[Resenha]A Queda dos Reinos - Morgan Rhodes

A Queda dos Reinos
A Queda dos Reinos # 1
Morgan Rhodes


Numa terra em que a magia havia sido esquecida e a paz reinara durante séculos, uma agitação perigosa ganha forma quando três reinos começam a lutar pelo poder. Entre traições, negociações e batalhas, quatro jovens terão seus destinos entrelaçados para sempre: Cleo, a filha mais nova do rei de Auranos; Magnus, o primogênito do rei de Limeros; Jonas, um camponês rebelde de Paelsia; e Lucia, uma garota adotada pela família real de Limeros que busca a verdade sobre seu passado.
Em A queda dos reinos, Morgan Rhodes constrói uma mitologia complexa e fascinante, que mistura amor proibido, intrigas políticas e profecias milenares. Narrado pelos pontos de vista dos quatro protagonistas, este é o primeiro volume da série.

Antes... existiam duas deusas, Cleiona e Valoria, cada uma possuíam o controle sobre duas das Tétrade, quatro objetos que contém a fonte de todos os elementia, a magia elementar. Querendo o controle completo dos elementos e assim ter todo o poder já existente, as duas rivais se matam, e então a elementia se perde no decorrer do passar dos anos, das décadas, e com isso a terra vem sofrendo sua ausência, morrendo a cada dia que passa. 

Agora... existem três reinos.



Reino Limeros, comandado pelo rei Gaius Damora, onde a terra não é estéril, mas o clima castiga essas pessoas. Um reino virando gelo, com um Rei Sanguinário que comanda a punho de ferro seus súditos e não tem escrúpulos para alcançar o poder. Veneram Valoria, que era tida como pura e bondosa, representante da força, fé e sabedoria. Os três atributos que os limerianos valorizavam acima de tudo.

Magnus Lukas Damora, um príncipe marcado pelo pai, desde cedo aprende a esconder seus sentimentos e ser o que o pai deseja, a única coisa boa em sua vida é sua irmã. Mas, no final da guerra, descobre que talvez ele tenha perdido tudo, até seu coração.

"Foi quando seu coração, partido em milhares de pedaços, lentamente começou a se transformar em gelo."

Lucia Eva Damora, uma princesa que foi uma menina roubada no berço por duas bruxas, que viram nas estrelas que ela era a  feiticeira profetizada. Aquela que teria mais poder do que qualquer outra, e conseguiria recuperar as elementia. Uma menina que não teve o amor de uma mãe e serve como uma arma para o pai. De personalidade quieta, educada, que possui uma única pessoa em sua vida, seu irmão Magnus, mas um momento muda tudo. 


Reino Auranos, comandado pelo rei Corvin Bellos, uma terra próspera, que parece perdida no tempo, onde nada a afeta, ao contrário dos outros vizinhos. Um rei justo, que trata seu povo com o respeito devido, mas que ignora os problemas dos vizinhos. 

Cleiona Aurora Bellos é a princesa mais nova de Auranos. Uma menina com nenhum tipo de preocupação, já que sua irmã que irá assumir o trono. Impulsiva, fala o que quer, e durante o livro se mostra um tanto egoísta e ignorante, mas que, no final, ressurge como uma nova pessoa, a única restante da família real Bellos, e a responsável por recuperar tudo que lhe foi tomado e fazer os culpados pagarem. 
"Ela seria forte.
Ela reclamaria seu trono de direito.
Ela seria rainha"



Reino Paelsia, comandado pelo rei Hugo Basilius, é a que mais sofre, com terras onde nada cresce, exceto vinhedos, onde seu povo vive em situação precária, e dependendo da venda de seu vinho pelos outros reinos para se manter.  

Jonas é o filho mais novo de um vendedor de vinho. No dia do casamento de sua irmã, ele vê seu irmão mais velho, Tomas, ser morto por um nobre que estava acompanhando a princesa Cleo, e desde então a única coisa que Jonas procura é vingança. Com esse propósito, ele se infiltra no círculo do rei, a fim de convencê-lo a se mover contra os Auranos, mas ele chega tarde demais, pois Basilius já foi pego na rede de intriga do rei Gaius. E quando a guerra se instaura, ele realmente se pergunta se era aquilo que ele queria, pois o que vê com seus próprios olhos não é a liberdade que tanto queria para seu país.


"Se quiser algo, precisa ir atrás. Porque não vai cair do céu em suas mãos. Então vamos pegar de volta o que foi tirado de nós. E assim criaremos um futuro melhor para Paelsia. Um futuro melhor para todos nós. " 

E então... a morte de um simples camponês Paelsiano pela mão de um Auraros desencadeia uma sucessão de acontecimentos... e os eventos desencadeados vão alterar o curso desses três reinos. 

Depois... existirá apenas um reino.

"A magia encontra aqueles que têm coração puro, mesmo quando tudo parece perdido. E o amor é a maior magia de todas."


Após acabar a leitura desse livro, me sinto ainda um pouco chocada com os acontecimentos e com o rumo que a história tomou do meio para o final do livro, e isso só tornou o livro, para mim, espetacular. Por tudo que está por vir, e pela escrita da autora, garanto que essa será uma das minhas séries favoritas.

Fiquei chocada com a escrita da autora, de como ela conseguiu me conduzir pela história e me fez passar por muitos sentimentos, inclusive de xingá-la mentalmente. Interessante como ela conduz o enredo de uma forma que você acha que é aquilo, e cinco segundos depois, tudo muda, e a história te leva por caminhos diversos e todas as teorias são jogadas no lixo, e você precisa mandar seu cérebro correr para formular novas possibilidades.

A estruturação do enredo foi algo muito bem pensando, o que resultou em uma leitura fluída, nada cansativa. Todos os detalhes foram dosados de forma suficiente para não cansar o leitor. 

A distribuição dos capítulos com a nomeação de onde os personagens que narrariam aquele capítulo pertenciam, fizeram toda a diferença para situar o leitor, já que estamos falando de muitos personagens e lugares. Além de que, como primeiro livro de uma série, requer explicações sobre o mundo criado pela autora.

Os diálogos não são complexos, mas são condizentes com as personalidades de cada personagem. Você consegue ver dentro da cabeça de cada um deles, e simpatiza com cada tragédia, com cada aproximação dos personagens que se amam e se odeiam. A partir do segundo livro que teremos o amadurecimento de todos os personagens que sobraram, até então todos são mais do que peões na trama dos outros.

A história toda é 4 estrelas para mim, com o aumento de uma estrela pela autora que, como eu disse, conseguiu me prender ao abordar vários assuntos como guerra: politica, magia, romance e morte, muitaaaaa morte. 

Cheia de reviravoltas, e com personagens que atravessam o inferno, Rhodes te leva em uma montanha russa de emoção e suspense que resulta em uma trama incrível.


6 comentários:

  1. Magnus <3 Já disse que me apaixonei por ele? hahaha
    Um livro 5 estrelas da Lud, eu sou obrigada a ler.
    <333333
    Ameeei a resenha *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos sérios problemas, sempre gostamos dos "vilões".

      Excluir
  2. Eu não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa, principalmente pelo seu entusiasmo!
    Eu gosto muito desse tipo de leitura e estou surpresa por nunca ter ouvido falar dessa série! Tenho certeza que vou curtir essa montanha-russa de emoções *-*
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adoro esses livros que despertam todos os tipos de emoções. A premissa da história me chamou muito a atenção e pela sua resenha pude perceber que é o tipo de história que com certeza me agradará. Pretendo ler assim que tiver oportunidade.
    Excelente resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  4. Lud tudo bem, adoro livros que dá vontade de pegar o autor com as reviravoltas do livro, é ai que percebemos o quanto ela consegue conduzir a história, fiquei bem curiosa com esse livro. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Olá, já vi esse livro porém ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer ele melhor.
    Notei que você gostou e se surpreendeu com o livro, é tão legal quando isso acontece, né? Só esse fator já me interessou muito, já estou ansiosa pela leitura!
    Bjão

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...