18 abril 2016

[Resenha] Before - Anna Todd



Before
Série After #6
Anna Todd
Antes de Tessa, Hardin era um jovem rude e sem esperanças. O que será que fez com que ele se tornasse esse badboy tão revoltado? E o que passava em sua cabeça naqueles primeiros momentos com Tessa, a menina irritantemente certinha de quem ele não conseguia ficar longe? Contado sob o ponto de vista de Hardin e de outros personagens da série, Before acompanha de perto esse complexo e cativante personagem, desde seus problemas de infância até sua turbulenta juventude. O livro traz também passagens inéditas do romance de Tessa e Hardin e revela, ao fim, o futuro desse casal intenso que conquistou os corações de leitores no mundo inteiro!

Já no começo do livro a Anna nos mostra um pouquinho da personalidade de algumas personagens secundárias, o que foi uma surpresa para mim, porque eu não tinha lido absolutamente nada sobre o livro. E gostei bastante de entender um pouco como certas mentes doentes funcionam, me ajudou a compreender algumas atitudes que nunca entendi nos cinco livros anteriores.

Contém sérios spoilers para quem não leu a série After inteira, então por favor, reconsidere a leitura se você ainda não leu.
“E foi, até o vento esvoaçar os cabelos que emolduravam seu rosto. Até o tom acinzentado dos olhos dela assombrarem seu sono e até o cor-de-rosa dos lábios dela o enlouquecerem. Ele estava se apaixonando por ela — no início, foi tão rápido que não tinha certeza se estava mesmo sentindo aquilo ou só imaginando. Mas era possível sentir… ele sentia o que estava acontecendo com intensidade. Começou a depender dela para respirar, para pensar.”
Como vocês devem lembrar, em After #1 nós temos o começo da história #Hessa 
Tessa começando a universidade, e conhecendo um Hardin misterioso e que desperta o seu pior lado, mas ela simplesmente não consegue manter distancia. Não tínhamos ideia do que se passava na cabeça do Hardin, e Before nos joga diretamente na confusão que é essa cabeça.
“Era preciso lutar, todos os dias, contra o chamado por álcool de seu sangue, contra a raiva da qual tentava se desvencilhar… mas ele não sabia como fazer isso. Jurou que lutaria por ela… e lutou. Perdeu algumas batalhas, mas nunca perdeu de vista a vitória na guerra. Ela o ensinou como rir e como amar… e ele já disse isso para ela muitas e muitas vezes, mas nunca vai deixar de dizer.”
Pela primeira vez vemos a confusão da cabeça do Hardin antes da Tessa. O quão perturbado ele é pelo passado, e pelos próprios erros.
Ele vê que está errando, mas não consegue mudar, nós vemos que ele está se esforçando de verdade. Mas para ele sempre foi preto e branco, as coisas são como são e não se pode mudar, ele cresceu sendo assim, sempre odiando tudo e todos. E de repente, ele vê um pouco de cor na sua vida e não faz ideia do que fazer com isso.
“Às vezes, sinto vontade de abafar o mundo ao meu redor, e a música e a leitura são as únicas coisas que servem para isso. Todo mundo tem uma mania, e essas são as minhas.
Quando preciso de silêncio, o barulho ajuda.”
Aos poucos, ele começa a reconhecer o bem que a Tessa faz para ele, como se torna uma pessoa melhor com ela, como sorri mais e afasta um pouco todo esse ódio. Ela se torna literalmente uma luz em sua vida. Mas ele se vê envolto por aquela bendita mentira, fica paranoico sem querer que ela saia de perto por medo de perder essa felicidade, mas não consegue contar a verdade. O medo de perdê-la o deixa desesperado.

Como sempre, eu quis bater nos dois! Hardin por ser tão destrutivo e maltratar tanto a Tessa. E mais raiva ainda da Tessa por se deixar ser pisada por ele. Gente, é muita humilhação que essa menina sofre! E continua sofrendo. Sérios problemas de auto estima essa ai...
Sei que muitas pessoas são assim, e sei que é isso que a Anna quis passar em toda essa história, e é exatamente por isso que eu amo tanto!
“Mas, para mim, é o melhor tipo de história. Quero sentir algo enquanto estou lendo, e romances muito certinhos me dão vontade de vomitar nas páginas e queimar a evidência depois.”
O mundo não é perfeito, as pessoas são uma merda, você muda por outras pessoas, você se apaixona e muitas vezes suporta de tudo por essa pessoa. 
A Tessa viu o lado ruim do Hardin e sente um amor tão grande por ele que aceita passar por tudo aquilo, ela acredita que ele vale a pena ser salvo. Como todos sabemos, não é até o quinto livro que ela percebe que não pode salvar ninguém, apenas o Hardin tem esse poder sobre si mesmo.
“Eu me sinto vivo e radiante. Quando olho para meu amor, ela está olhando para mim com admiração, e agora sei que, de alguma forma, tudo vai ficar bem.”
Na minha primeira resenha da série, eu falei que o livro tinha algumas falhas e que se podia ver a inexperiência da autora em sua estreia. Em Before, pude ver o amadurecimento da sua escrita e pude preencher algumas lacunas que After havia deixado.

Já falei tanto de After e já mudei meu ponto de vista tantas vezes, essa autora brinca com minhas emoções e minhas opiniões! Mas uma coisa nunca muda, sou apaixonada pela série!

Em breve teremos o lançamento de um spin off de After. Contando a história de Landon.
“Ao longo dos anos, aprendi a não me concentrar no passado e só olhar para o futuro. Tenho consciência de que meus pensamentos parecem piegas, mas é a minha verdade.
Vivi na escuridão por muito tempo; quero ajudar a iluminar o caminho dos outros.
Sou abençoado com uma família com a qual nem sequer poderia sonhar, e estou criando filhos que serão melhores do que fui.
A cabeça de Tessa cai para o lado, e eu afasto os cabelos de seu rosto. Ela tem sido minha calma, meu fogo, meu ar, minha dor e, independentemente do que passei, cada segundo valeu a pena para chegarmos à vida que temos agora.
Arrastei Tessa comigo pelo inferno, mas estamos aqui. Depois de tudo, criamos nossa própria versão do paraíso.”
No começo do livro tem uma playlist de Hessa, montei ela no Spotify para vocês. Curtam enquanto leem o livro, eu estou viciada nessas musicas <3


Anna Todd


Compartilhe!

24 comentários :

  1. Eu sempre quis ler essa série, as capas dela são lindas! Mas não tive oportunidade ainda, mesmo assim peguei os spoiler, kkkkkkkkkkkkk
    Sua resenha ficou ótima, é engraçado como alguns autores tem o dom de nos fazer "mudar" o pensamento em relação ás suas obras, tem livros que leio mais de uma vez e em todas aprendo algo diferente, rsrsrs

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvania!
      Alguns autores mudam a gente né?
      Para mim a Anna Todd é assim, adoro!
      Bjos

      Excluir
  2. Olá Lala
    Nossa essa série realmente não me agrada especialmente por causa da mocinha, eu já precisei lidar com duas mulheres com essa mesma baixa auto-estima na vida real, e acho que já extrapolei em muito meu limite de paciência com esse tipo de comportamento, então eu passo a dica.
    Beijos

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele!
      A Tessa realmente suga a paciência as vezes, mas para mim a leitura foi um aprendizado, e valeu a pena. Normalmente eu não suporto personagens assim, mas nesse livro eu não consegui largar!
      Bjos

      Excluir
  3. Ooi! Eu já conhecia a série, mas nunca me interessei. Os "mimimis" que já ouvi que rolam nos próximos livros me desanimou um pouco... Mas, para quem gosta e quem for ler, que tenham uma ótima leitura ^-^
    Gostei da resenha mesmo assim!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh, na verdade não há próximos livros da série, esse é o ultimo. Nos anteriores rola um certo mimimi sim, muita gente se desanima com isso e com a personalidade da Tessa.
      Mas confesso que isso não me abalou!
      Bjos

      Excluir
  4. Oie!
    O que eu mais gosto nessa série, é que a narrativa é tão envolvente e os protagonistas tão imperfeitos, que não tem como não se apaixonar por eles. Gosto de acda uma das imperfeições, que sempre me levam as mais diversas emoções.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Concordo com vc, não tem como não se envolver completamente e se apaixonar!
      Bjos

      Excluir
  5. Olá

    Eu não tenho interesse na série por isso fui até o fim da resenha rs.
    Eu vi algumas críticas e me desanimou de ler. Mas achei legal que vc falou que a autora amadureceu a escrita e fechou algumas lacunas que ficaram abertas. É bom quando é assim.
    Ótima resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda.
      A serie possui opiniões bem divergentes por ai, é aquele tipo de ame ou odeie!
      E eu com certeza amo!
      Bjos

      Excluir
  6. Hello!
    Ainda não li nenhum livro da série e ela não me chama muita atenção.
    Bom.. já me irritou o fato da Tessa deixar o Hardin "pisar" nela. Acho que não dá pra ficar com uma pessoa assim, tem que ter muito amor mesmo, hahaha
    Passo a vez
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michelles, essa ausencia de auto estima da Tessa é bem complicada mesmo. Mas ela amadurece com o passar dos anos, infelizmente muitas pessoas são assim, e não amadurecem nunca.
      Bjos

      Excluir
  7. Oi,
    Confesso que não li a resenha inteira, pois respeitei o seu aviso de spoiler!! Rsrs
    Sou louca para ler essa série desde da Bienal do RJ do ano passado, a autora foi tão fofa que desertou a minha curiosidade!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris!
      Conheci a Anna quando ela esteve aqui em Recife, e ela é uma fofa mesmo!
      Fuja de spoiler! E espero que em breve dê uma chance para essa série incrível!
      Bjos

      Excluir
  8. Oi, sabe aqueles livros que vc gostaria de ler pela capa, só que o tema não te atrai? pois é, pra mim esse é um desses...

    apesar de a sua resenha estar ótima....ainda assim eu não leria...não agora!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise.
      Acho que cada livro tem um momento certo para ser lido. Quando a vez de After chegar e vc ler, volta aqui e me diz o que achou.
      Bjos

      Excluir
  9. Que legal, adorei quando você disse que deu para perceber o amadurecimento da escrita da autora, gosto muito quando isso acontece, criamos um vínculo especial com os livros, né?
    Apesar de não ser o tipo de livro que gosto de ler, às vezes fico curiosa com essa história.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Com certeza eu criei um vinculo com After!
      Antes de começar era muito curiosa sobre a serie... mas tem que gostar desse estilo literário mesmo.
      Bjos

      Excluir
  10. Como eu ainda não li todos os livros de After, dei uma pulada na sua resenha. Acho que eu não me encaixo em nenhuma das classificações…hehe’ amo e odeio a série, amo e odeio os personagens, e amo e odeio a história. Às vezes tudo me irrita no livro, às vezes tudo parece tão lindo e fofo ♥ é uma confusão total. Estou curiosa para ler “Before”, mas, primeiro, preciso ler os últimos de After *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      Sinto isso com After também!
      Apesar de amar absurdamente, muitas coisas me irritam, e muitas me deixam suspirando Uma coisa não dá pra negar, é um livro para sentir <3
      Bjos

      Excluir
  11. Olá!

    Não consigo gostar dessa série, todos falam bem dela, mas não sei o que tem de tão bom nela. Porém, gostei da sua resenha, muito bem escrita. Quem sabe um dia eu o leia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila.
      Quem sabe um dia vc lê...
      Se por acaso ler, volta aqui e me diz o que achou!
      Bjos

      Excluir
  12. Eu gostei bastante da dica, porém, não li os livros anteriores, então precisarei começar do primeiro. Vou dar uma olhadinha nas resenhas anteriores para decidir, mas a princípio, creio que leria a série. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana!
      Espero que vc goste da serie!
      Acabo indicando ela para todo mundo.
      Bjos

      Excluir





Copyright © 2017 Every Little Book. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | OddThemes | ILUSTRAÇÃO: Yuumei