[Resenha] Os Tambores do Outono Parte 1 e 2 - Diana Gabaldon


Os Tambores do Outono Parte1
Livro 4 - Série Outlander
Ano: 2016
Páginas: 576
Sinopse: Após tomar a difícil decisão de deixar a filha no século XX e viajar no tempo novamente para reencontrar seu grande amor, Claire Randall tem mais um desafio: criar raízes na América colonial do século XVIII ao lado de Jamie Fraser. Eles partem rumo à Carolina do Norte para encontrar um novo lar e contam com a ajuda de Jocasta Cameron, tia de Jamie e dona de uma propriedade na região. Enquanto isso, em 1969, Brianna Randall se une a Roger Wakefield, professor de história e descendente do clã dos MacKenzie, para encontrar as respostas sobre as próprias origens e sobre Jamie, o pai biológico que nunca conheceu. Em meio às buscas, ambos encontram indícios de um incêndio fatal envolvendo os pais de Brianna. Mas Roger não pode lhe contar isso, porque sabe que a namorada tentaria voltar no tempo e salvá-los. Por outro lado, Brianna também não compartilha sua descoberta, pois tem certeza de que Roger tentaria impedi-la.


Os Tambores do Outono Parte 2
Livro 4 - Série Outlander
Ano: 2016
Páginas: 469

Sinopse: Depois de voltar no tempo à Escócia do século XVIII e reencontrar Jamie Fraser, o amor de sua vida, Claire Randall seguiu com ele para o Novo Mundo. Agora eles moram na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e Jamie, com o auxílio da misteriosa e autoritária Jocasta Cameron, conseguiu tornar-se uma pessoa influente. As coisas finalmente parecem estar entrando nos eixos. Duzentos anos à frente, a filha dos dois, Brianna, encontra um recorte de jornal antigo e descobre que Claire e Jamie morrerão em um incêndio. Isso, somado à sua curiosidade em relação ao pai biológico e à saudade que sente da mãe, faz com que deixe o namorado para trás e se lance através do círculo de pedras em uma aterrorizante jornada rumo ao desconhecido. Para salvar a vida daqueles que ama, ela tentará mudar o passado, mesmo que isso signifique colocar em risco o próprio futuro. Assim que fica sabendo o que a namorada fez, Roger Wakefield abandona seu emprego de professor e decide segui-la. Mais uma vez, a força do amor ultrapassa obstáculos, vencendo tempo e espaço, e dá início a uma nova e fantástica fase nesta saga antológica.

As resenhas dos outros livros da série Outlander você pode encontrar AQUI. Essa resenha pode conter alguns spoilers dos outros livros.


Li o livro 3 da série Outlander divido em duas partes, com um intervalo de meses entre essas partes. Não gostei da experiência, a história ficou 'quebrada', e alguns detalhes me escaparam, já escrita da Diana é muito rica, e extremamente bem costurada, coisas pequenas que ocorrem no começo do livro geralmente ganham grande importância no decorrer da história. Achei melhor não repetir a experiência. Decidi esperar as duas partes saírem e então lê-las e resenhá-las de uma vez, afinal é um livro só.

E gente, que livro foi esse?!? 

A série Outlander, como vocês puderem perceber se leram as resenhas anteriores, está entre as minhas favoritas de todos os tempos. A intensidade e a riqueza dessa narrativa me conquistaram no primeiro livro, e eu continuo me surpreendendo em como tudo aumenta a cada continuação.

A história se expandiu muito, já não é mais apenas sobre a Claire e o Jamie. O livro começa com dois arcos distintos: Claire e Jamie no século XVIII, e Brianna e Roger no século XX. 

Claire e Jamie estão na América agora, desbravando o Novo Mundo e tentando construir uma vida nova. É um cenário completamente novo, muito mais selvagem que a Escócia, lugar onde tudo começou, com uma gama completamente nova de conflitos, e novos personagens: temos escravos, imigrantes tentando ganhar a vida e, é claro, índios nativo americanos. No entanto, mesmo nesse ambiente praticamente hostil, esses dois se saem muito bem. Ao longo do livro, Jamie constrói um assentamento na Carolina Do Norte, a Cordilheira Fraser, e vai se tornando um homem influente. 

O outro arco segue a perspectiva de Roger e Brianna, ela tentando superar a 'perda' da mãe e o começo do relacionamento entre os dois. Confesso que gostei muito do arco, até ficava meio ansiosa pelos capítulos deles. Adoro as partes românticas e as declarações épicas que acontecem entre Claire e Jamie, mas esse novo casal tão apaixonante me conquistou. A trajetória desses dois foi tão tocante e épica quanto a dos pais de Bree.

" - Eu... Amo... Você. - Disse ela entre dentes. - Entendeu?
-Sim, entendi. - Segurou o rosto dela muito delicadamente e a puxou para baixo. Ela acompanhou, os braços tremendo, cedendo.
- Tem certeza? - perguntou ele.
- Sim. O que nós vamos fazer? - perguntou ela, e começou a chorar.
- Nós. - Ela dissera nós. Dissera ter certeza.
Roger estava deitado na terra da rua, machucado, sujo, faminto, com uma mulher tremendo e chorando contra seu peito, batendo no peito dele de vez em quando com o punho pequeno. Ele nunca se sentira mais feliz na vida."

Acredito que o ponto alto do livro tenha sido o encontro de Brianna e Jamie. Foram muitos sentimentos e emoções conflitantes da parte dos dois, e algumas lágrimas da parte da leitora aqui. Uma cena inusitada e linda em sua simplicidade. Era um momento muito esperado pelos leitores da série e Diana não decepcionou.

No geral, o livro foi tão emocionante e intenso quanto os anteriores. Intenso. Está aí a palavra que define toda a narrativa construída por Diana Gabaldon, ela realmente nos leva a outra época, nos faz rir e chorar, nos envolve fazendo um uso magnânimo das palavras. Os novos personagens que foram apresentados durante o livro são bem construídos e complexos, temos sentimentos profundos por eles, amor por alguns e ódio por outros, e os conflitos continuam surpreendentes e agonizantes, ninguém consegue apertar mais meu pobre coraçãozinho do que essa mulher. Mais um belo livro dessa série incrível. 

A única coisa que tenho a apontar, é que a editora Arqueiro adquiriu essa série que era publicada anteriormente pela Saída De Emergência, e ao fazer isso decidiu fazer uso de outro tradutor. Na nova tradução de Os Tambores do Outono encontramos desde alguns erros simples, que não deveriam ter passado na revisão, até alguns erros graves na tradução de provérbios e a criações de anacronismos. Mas tirando as falhas na tradução, o livro continua impecável, e a história continua rica.

17 comentários:

  1. Oiee

    Estou doida para ler essa série, tenho o primeiro livro na estante.
    As críticas são sempre ótimas e sempre falam de uma leitura intensa, o que eu adoro!
    Vou tentar ler o mais breve possível.
    Adorei sua resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda,
      Corre lá ler hahahahaha
      Não vai se arrepender...
      Beijão!

      Excluir
  2. As críticas sobre essa série são sempre positivas, mas confesso que não me vejo lendo ela, tenho duas amigas que já fizeram de tudo para eu ler e me apaixonar, mas simplesmente não flui para mim a leitura, mas sua resenha está muito boa, parabéns pelo trabalho.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Karine... É uma série que eu adorei, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijo!

      Excluir
  3. Olá Gabriela, tudo bem?! Menina, eu não li tua resenha, na verdade só vi a nota que deu e desci correndo para comentar pois morro de medo de pegar spoilers, já que estou lendo o primeiro livro no momento. Livro esse que aliás estou AMANDO! Tive que pausar a leitura para dar conta de alguns de parceria e por um imprevisto, mas mal posso esperar para continuar a leitura e reencontrar o Jamie! kkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamie *suspiros* que homem né? E a série só fica melhor a cada livro!
      Beijos, Gabrielly!

      Excluir
  4. Oiii Gabriela, tudo bem?
    Confesso que realmente não consigo me agradar e nem ter vontade de realizar a leitura dessa obra, o tema e nem a história despertam meu interesse. Parabéns pela resenha dupla.
    Beijinhos linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Morgana!
      Acho que é uma questão de gosto mesmo, eu sou apaixonada por história então essa série é um prato cheio... Uma pena que não faça seu estilo...
      Abraço!

      Excluir
  5. Está todo mundo falando desses livros, sinceramente estou querendo ler e muito! Tipo, vou ter que colocar na lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      Esses livros têm tudo, romance, aventura, guerra... É difícil não gostar!
      Abraços...

      Excluir
  6. Oi, tem um tempo que estou de olho nessa série e toda vez que vejo alguma resenha relacionada a ela, só vejo elogios e uma legião de fãs da escrita da autora e da série. Lendo a sinopse dos livros, eu acabei me encantando com o enredo, e mesmo não conhecendo os anteriores, quero ler logo essa série. Amei a resenha e já está anotada a dica de série. Uma curiosidade: Essa série de livros tem relação com a série de TV que tem o mesmo nome?
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thatyane!
      A série de tv é baseada nesses livros, ela é muito boa por sinal, bem fiel aos livros, uma ótima opção para quem não quer enfrentar os livros, que convenhamos são ENORMES! hahahahaha
      Beijo!

      Excluir
  7. Olá, deve ter sido preciso uma grande pesquisa da parte da autora para conseguir escrever essa série e descrever os cenarios e as situações de acordo com cada época, e eu adoro história, conhecer a vida antigamente mas a série não me chamou atenção, então irei deixar para próxima.
    beijos e ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Tudo bem?
      Olha, gabi. Se você gosta de história a série é essa. Além de descrever vários cenários completamente diferentes muito bem, algo que eu gosto muito no livro 4 particularmente, é que o Roger é um historiador, então quando ele viaja para o passado o olhar dele é completamente diferente do que da Claire e da Bree, é bem interessante. Fico feliz que tenha curtido a resenha, e dê uma chance para série, ela pode te surpreender...
      Beijos!

      Excluir
  8. Ooi! Acho a ideia dessa série de livros bem bacana, mas nunca me chamou mesmo a atenção. Não sei se por conta daquela coisa de "triângulo" ou coisas assim, mas não é o que procuro no momento. Parabéns pela resenha e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruhh!
      Que pena! Quem sabe outra hora?
      Beijo!

      Excluir
  9. Eu sou louca pra ler estes livros, assisto a série e amo de paixão! Amo a Claire e o Jamie e espero sinceramente que eles fiquei juntos ela não volte pro futuro definitivamente... kkk
    Vou tentar colocar na frente na minha listinha, sua resenha me deixou com mais vontade! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...