06 abril 2016

[Resenha] Espada de Vidro - Victoria Aveyard

A Rainha Vermelha 02
A Espada de Vidro


“Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.” O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar. Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.

Se você ainda não leu o primeiro livro da série, procure pela resenha e não siga lendo esta se não quer spoiler, ok?

“Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar”.

Bom, para quem lembra do que eu disse sobre a autora dividir o livro em dois, isso se repete no segundo livro também infelizmente. A primeira metade é absurdamente chata, apesar de ter parado naquele momento ápice da história, ela não soube aproveitar a pegada de ação e deu uma esfriada total no livro e me deixou com vontade de abandonar a leitura diversas vezes. A segunda metade é totalmente oposta, flui rapidamente e é cheia de aventura e ação, sem enrolação por parte da autora. Fiquei com a impressão de que ela encheu linguiça demais!

Começamos do ponto em que Mare salvou Cal da morte na arena e os dois conseguiram fugir juntos com a ajuda da Guarda Escarlate. Todos no reino estão revoltados com Cal e Mare, que agora são caçados, enquanto Maven está se adaptando muito bem ao titulo de Rei de Norta. Inicialmente, Cal é tratado como um prisioneiro da Guarda, deixando Mare bem desaforada.

“Ele se ergue diante de Cal com prazer, desfrutando da visão de um príncipe a seus pés. Desfrutando do poder que isso lhe confere. Mas eu sou a garota elétrica, e ele não faz ideia do que é o verdadeiro poder”.

A primeira metade do livro é um pouco enrolada pois eles estão indo de um canto para o outro atrás dos nomes da lista, dos ‘sanguenovos’. Achei que deu uma pegada muuuuuuito lenta e chatinha para o livro. Fora que, novamente, apareceram muitos furos deixados pela autora do primeiro livro para esse segundo. Várias coisas que eram impossíveis no primeiro livro se mostraram possíveis neste, ou vice-versa. Fiquei um pouco insatisfeita com isso.

A segunda metade é onde as coisas boas realmente acontecem. A velocidade volta e a gente se vê querendo virar a página para ver o que acontece na próxima cena.

Outra coisa que mudou bastante do primeiro livro para o segundo foi a personalidade de Mare. Neste ela passa por uma verdadeira mutação. No início ela está totalmente abalada pela traição de Maven, a quem ela considerava seu maior companheiro e tem sua confiança nas pessoas destroçada. Esperando sempre a próxima pessoa a traí-la. Com o tempo ela fica muito mais segura de si, decidida a ‘pagar’ seus erros do passado e fazer sua presença na Guarda valer a pena. Ela realmente faz o que tem que fazer, não importa o quê nem quem apareça no caminho dela, a deixando um pouquinho vilã em algumas cenas. Mas gostei de ver esse lado dela. Melhor que a jovenzinha indefesa e manipulável do primeiro livro.

“Não vou me tornar um monstro, não importa o que precise fazer daqui para frente. Não vou perder quem eu sou, ainda que me mate para isso”.

Ao longo do livro, percebemos a intenção real de Maven ao promover uma verdadeira caçada pelo reinado. Ele quer Cal e Mare de volta como prisioneiros a qualquer custo. Neste ponto ele é bem parecido com a Mare e faz o que tem que fazer, não importe a quem precise ferir para conseguir chegar perto de captura-los. Fazendo com que Cal e Mare se tornem aliados. Não só aliados.

Como acontece em ‘A rainha vermelha’, o livro se interrompe na melhor parte nos deixando com o fôlego suspenso na espera do terceiro livro. Continuo pensando que fazem muito barulho em torno dessa série. Acredito que tenha muuuuitas outras séries de distopia e sobrenaturais bem melhores, mas nem por isso estou menos curiosa de como a série vai finalizar. Para a minha tristeza, ainda estão previstos mais 2 livros pela frente. Então oremos para que a autora e editora brasileira lancem bem rapidinho.

“Sou uma arma feita de carne, uma espada coberta de pele. Nasci para matar um rei, para acabar com um reino de terror antes mesmo de começar pra valer. Fogo e eletricidade elevaram Maven, e fogo e eletricidade vão derrubá-lo”.

Compartilhe!

13 comentários :

  1. Olá
    Não li o primeiro livro, e também não pretendo, depois de ler as diversas resenhas decidi que não é para mim, entendo o que você fala sobre o ritmo, é realmente bem chato esses começos lentos né, mas dependendo da forma como é conduzida pode nos ajudar a compreender melhor o mundo criado, mas ficar mudando as regras como você diz que acontece (quando fala que coisas impossíveis em um livro são possíveis em outro) sem ter uma explicação boa para isso é que não deveria ter.
    Espero que o próximo seja muito melhor para você.
    Beijinhos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie! Preciso muito ler o primeiro livro. Comprei ele na bienal e ainda não consegui pega-lo. Todo mundo fala muito bem dele, deles né, da série em si.
    Assim que der vou ler. ^^
    Bjk
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Ainda não li o primeiro livro e li por cima a sua resenha, mas enfim...
    Que bom que você curtiu o livro.
    Acho legal e desesperador quando o livro termina na parte mais aaaaaaaaa do livro kkkkkk li um assim essa semana e estou louca pela continuação. E que bom que mesmo não sendo o melhor livro de distopia ainda assim é um livro bom que prende o leitor.
    Espero poder ler, está na minha lista ♥

    ResponderExcluir
  4. oi

    li a resenha só "por cima" e fiquei meio desanimada por saber que a história está chata! eu ainda não li nenhum deles, mas pretendo ler logo o primeiro....tomara que eu goste!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oioi!
    Estou acompanhando a serie da rainha vermelho e sou fã do trabalho da Victoria Aveyard.
    Eu estava com grandes expectativas com o livro, mas gostei mais do primeiro.
    Esse livro é ate legal, mas achei meio enrolado, Mare recrutando o povo, achei cansativo e tal.
    Bom o final foi tenso, ja quero a continuação logooo!
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Falam tão bem do primeiro livro e eu ainda não li, preciso ler urgente.
    Ficamos curiosas quando o povo fala tanto de um livro, acho que vamos com muita sede ao pote. Tomara que os outros livros sejam publicados.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. OI!!
    Nathy por ter spoiler só li o início e a finalização, ok?
    Enfim, eu também me pego assim, quando um livro faz muito sucesso entre os blogueiros literários fico com o pé atrás, simplesmente pq sei que fazem muito arruaça por algo bom, mas não excelente. E sim, existem distopias maravilhosas por aí. Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie

    Não li o primeiro livro mas como não pretendo ler essa série, eu li a resenha sem medo de spoiler.
    Como vc falou, não pareceu pra mim também uma distopia da melhores e como não quero me envolver em mais séries por enquanto, resolvi que essa não vou ler.
    Mas tomara mesmo que os dois livros restante não demorem a sair!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Devido o medo do spoiler so li o ultimo paragrafo e pelo que percebi vc gostou né?! Bom, eu gosto de distopias, mas esse livro não me chamou atenção e olha que criticas positivas não me faltam ...

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler a Espada de Vidro, to aqui jogada no chão, sem saber o que fazer da vida!
    Foi tiro, porrada e bomba o livro quase todo! vou surtar se não ler logo a continuação, esse segundo livro superou de longe o primeiro.

    XoXo

    ResponderExcluir
  11. Oi Naty! Tudo bem? sabe que no início eu estava muito curiosa para ler esta série, mas depois fui esfriando. Sério cheguei a ler sua resenha com spoilers pra ver se saia alguma coisa, mas acho que ainda não pe a hora. heheh. Vou deixar passar mais um pouco.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!
    Ainda não comecei a ler a série, mas tenho muita vontade.O pessoal fala sempre muito bem dela. Estou enrolando um pouco por falta de tempo mesmo. Mas se tudo der certo até mês que vem leio pelo menos o primeiro livro =D
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Vou te dizer a verdade, não li muito da resenha, pois quero ser pega meio de surpresa quando ler o livro, li o primeiro e amei, então estou louca para ler esse, mas o tempo não está ajudando muito ultimamente, estou tentando eliminar as leituras que tenho para poder ler esse. Espero gostar muito dele, assim como gostei do primeiro.

    Beijos.

    ResponderExcluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei