[Resenha] A Garota Sem Passado – Michael Kardos

A Garota Sem Passado – Michael Kardos
Editora Arqueiro, 2016.

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre. 

Um dos primeiros livros lidos deste ano e já me surpreendeu pela boa narrativa. Confesso que andava meio desempolgada com a leitura, mas para um início de ano, quanta coisa boa já apareceu para nós, não é mesmo? Que continue assim, 2016!

Bem, o que mais gostei e menos gostei do livro foi a escrita, rs. Achei um pouco chato o autor ficar bagunçando com a gente mostrando memórias do passado e do presente em capítulos alternados. Isso não teria sido ruim se ele tivesse seguido uma ordem cronológica do passado. Mas uma hora ele voltava 5 anos, outra hora 6, outra hora 7, outra hora 2, depois voltava para 6 anos, e até 20 anos. Enfim, me pareceu um pouco bagunçado. Por outro lado, a narrativa do autor é superinteressante e mesmo no meio dessa zorra toda de passado e presente, nos vemos ligados na história e curiosos com o desenrolar de tudo.

Melanie, aka Meg, aka Alice, (sim!) é um garota que vive numa cidadezinha pequena e isolada do resto do mundo, tem poucos ou nenhum amigo, não tem vida social e tudo que conhece são seus tios Wayne e Kendra, seus pais adotivos. Isso aconteceu porque quando ela era criança, seu pai matou sua mãe e agora ela vive sob proteção (tá mais pra escondida mesmo), pois a polícia ainda não conseguiu prender o pai, que todos acham que segue procurando pela filha para também matá-la, assim como fez com sua esposa.

“Melanie fizera uma única e fracassada tentativa de convencer os tios de que poderia passar despercebida entre 25 mil alunos. Permitira-se sonhar por um instante com a vida no alojamento da faculdade, os jogos de futebol, os rapazes. Fazer amigos”.

Tudo muda quando ela conhece Phillip, porque se apaixona e... engravida! Agora ela está pensando que o tempo para se esconder acabou! Ela precisa pensar no bebê que cresce dentro dela e como não pode nem pensar em deixar que ele passe pela mesma coisa que ela passa, tendo que viver isolada do resto do mundo para se esconder de seu ‘avô’ psicopata. É então que ela decide desafiar seus tios e deixar o namorado para ir, ela mesma, de encontro ao pai. Algo como ‘a caça agora vira o caçador’.

Em Silver Bay, sua cidade natal, ela conhece Arthur, um cara que tem um blog jornalistico e já mostrou várias vezes que ‘o caso’ de sua vida é o não resolvido ‘Caso Miller’, o caso dela. Com a ajuda de Arthur, Melanie tenta descobrir a todo custo o que realmente aconteceu naquela fatídica noite do assassinato, passando por várias encrencas é claro.

Enquanto isso, vamos conhecendo o passado através do ponto de vista de Ramsey, o pai de Melanie e como foi que tudo virou de ponta cabeça na vida dele até que chegou naquela noite.

“Allie. Não havia dúvida de que era ela quem estava por trás de tantas mudanças. Era por ela que ele agora acordava todos os dias com energia e otimismo em vez de passar o dia inteiro na cama”
Eu me vi muito interessada sobre esse passado de Ramsey porque achei que ali explicaria como foi que ele se tornou essa pessoa tão ruim a ponto de matar a esposa e iniciar uma caçada contra a própria filha, a quem em algumas passagens ficava tão claro que ele amava incondicionalmente. Confesso que me deixava na dúvida se ele realmente havia feito tudo isso.

Tem outros personagens importantes na história como Allie (mãe), David, Eric, os próprios pais adotivos de Melanie; Wayne e Kendra, e a detetive que ela conhece quando retorna à Silver Bay. Todos eles têm uma participação importante para que ela enfim consiga desvendar todo o mistério de seu passado e finalmente alcance a liberdade.

“Mas tudo isso era passado. Ele dera duro para se transformar em outro homem. Um homem de família, prestes a ser pai. Você não é mais aquela pessoa. ”

Recomendo a leitura para aqueles que gostam de um romance policial, investigativo. É um bom livro, com um final redondinho e surpreendente para gente.


19 comentários:

  1. Minha nossa, deu água na boca... juro!!! Que premissa maravilhosa. Não pedi esse para resenha, mas vai para a lista dos que preciso comprar com urgência. Preciso conhecer a pequena Meg e como ela se tornou essa mulher medrosa mas ao mesmo tempo decidida que fará de tudo para seguir com sua vida. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara acho q vc vai adorar!! Essa passagem de caça pra caçadora é bem legal.
      Livro muito bom.

      Excluir
  2. Eu vi outras resenhas sobre o livro, mas nenhum deu tantos detalhes e acabei ficando perdido. Mas agora entendi mais sobre a trama, e tenho certeza que devo ler, até porque eu amo romance policial e quero saber qual vai ser o final.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que te ajudei a entender :D
      agora é partir pra leitura e vim me dizer depois o que achou

      Excluir
  3. Já li muitas resenhas a respeito dessa obra, mas sabe que não me interessei nem um pouco pela premissa? Talvez venha a ler em algum momento, mas por enquanto não. De qualquer forma em sua resenha percebi outras características que não conhecia, por isso achei interessante.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fê, quando a gente não se dá com o livro logo de cara fica difícil né?
      tenho dessas tb, kkkkkkkkk.
      mas coloca ele na listinha ai que vale a pena ;)

      Excluir
  4. Esse livro está bem popular na blogosfera, já li várias resenhas positivas e a sua também me deixou curiosa. Fiquei tensa com essa coisa da maldade do pai e tal, mas quero muito ler pra conhecer essa trama.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Ivi, mas lembre-se, nem tudo é o q parece ser ;) vc vai adorar, tenho certeza.

      Excluir
  5. Olá, eu li esse livros faz um tempinho e gostei bastante da trama. Achei o enredo maravilhoso e eu também fiquei me perguntando se ele realmente era o assassino ou não, em muito momentos eu estava certa de que ele havia matado, já em outros era quase impossível. No final eu fiquei com muita raiva de um determinado personagem e fiquei surpresa com o que aconteceu na festa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exaaaaaaaaaaaaaaaato Bia!!! kkkkkkkkkk
      surpreendente né?
      adorei!

      Excluir
  6. Olá :)
    A premissa desse livro é muito boa e já me encantou. E como AMO romance policial já vou adicioná-lo a minha lista de desejados.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Elileudo!
      Se vc gosta desse tipo, vai com toda certeza apreciar a leitura deste aqui ;)

      Excluir
  7. Olá, tudo bem?

    Nossa, eu ja tinha visto essa capa e achei o nome até legal. Mas, nunca tinha parado pra ler a sinopse.

    E agora, fiquei muito surpresa com esse livro! Ele parece ser MARAVILHOSO. E, preciso dessa leitura pra ontem??? SIM! Obrigada pela dica!

    Beijos e até!

    dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lorrane!
      Realmente, a capa é um show a parte. achei linda e já dá uma ideia muito boa do livro.

      Excluir
  8. Olá Nathy,
    Adoro um bom livro policial. Ficar junto do personagem analisando provas etc é incrível.
    Esse livro chama muito minha atenção, mas, hoje li uma resenha negativa que desanimou um pouco.
    Curti muito sua opinião e vou leva-la em conta quando for ler.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, tem alguns defeitos!
      Mas de um modo geral gostei bastante do livro. Concordo q poderia ter sido melhor, mas ainda vale a pena ser lido.

      Excluir
  9. Oiee ^^
    É uma pena que a narrativa do autor tenha te decepcionado um pouco, eu também não gosto muito de narrativas assim *-* Não sou muito fã de livros de suspense e mistério, então essa é uma história que eu não tenho muita curiosidade de ler, sabe? Fico feliz que você tenha gostado do livro, mesmo que não totalmente.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá... Nath, tudo bem??
    Eu acertei em cheio no meu interesse por esse livro... apesar de sua ressalva referente a volta ao passado... eu ainda estou interessada... porque eu amei o título e a proposta do livro...e como nova amante de um romance policial é claro que adorei saber um pouco mais da história pela sua resenha... Xero!

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...