[Resenha] Depois de Você - Jojo Moyes



Depois de Você - Jojo Moyes
Como Eu Era Depois de Você 02
Editora Intrínseca, 2016.


Quando uma história termina, outra tem que começar.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.

Como se trata de uma continuação, não leia a resenha se você não leu o primeiro livro, ‘Como eu era antes de você’, pois haverá spoiler!

Já vi tanta gente falando mal desse livro nas redes sociais e realmente percebi que elas esperavam um milagre, que Will na verdade não tivesse morrido e ressurgisse na vida de Lou. E gente, se vocês esperam isso também nem leiam! Como a sinopse mesmo já diz; ‘quando uma história acaba, OUTRA tem que começar’.

“Nenhum de nós segue em frente sem olhar para trás. Seguimos em frente sempre levando aqueles que perdemos”.

Eu gostei da obra. Gostei mais uma vez da escrita da Jojo que é fluída e sem mimimi, mesmo quando tudo está ruim. E é onde a vida da Lou está agora, em uma fase ruim. Ela perdeu seu amor, seu emprego e sua motivação de vida. Apesar de ter feito como ela sempre quis e Will planejou pra ela, ela foi viajar e conhecer Paris, mas agora que voltou para casa sentiu realmente o vazio deixado por ele.

Realmente fica difícil falar desse livro sem dar spoiler então eu não vou deixar muito claro a importância dessas novas pessoas na vida da Lou para não tirar o brilho da surpresa quando vocês lerem e descobrirem, porque eu sei que eu fiquei surpresa! 

Sam e Lily aparecem na vida de Lou como um terremoto. Cada um dos personagens tem uma importância extrema para a superação da Lou, mostrada a cada capítulo pela autora. Eu realmente senti essa evolução da protagonista. Ela começou o livro perdida e foi se encontrando em sua própria história ao longo do livro, algo que foi bonito de se ver e acompanhar.

"Sinto como se estivesse me desligado durante esses últimos dois anos. Como se não quisesse deixar ninguém chegar perto de mim depois do que aconteceu. Quer dizer, de que adianta se aproximar de uma pessoa se vamos perdê-la? Mas outro dia comecei a pensar sobre o que realmente quero da vida e me dei conta de que quero amar. Porque temos que seguir em frente, não é? Temos que enxergar algum futuro. "

Muita gente também falou mal do final. Não posso dizer que caí de amores pelo final, mas conhecendo o primeiro livro, eu já esperava por um final meio ‘anti conto de fadas’ e talvez por isso não fiquei tão chateada.

Não achei a parte do romance apressada como muitos falaram também. Ela se debateu ao longo de 2 anos gente! Como é que isso é apressado? É o que eu falei, acho que muitos esperavam que o Will ainda estivesse muito presente no livro e devo dizer, ele realmente não estava, mas ainda assim foi a parte central de toda a história. Tudo começou e terminou por causa do Will então deixem de mimimi e apreciem a vela história criada pela Jojo e deixem-se ser conquistados novamente.

“Com esse beijo, tentei lhe dizer quanto ele significava para mim. Tentei mostrar que ele era a melhor resposta para uma pergunta que eu nem percebera que andava fazendo”.
Seria muito pedir um livro para a Lily? <3



48 comentários:

  1. Ai, sofri tanto com esse livro, não to pronta pra ver a Lou com outra pessoa não. Espero q a Jojo não cague nesse livro nem na memoria do Will. Vou esperar aparecer em PDF pra eu poder ler. Espero que a Lou fique feliz, mas acho muito cedo pra ela arrumar outra pessoa.. Bjuss amei a resenha como sempre rsrs :* <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara! Da uma chance pra essa nova Lou! Nao vai decepcionar nao.

      Lembrando que o blog NÃO APOIA E NÃO RECOMENDA A PIRATARIA, com isso as editoras tem um menor percentual de vendas e, vendendo menos, o número de lançamentos vai caindo... prestigie o trabalho da autora e de todo o resto da equipe e compre o livro ;)

      Excluir
  2. Bom eu já li os dois e posso dizer que foi uma ótima continuação. De certa forma Will também está presente
    nessa trama e torna tudo ainda mais emocionante.
    beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? :)
    Li "Como Eu Era Antes de Você" o mês passado, e como ainda estava muito apegada à Lou, ainda não tinha querido ler nada sobre este, então a sua foi a primeira resenha que eu li (sinta-se lisonjeada) :P Fiquei com muita vontade de ler, mas após ler o primeiro fiquei muito deprimida, mesmo, entrei em ressaca literária, então não sei se partir já para esse será uma boa opção no momento. Mas quero muito!
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu ainda não li o primeiro e por isso não li a resenha, mas sabe quando bate a curiosidade? então fui ler só o finalzinho mas vi o que eu já esperava que aconteceria no livro, que ele morre! gente, isso tá na cara e nem posso chamar isso de spoiler kkkk. Enfim, no final da tua resenha vocÇe fala que o romance não foi apressado, realmente eu vi muita gente com essa opinião e mesmo sem ter lido eu não acho que tenha sido apressado. Quero muito ler os 2 e pretendo ler esse mês. Até estou com o Como Eu Era antes de você no meu kindle pc, só me falta tempo para ler

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkk ja me sindo lisonjeada Jessica!
      mas olha, li os dois em seguida um do outro. amei fazer dessa forma porq não sofri tanto.

      Excluir
  4. Eu comprei o primeiro livro para ler antes de assistir o filme, mais desanimei um pouco, meu coração já esta em cacos com personagens que morre e não sei se conseguiria ler sabendo desse fato, mesmo vc alertando no começo da resenha eu li do mesmo jeito, pq sou curiosa então quando alguém fala não leia eu vou ler.
    achei a protagonista muito corajosa e fiquei decepcionada que um milagre não aconteça, mais enfim é um bom livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também resolvi ler o primeiro livro por causa do filme. antes confesso que não havia me interessado muito, mas ao assistir o trailer bateu a vontade!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Li o Como Eu Era Antes de Você esse ano e gostei bastante! Confesso que eu pensei que fosse me emocionar bem mais com o livro, mas mesmo assim foi uma leitura linda e muito boa!
    O final de Como Eu Era Antes de Você foi bem triste e eu no fundo esperava algo diferente, mas mesmo assim gostei do desfecho!
    Ainda não li Depois de Você, mas tenho vontade e curiosidade de realizar essa leitura. Li algumas resenhas e já tô esperando mais um final trágico, mas espero gostar mesmo assim!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahhaa Jojo a gente sempre vai esperar finais trágicos agora né?
      fato!

      leia sim, é um bom livro

      Excluir
  6. Olá, eu já li o primeiro livro há muito tempo, esses dias comecei a ler esse e estava gostando bastante pelos primeiros capítulos que li, gosto da escrita da autora e espero que os próximos capítulos também me agradem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando acabar volte aqui pra me contar Mari, bjocas

      Excluir
  7. Oi Nath, eu ainda não li o segundo livro mais confesso que estou bem reticente em ler, acho que isso acontece em grande parte pelo que ouvi negativamente sobre ele. Acho que não estou preparada para desapegar do Will, como você bem apontou que a maioria dos leitores ainda não fizeram. Sobre esse final, não sei hein, acho que a autora deixou a desejar... Enfim, não sei porque a Jojo foi inventar de escrever uma continuação. :(

    Beijos
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia despreocupada em gostar ou não.
      pense na Lou e no final q ela merece e esqueça o Will!
      se todo mundo lesse com esse pensamento acho q o pessoal gostaria mais.

      Excluir
  8. Oi.

    Desde que li "Como eu Era antes de Você" e soube que teria continuação, estou morrendo de vontade de ler esse livro, mas desde que foi lançado não consegui comprar pra ler. Apesar de ler algumas críticas que me desanimaram, ainda continuo quero ler e tirar minhas próprias conclusões. Espero me apaixonar por ele tanto quanto estou apaixonada pelo seu antecessor!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dani, leia e tire suas proprias conclusões!
      apesar de não haver necessidade de continuação, eu gostei bastante q ela escreveu. gostei do livro e da evolução dos personagens..

      Excluir
  9. Olá, eu não li o primeiro livro ainda então por isso eu não entendo muito da trama desse segundo volume, mas sei que todos amam eles. Sua resenha foi muito cativante e despertou minha curiosidade com as obras, espero que esse ano mesmo eu tenha um tempinho para ler eles!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Nathy.
    Eu ainda não li Como eu era antes de você, mas já sei que o protagonista morre. E saber disso me tirou toda a vontade e fiquei bastante desanimada para conhecer a história. Eu li muitas resenhas negativas sobre esse segundo livro, mas que bom que você curtiu a leitura.
    Quem sabe eu não leia um dia?
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, eu senti isso tb, só fiquei curiosa de ler por causa do filme kkkkkk
      mas gostei, são bons livros

      Excluir
  11. Oiii!

    Florzinha, eu ainda não li o livro e não sei se o farei. Até pq o número de spoilers recebidos não está no mapa.
    Mas concordo contigo! Tudo o que acaba recomeça de uma forma ou outra.
    Acho que os leitores tem.uma mania chata de que tudo precisa continuar como acabou e não se deixam ter saudades daquilo. É bom saber que vc não pensa assim. Adorei a sinceridade na resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk li o primeiro livro já sabendo de tudo tb. faz parte.

      e obrigada pelos elogios querida.

      Excluir
  12. Olá Lud,
    Sofri demais com esse livro, assim como sofri com Como eu era antes de você. Acho que foi essencial para a Jojo escrevê-lo e, confesso, gostei demais da leitura. Uma coisa que ficou clara pra mim com o livro é o fato de que a Lou estava tentando agir como o Will quereria, entretanto, ela estava em uma fase da vida - ou ela era assim, como gosto de pensar - que precisava de alguém para se apoiar. No começo do primeiro livro, ela se apoiava na família, depois transferiu isso para o Will e nesse livro, transferiu para a Lily, enfim, o final me agradou porque parece que ela se livrou daquilo.
    Adorei sua resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. concordo com tudo q falou..
      não achei que a Jojo deveria te-lo escrito, mas já q escreveu, achei q foi bom!

      Excluir
  13. Oi!
    Pois então mulher, eu ainda não li o primeiro livro. Mas confesso querer ler muito agora, porque Depois de você ta em um hype enorme. Eu sei de alguns spoilers, porque é inevitável, mas também fiquei meio confusa e perdida com a tua resenha justamente por não ter uma relação intima com a história, por ainda não ter lido. Mas pretendo ler antes do filme, rs. Parabéns pela resenha!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk eu não lia o primeiro porq tenho medo de livros modinhas, só resolvi ler porque vai lançar filme.
      mas q bom que li, são bons livros. merecem ser lidos.

      Excluir
  14. Oi, tudo bom?
    Ainda não li Depois de Você, mas sua resenha foi a única que li até agora que não tem nenhum spoiler sobre o livro em si!
    Gostei de como conduziu e expôs suas opiniões, e concordo plenamente quando diz que tudo aconteceu por causa do Will, mas agora a Lou precisa seguir em frente.

    Adorei a resenha, beijos!

    http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ufa que bom!
      apesar de gostar de spoiler (sou estranha), sei que ninguém mais gosta. kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. Li Como Eu Era Antes de Você recentemente e até pretendia ler a continuação mesmo com as críticas correndo solto, mas com essa sinopse eu me recuso, eu não queria a volta de Will, mas pelo amor de Deus não enfia um acidente na vida da Lou gente, a vida dela nunca foi flores para fazer isso.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio, acho q vc tá errada!
      A Lou se mostra extremamente forte neste segundo livro, e é sim uma especie de 'folga' para a vida nada fácil q ela ja levou. se vc deixar o preconceito de lado, garanto que vai apreciar a leitura ;)

      Excluir
  16. Oii!
    Como não li o primeiro, não li toda a resenha só a sua opinião sobre a leitura e fiquei na duvida se leria ou não porque não curto muito livros tristes kkk Sofro muito :/ Gostei mais de livros com ação ou romances com um final feliz rs <3 Maas quero muito assistir o filme *-*

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, o primeiro livro é mais triste. Este é mais sobre 'como sair da tristeza' kkkkkkkkkkk
      to pirando pelo filme já.

      Excluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu não tive a oportunidade de ler o Como eu era antes de você, mas sempre vi muitas resenhas positivas, e confesso que sei toda a historia, mas mesmo assim tenho certeza de que ficaria emocionada lendo o livro. Eu achei bem legal a ideia de uma continuação do livro, e tenho grandes expectativas em relação a esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então depois de ler venha me dizer oq achou ;)

      Excluir
  18. Olha, só posso dizer que sou louca pra ler esse livro e o anterior! Só tive a oportunidade de ler um livro da Jojo, o primeiro que ela escreveu, Em busca de abrigo, e gostei muito, mas acho que esses dois vão me encantar muito mais, acredito que vou me emocionar bastante com essa história!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda não li esse, e também não sei se pretendo! kkkkkkkkkk
      eu gosto mais de histórias contemporaneas ou laaaaa da epoca de Duque e Duquesas, rs. Esse meio termo não me encanta

      Excluir
  19. Olá

    Podem me julgar, mas odiei como eu era antes de você e fiquei abismado quando vi que sairia uma "continua" que na minha opinião só serve pra fazer dinheiro quando o livro está fazendo muito sucesso. Achei que o livro tinha acaba de uma forma satisfatoria apesar de tragico, vendo sua resenha esse volume tem mais a oferecer, mas sinceramente não vou me arriscar.

    Bjos
    Everton equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha. Eu gostei do primeiro livro, apesar de não ter caído de amores igual todo mundo. Não consigo enxergar mta glória no q ele fez.. Confesso que neste segundo livro ficou ainda pior de aceitar oq ele fez kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  20. Oi!
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas já li tantos spoilers dele que já conheço boa parte da história :(
    Ainda quero ler os dois, gostei muito da escrita da Jojo em Um mais um e acredito que essa duologia deve ser muito bonita. Que bom que você não se decepcionou com Depois de você, concordo que dois anos não é nada apressado haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiiin Um mais um <3
      amo mto esse livro.

      Excluir
  21. Oie Nathy!!!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, estou tentando não manter expectativa nenhuma para não me decepcionar, porém concordo contigo. O pessoal anda esperando umas coisas absurdas e relação a ele, a premissa dele é exatamente o “recomeço” acho que os leitores e as pessoas no geral andam meio hipócritas, elas pensam que ninguém pode se apaixonar de novamente. Começar novamente. Enfim pretendo lê-lo o mais rápido possivel e tirar minhas conclusões ;)
    Adorei sua resenha aliás.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! o pessoal tava com expectativas milagrosas sobre esse livro e por isso decepcionou, mas é um bom livroooo. gostei demais de como a Lou evoluiu e pra mim isso foi o mais importante ;)

      Excluir
  22. Oi *---*

    Pra ser bem sincera não gostei do livro por conta do final. Não consigo aceitar uma pessoa fazer isso com a própria vida. Achei que o livro acabou de uma forma OK e não precisava de uma constinuação, me recuso a ler e ver o quanto a decisão do Will afetou a Lou.

    Bjos
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Ainda não li o primeiro mas já sabia do spoiler do Will. Tanto que desistir de ler o livro para não sofrer kk' Quero sim saber como a Lou lidou com tudo isso, mas acho que por agora eu não estou preparada, sabe? Sei que é um livro que vou amar, mas chorar muito também.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bom?

    Desculpas, mas não li a resenha :( Eu não queria spoilers do primeiro livro, já que eu ainda não li. Além disso, espero ler em breve, já que o filme vai ser lançado esse ano, né?

    Só leio comentários extremamente positivos quanto a essas obras, então a minha curiosidade está grande. Só espero que as minhas expectativas não estejam tão altas...

    Obrigada pela dica mesmo assim, beijos ;)

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie, concordo com você que vi nas redes sociais muita gente criticando esse livro e que provavelmente muitos esperavam o Will de volta, isso seria ridículo na minha opinião, já que a morte dele foi o que emocionou tanta gente. Ainda não li mas li toda a sua resenha porque esses dias já li uma pessoa que me deu muitos spoilers então nem tem mais muito segredo risos. Fiquei bem chocada quando li em outro site quem era a Lily, e isso me deu um gás maior para ler, apesar de ter descoberto a maior surpresa do livro. Que bom saber que você gostou e também não espero um final maravilhoso, espero que as baixas expectativas me façam gostar do livro.
    Esse quot me chamou muita atenção: "Quer dizer, de que adianta se aproximar de uma pessoa se vamos perdê-la?"

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Nao li a resenha ou comentários com medo de spoilers sobre o primeiro livro, o qual quero muito ler antes de lançarem o filme (pois já tomei vários spoilers no trailer).
    Mas acho arriscado a decisão da autora de escrever uma continuação para a obra, pois o primeiro foi tão bem aceito e adorado, que se ela não escrever algo no nível pode perder vários fãs, sabe aquele ditado que diz não meche no que já tá bom, então acho que é mais ou menos assim rsrsrs
    Mas espero que esse livro seja bom para os fãs, que devem estar muito felizes com a continuação de uma história tão linda.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir

Laura Lendo...

Lud Lendo...

Luiza Lendo...