as pistas seguidas por Lemony e onde elas o levarão.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Gabriela!
    Eu ainda não conhecia essa série, mas já ouvi falar a respeito de Desventuras em Série que você citou. Gosto muito de livros de mistérios e a premissa me chamou bastante a atenção. Acredito que a leitura vai ser um pouco mais demorada, levando em conta os detalhes e as pequenas pistas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriela tudo bem, a resenha está ótima e bem estruturada, já tinha visto esses livros, como demorou a sair né, para quem está lendo é uma espera ansiosa, tenho vontade de ler esse livro. Quem sabe. Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Desconhecia a série e achei bem interessante.
    A resenha ficou maravilhosa e bem detalhada. Odeio esperar pelos lançamentos, é muito massante né.
    Não me despertou grande curiosidade não, então talvez eu não os leia.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...