28 julho 2016

[Resenha] Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum

Três Coisas Sobre Você


Setecentos e trinta e três dias depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante



Devo começar dizendo que eu amo YA, são meu gênero favorito, eu simplesmente amo a forma como consegue me emocionar usando elementos simples, a forma como passam uma lição com seu enredo. 

Esse livro para mim foi 5 estrelas, sem dúvidas. Eu me emocionei lendo, a autora soube dosar tudo de forma espetacular, misturando amizade, perdas e recomeços em um enredo com um toque de suspense e mistério.

Esse livro conta a história da Jessie, assim como a sinopse diz, ela muda para outra cidade após o pai se casar com uma nova mulher. Não é apenas uma nova cidade, com nova casa e nova escola; era uma vida nova. E durante todo esse período de adaptação, a Jessie passa sozinha, sem a ajuda do pai, e em uma relação estranha com a madrasta.

Então, no seu primeiro dia de aula, com roupas que não eram adequadas para aquela cidade quente, envergonhada, ela acaba na aula de outro ano, e passa mais vergonha ainda tendo que sair para a sua. E nessa peregrinação da vergonha, de se apresentar em todas as aulas para a turma como a aluna nova, ela ainda precisa lidar com as meninas malvadas.

A relação com o pai é complicada, não melhora com o passar dos dias, pois não é apenas o comportamento dele após a morte da esposa, como se apenas ele estivesse sofrendo, e sim o fato de ele nunca perguntar como ela estava, nunca contar que estava namorando, e simplesmente dizer que estavam se mudando. Pode parecer simples para adultos, mas para adolescentes é uma grande coisa. Ainda mais para Jessie, que vai abandonar a sua melhor amiga, aquela que a apoia e defende de tudo.

E na semana seguinte do começo das aulas, ela recebe um e-mail de uma pessoa misteriosa dando-lhe dicas de como passar pelo ensino médio, mas mais do que isso. Essa pessoa é uma confidente para ela, alguém em quem pode conversar, desabafar. E do nada essa pessoa se transforma em um novo amigo, e eles passam a fazer esse jogo de: Fale três coisas sobre você. A amizade fica cada vez mais profunda além da atração entre os dois, e no final do livro, você conhece com a Jessie quem é Alguém Ninguém.

Entrando no clima, vou simplesmente contar 03 coisas que amei sobre o livro:

1) Os Personagens.
Todos os personagens criados pela autora são mais do que os olhos conseguem ver. São pessoas e adolescentes lidando com a perda da forma que cada um consegue. É nítido os momentos onde os adultos deveriam dar suporte aos filhos, e falham nisso. Momentos que crianças deveriam se comportar conforme a idade, mas são engolidas pela vida e levadas a serem os adultos da situação.

2) A Trama.
A forma como autora colocou o suspense no enredo, deixou tudo mais à flor da pele. Você sempre está pensando junto com a Jessie, tentando descobrir quem é o Alguén Ninguém e desejando que seja quem ela deseja também.  A simplicidade das dúvidas e os medos dos personagens são tão reais e pertinentes. Além de tudo isso, a mensagem que o livro passa, o alerta sobre tantos temas que são tão atuais. Toda vez que leio eu livro desse, me preocupo: será que quando eu tiver filhos, eu não vou conseguir enxergá-los?

3) Escrita da autora. 
Eu amei conhecer a escrita da Julie. É uma escrita tão simples, mas que envolve todas as emoções do mundo. A narração é tão profunda e verdadeira, cada sentimento é devidamente trabalhado. Os temas abordados foram tão autênticos, que se você olhasse para os lados, veria milhões de Jessie e Ethan. Não é um livro que você chora toda hora, a emoção vai trabalhando em você, apertando um pouco seu coração a cada acontecimento, então, em um momento, tudo transborda e você tenta aliviar um pouco tudo isso através das lágrimas.


Espero que gostem dos livros, como eu gostei desse!!! 

Compartilhe!

13 comentários :

  1. Oi, Lud. Eu peguei o livro para ler mas ainda não comecei. Sei que a história é simplesmente incrível, cativante e emocionante. Não vejo a hora de começar!
    Beijos, Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lud!
    Esse livro está na minha wishlist! Ele parece ser maravilhoso *-* Fico feliz em saber que vale a pena lê-lo. Ótima resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Esse livro parece ser muito interessante.
    Uma leitura da qual ninguém deve deixar de lado.
    Já vi ótimas resenhas sobre a obra e a cada uma tenho mais vontade de lê-lo!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lud!
    Já li várias resenhas super positivas sobre esse livro, vi entre os lançamentos da editora, mas não fiquei tão animada para lê-lo. Depois de ler as resenhas até fiquei curiosa e meu interesse começou a ser despertado. Acho que vou incluí-lo nos meus desejados. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rafa, eu também não fiquei muito animada quando lançou, mas quando li foi maravilhoso!!!

      =)

      Excluir
  5. Olá!
    Eu ameo YA também, geralmente são os livros que leio mais rápido. Imagino que tenha sido difícil mesmo para ela passar por tudo isso, ainda mais sem o apoio do pai. Fiquei curiosa para saber quem é esse Alguém Ninguém e quero descobrir junto com ela. Esse livro está na minha lista de leituras há algum tempo, logo logo consigo ler.
    Beijos.
    arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    A cada resenha que leio deste livro me arrependo de não ter solicitado ele </3
    Achei super legal a forma que a autora abordou os temas, e quero saber quem é o amigo misterioso!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós também não solicitamos =(
      Mas depois que eu li em ebook eu já sai e comprei. É daquela série : Livros favoritos que precisamos ter na estante!

      Excluir
  7. Apesar de toda divulgação e aposta que a editora fez nesse livro confesso que ainda não fiquei com vontade de ler. Mas Gostei de conferir suas impressões até porque foi a primeira resenha que li desse livro. Fico feliz que a leitura tenha te agradado tanto e que a narrativa tenha te envolvido e empolgado, isso para mim é um dos pontos essenciais em uma leitura. Muitas vezes o enredo é até fraco mas a narrativa prende tão bem o leitor que acaba conquistando.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Aline, quando você se identifica com a escrita da autora, o enredo pode ser mais ou menos, mas sempre vamos gostar.

      Excluir
  8. Olá Lud, estou lendo esse livro e logo no início fiquei desesperada com o mistério para saber quem é o autor dos e-mails, ainda estou no inicio, mas espero gostar. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiiiiiiiiii eu fiquei também, teve umas horas que tive certeza, e algumas que não... huhuhu.. muito gostosa a leitura.

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes