08 abril 2016

[Resenha] P.S. ainda amo você - Jenny Han


P.S. Ainda amo você
Para todos os garotos que amei #2
Jenny Han




Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.


Preciso dizer que li a duologia de uma só vez, simplesmente não consegui largar! Me envolvi no drama adolescente da Lara Jean, morri de curiosidade para saber quem tinha enviado as cartas secretas, fiquei mais curiosa ainda para saber com quem ela ficaria. Suspirei e ri com esses personagens incríveis.

“Mas achava que você era do tipo que não namora.
Franzo a testa. Do tipo que não namora? Que tipo é esse? Um cogumelo minúsculo que fica sentado em casa no escuro, com limo crescendo?”

No primeiro livro nós temos a Lara Jean metida na maior confusão! As cartas que ela escrevia para os garotos que já amou - cinco ao todo - e esperava que ninguém mais lesse foram enviadas, e todos eles passam a saber dos sentimentos dela, incluindo Josh (o seu ex cunhado), para sair da situação constrangedora com Josh, ela finge estar namorando com Peter (que também recebeu uma carta), e muitas confusões acontecem por isso. Ela acaba se envolvendo demais com o Peter, e eles terminam o livro separados.

“Eu sou do tipo que parte corações, mas você, Lara Jean, é uma garota que fica de coração partido.”

No segundo livro já começamos com mais uma carta da Lara, ela sente saudades do Peter, percebe que realmente estava apaixonada por ele, e que errou ao acabar com ele.
Então agora eles começam a namorar de novo, dessa vez de verdade. Agora nós temos uma Lara Jean mais madura, mas ainda assim tem uma inocência, ainda acredita na bondade alheia. E de repente vê que o mundo não é tão cor de rosa assim, a maldade que algumas pessoas possuem não tem limites. Nada é tão simples quanto parece...

“As pessoas dizem que a ausência deixa o coração mais apaixonado, mas acho que estão erradas. A proximidade deixa o coração mais apaixonado.”

Gen, a ex de Peter continua sempre presente na vida dele, e é difícil para a Lara lidar com isso. A Margot está na Escorcia, e a Lara precisa ser a dona da casa, organizar a vida de todos e ser a responsável. Josh continua distante e ela sente falta daquela amizade fácil e constante. Peter é o primeiro namorado dela, como agir? O que ele espera que ela faça? E se ela se apaixonar demais? Como lidar com o bullying que está sofrendo na escola? E o que fazer com o John?

“Ele me abraça e me joga no ar, com um sorriso enorme no rosto. Fico me sentindo culpada por não ter feito isso antes, porque foi preciso um esforço mínimo da minha parte para fazê-lo feliz. Percebo agora que são as pequenas coisas, os pequenos esforços, que mantêm um relacionamento. E sei também que, de certa forma, tenho o poder de magoá-lo e também de fazê-lo se sentir melhor. Essa descoberta me deixa com um sentimento esquisito no peito, por motivos que não sei explicar.”

São muitos dramas na vida da nossa protagonista, e no meio deles a vemos errar algumas vezes, mas principalmente vemos o seu amadurecimento. É nítido a evolução da personagem.

“As pessoas entram e saem da nossa vida. Durante uma época, são seu mundo; são tudo. E, um dia, não são mais. Não dá para saber por quanto tempo vamos tê-las por perto. Um ano atrás, eu não podia imaginar que Josh não fosse mais ser uma presença constante na minha vida. Eu não poderia conceber o quanto seria difícil não ver Margot todos os dias, o quanto eu me sentiria perdida sem ela, nem com que facilidade Josh poderia se afastar, sem eu nem perceber. As despedidas são a parte mais difícil.”

Para mim foi maravilhoso participar dos dramas adolescentes da Lara Jean, me senti novamente com 15 anos de idade e com borboletas no estômago pelo meu primeiro namorado (que não era nem perto tão encantador quanto o Peter). A Jenny Han tem esse poder de literalmente nos colocar dentro da história, você se sente parte do drama adolescente, ela descreve as cenas e os sentimentos tão precisamente que não tem como não mergulhar na história.

Confesso que torci por todos, em algum momento do livro torci por cada um deles. Josh com sua amizade constante e conhecendo a Lara como ninguém mais (mas como daria certo, tem a Margot), Peter com aquele ar de badboy que sempre me conquista, e aquele sorriso facil que encanta a todos (mas e a bruxa da Gen? Será que dá pra confiar nele?), é claro, o John que é um fofo perfeito e que me cativou desde que surgiu (e não tem ninguém para atrapalhar!). Não conseguia me decidir com quem queria que ela ficasse!

“Coloco a mão no peito dele, em cima do coração. Consigo senti-lo batendo. Afasto a mão. O coração dele é meu, só meu. Eu acredito agora. É meu para cuidar e proteger, é meu para partir.”

O final foi como deveria ser, fofo e apaixonante, assim como toda a duologia. P.S. ainda amo você vem recheado de lições, mesmo para nós que já passamos há muito tempo dos 15 anos. Mergulhe nessa história e se permita algumas borboletas no estômago.



Compartilhe!

21 comentários :

  1. Não conhecia o livro, mas só em saber que envolve cartas já me conquistou. Eu amo cartas, escrevo e sou completamente apaixonada por elas.
    O livro tem uma premissa bem cativante, aborda os dramas dos amores e isso é bem instigante pro leitor.
    Já anotei a dica, quero ler o mais breve possivel, parabéns pela resenha.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Silvania!
      Eu me surpreendi com o quanto gostei do livro, fazia tempo que não lia YA.
      Bjos

      Excluir
  2. Olá
    Não sabia da continuação, ainda não li o primeiro, mas lembro que tinha gostado da premissa, mesmo não gostando muito de romances de amor. Esse não me conquistou tanto mas mesmo assim gostei do amadurecimento da protagonista.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele.
      O romance desse livro é incrível!
      Quando se sentir com o humor certo para ele, dê uma chance!
      Bjos

      Excluir
  3. Olá,

    Eu já conheço essa duologia desde o seu lançamento, e tenho que confessar, ela nunca conseguiu chamar minha atenção? Acho que o tipo de abordagem não consegue me prender, até tentei por conta de uma amiga ter gostado muito, mas simplesmente não fluiu pra mim. Vai de gosto não e mesmo?!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai de gosto.
      Eu adoro romances assim. Romances em geral na verdade...
      Obrigada por ter passado por aqui!
      Bjos

      Excluir
  4. Eu simplesmente estou LOUCA para ler essa duologia, acho que a trama elaborada pela autora é muito interessante. E contonuação parece honrar a história.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!
      Com certeza a duologia é incrível!
      Espero que vc leia em breve e goste tanto quanto eu.
      Bjos

      Excluir
  5. Olá!
    Eu simplesmente AMEI essa série e preciso dizer que o primeiro volume eu ganhei de uma amiga e fiquei com um pé um pouco a trás para ler, mas depois que li eu contava os dias para ler Ps. Ainda Amo você. Eu concordo com você em tudo, principalmente no final foi muito fofo, mas fiquei querendo mais :( ! Sua resenha está maravilhosa.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!
      Sempre queremos mais né??
      Já estou procurando os outros livros da autora!
      Obrigada =D
      Bjos

      Excluir
  6. Olá linda,
    Eu tenho uma paixão por esses dois livros.
    Tem um enredo doce e cativante em cada emoção da Lara e as palavras nos transportam para nossa adolescência e primeiro amor.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Joanice!
      Me senti de senti à adolescencia!
      Essa autora é incrível.
      Bjos

      Excluir
  7. Comprei os dois recentemente e estou doida para ler. Tenho certeza de que vou amar, pois também adoro esses romances fofos e dramas adolescentes. Super curiosa pra conhecer essa turma.
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc goste!
      Depois volta aqui e me diz o que achou.
      Bjos

      Excluir
  8. Olá :)
    Apesar de amar essa história acho a Lara Jean muito imatura! Eu amo o Peter e espero realmente que ele não tenha nenhuma recaída com a Genevieve nesse volume, amei a resenha e estou ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara.
      Também passei o livro todo torcendo para que ele não tivesse nenhuma recaída.
      Espero que você goste da continuação.
      Bjos

      Excluir
  9. Olá!

    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro e estava curiosa.
    Gostei da parte das cartas. Adoro!!
    Já estava de olho nesse livro, agora com sua resenha tive a certeza que quero ler sim.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Taí um livro adolescente que li e achei uma delícia. Que fique claro, não estou nem perto de ser considerada adolescente (já passei um tantinho dessa fase), e não tenho por hábito gostar de livros dessa faixa etária mais jovial (12 - 16 anos).

    Mas os dois livros dessa autora me encantaram!

    ResponderExcluir
  11. que bom que gostou! mesmo a protagonista tão cheia de dramas...hehehe

    linda a sua resenha! Minha nora tá doida por esse livro...pelos dois aliás!

    linda resenha!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Sou doida para ler algum livro da Jenny Han, muitos elogiam tanto a sua escrita que sempre tive curiosidade.
    P.S. Ainda amo você é um livro bem comentado na internet e até hoje nao comprei para ler, aiai.
    Que bom que leu os dois livros de uma vez, assim vc ja emenda a emoção uma na outra e mata a curiosidade ne?
    Adorei saber que o final é fofo e apaixonante.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Já queria, agora nem se fala!

    Eu estou louquinha para ler eles a um bom tempo, não sabia que era um duologia e não trilogia, que bom kkk prefiro assim! Fora a curiosidade pela escrita da autora!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei