[Resenha] Encruzilhada - Kasie West

Encruzilhada - Livro 01
Kasie West

A vida de Addison Coleman é um grande “e se…?”, graças à sua habilidade especial: Investigar Destinos. Addie é capaz de prever duas possibilidades de seu futuro toda vez que precisa tomar uma decisão. Quando os pais dela anunciam o divórcio, a garota deve escolher se vai morar com o pai entre os Normais ou se prefere ficar com a mãe no Complexo Paranormal. Para ter certeza do que a espera, Addie resolve Investigar. Em uma alternativa, ela conhece Trevor, um Normal sensível com quem logo sente uma conexão. Na outra, se envolve com Duke, o garoto mais popular da escola Paranormal. E agora, em qual futuro Addison estará disposta a viver?
   "— Sabe qual é o seu problema, Addie?
     — Qual? — pergunto como se o que ela está prestes a dizer fosse resolver todas as minhas dúvidas sobre Duke.
     — Você gosta de designar papéis às pessoas na sua vida. E quando elas não desempenham esses papéis corretamente tem dificuldade de aceitar e acredita rapidamente em qualquer coisa que mostre o contrário."

Eu gostei muito desse livro. Mas demorei um pouco para acabar, por minha própria culpa. À minha própria maneira, eu dei uma de Addie. Quando comecei a ler, gostei dos dois "mocinhos" e fui bisbilhotar a sinopse do segundo para saber quem eu deveria amar - não queria ficar naquela sofrência de gostar de um e ela acabar ficando com o outro. 
Foi a primeira e última vez. 
Assim como a Addie, eu descobri mais coisas do que queria saber e comecei a sofrer por antecipação por coisas que ainda não tinham acontecido. 
Sério, gente: NÃO LEIAM A SINOPSE DO DOIS ANTES DE TERMINAREM O PRIMEIRO. Não se junte ao lado Daiana da força HAHAHAHA (ela ama bisbilhotar, mas se ela perguntar não fui eu quem contou).

Vamos lá, o Complexo é um lugar de pessoas mentalmente avançadas, pessoas que tem poderes mentais extraordinários, que o resto do mundo desconhece. E que deve permanecer no anonimato para a sua própria segurança. Ao menos segundo o consenso geral.
"Nosso relacionamento parece diferente. Como se alguém tivesse jogado meu suéter preferido na secadora e agora não servisse direito. Quero puxar e lacear até voltar a ficar confortável."
Todos tem uma habilidade especial, alguns são capazes de manipular a matéria (mover coisas com o poder da mente), outros são capazes de influenciar emoções, outros de apagar lembranças, enfim... Eles basicamente são os X-men. Só que todos os poderes são relacionados às suas habilidades mentais, por exemplo, ninguém voa.
A Addison tem o poder de investigar seu próprio futuro, mas apenas quando tem que fazer uma escolha. Sua habilidade é posta à prova quando ela descobre que seus pais estão se separando e ela se depara com a possibilidade de continuar morando no Complexo com sua mãe ou viver no mundo Normal com seu pai.
"   — Estou começando a me perguntar se você gosta mesmo dele. Foi por isso que não quis almoçar fora do campus hoje?
     — Só queria um pouco de espaço para pensar. Quando estou com ele, tudo parece perfeito.
     — Juro que você é a única pessoa capaz de reclamar de alguma coisa por ser perfeita."
Mas a habilidade de Addie é muito complexa, porque o futuro não é algo fixo e qualquer ato diferente que ela fizer pode mudar tudo no decorrer do processo e não só isso. Apesar de passar apenas alguns minutos para realizar a Investigação, na mente dela, o tempo corre de uma forma completamente diferente e é como se ela estivesse vivenciando aquelas realidades pessoalmente. Por isso ela evita investigar com frequência, tudo é muito real para ela, como se já tivesse vivido aquelas escolhas. 

Imagine que você tem a opção de ver dois acontecimentos diversos, esses acontecimentos são de uma semana, mas você leva apenas minutos para ver tudo. Mas a sensação que você tem é de que se passaram os 7 dias. Ela tem que voltar para o presente e viver aquela semana toda novamente, agora já sabendo tudo o que vai acontecer ou que poderia ter acontecido. Difícil, né?

Encruzilhada tem uma pegada mais teen, nos deparamos com os dilemas de Addison como adolescente, a negação em que ela fica no começo com relação ao divórcio, achando que se ela se comportar como uma adolescente típica de uma novela, com aquelas cenas dramáticas que as adolescentes de novela fazem, os pais dela vão se reconciliar como acontece na novela. Sim, ela viaja um pouco. Isso foi uma das coisas que eu mais gostei e que me fizeram rir bastante dela.
 A melhor amiga que é mais realista e de vez em quando tem que dar um sacode do tipo "cai na real, a gente não vive em Hollywood". Mas também temos um lado mais maduro, que mostra como é difícil viver em um mundo onde as pessoas têm habilidades e poderes superiores. Como não há escrúpulos em se aproveitar dos outros para se conseguir o que quer, independentemente de quem vai se machucar no processo.

Por fim, temos um último ensinamento importante. Todos temos uma escolha. E uma ou duas dessas escolhas podem decidir para onde vamos e até onde podemos chegar.

Qual será a escolha de Addie?

Leiam logo e sofram comigo! <3

10 comentários:

  1. Venha para o lado negro da força também gêmea! <3
    Vamos bisbilhotar juntas! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nããão. Não adianta. Jamais cederei u_u KKKKKKKKKKKK

      Excluir
  2. Hahahahahaha adorei. Sou mto dessas que le a sinose do proximo livro. Mas eu amo spoiler entao nao sou padrao...

    Vc super me convenceu de ler a serie.
    Nao sabia q era sobre isso..
    Partiu ler urgente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Nath. Você então está do lado Daiana da força? :O Kkk
      Leia sim, é a sua cara *-*

      Excluir
    2. Adoooooro!!! Kkkkkkkkkkkkkk
      O/

      Excluir
  3. Hoje mesmo estava pensando nesse livro. Faz pouco tempo que o li e a história ainda está fresca na minha mente. Eu gostei bastante e estou muito ansiosa para conferir o próximo livro dessa série. Sua resenha ficou ótima e me deu até saudade da ambientação.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei bem "fora da casinha", né? E também me surpreendi com o desenrolar dos acontecimentos! Que bom que gostou da resenha, Fer *-*
      Partiu Fração de Segundo? \O/

      Excluir
  4. Que louca a vida da Addison é maluca, eu não queria poder fazer esse tipo de escolha.
    Fazer escolhas é sempre algo bem complicado.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helana!
      Pois é, bem complicada mesmo. Bom e ao mesmo tempo muito ruim e.e
      Beijos ;)

      Excluir
  5. Meu deusssss, faz um tempo que acompanho esse site e assim que vi essa resenha resolvi ler o livro. MUITO BOMMM e o desenrolar da historia é super inesperado, adoro quando nao é previsivel kkkk Nao aguentei e ja li ate o segundo
    Muito obrigada por essas dicas maravilhosass!! :)
    bjoss

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...